A saga do apartamento

Eu preciso escrever esse blog. Nunca escrevi um antes. Mas agora, eu sinto que preciso falar sobre os muitos capítulos dessa longa saga que teve início lá em outubro de 2009. Falar pra quem está passando pela mesma situação, falar pra quem está considerando se vale a pena passar por esta situação… Só nós sabemos como é dura essa jornada!

Há quase dois anos, comprei meu apartamento na planta, meu primeiro imóvel. Nada existia no lugar: apenas um grande buraco. A previsão da construtora, a MDL (#MDLnuncamais), era de que o empreendimento fosse entregue em dezembro de 2010. Pois bem, o ano seguinte chegou e se foi, entrou 2011, passaram-se aqueles famosos “180 dias” que a construtora teoricamente “teria” para poder realizar a entrega (não tem! isso só pode ser alegado em casos específicos como greve de funcionários, enchente, etc.) e cá estamos, em pleno setembro de 2011, com a “promessa” de que mês que vem as chaves serão finalmente entregues. “Só depende do habite-se”. Sim, claro, a culpa nunca é da construtora, certo?

Se a entrega de fato acontecer, serão exatamente dois anos depois da assinatura daquela papelada de compromisso de compra e venda; um grande ciclo que se fecha. Quase poético? Quem viveu/está vivendo essa situação sabe que não há nada menos poético do que essa louca, descabida, insuportável espera para chegar em casa e começar a construir seu pequeno lar (E se uma poesia resultasse dessa espera, seria algo nas linhas sombrias de Edgar Allan Poe).

Nesse meio tempo, claro, muita coisa aconteceu. Houve visitas ao andamento da obra (abr/10), assinatura do financiamento (jul/10), vistoria do apartamento (várias; eventualmente chego lá). Houve promessas quebradas e prazos revistos; prestações altas durante o andamento da obra (que não abatem em nada do financiamento, só “impedem que o saldo devedor aumente”); e muita, muita falta de comunicação. Durante um bom tempo até tirei minha mente do assunto com sucesso; mas depois que acabaram os tais 180 dias, a apreensão voltou.

É assim, nesse estado de espírito – ansioso, apreensivo – que me encontro nesse post. Pode ser que mês que vem um grande capítulo finalmente tenha sua conclusão, e um outro capítulo, aquele que pretendo focar nesse blog, comece. Ou pode ser que mais uma vez esse capítulo se estenda. De qualquer forma, pretendo estar aqui para escrever, e escrever para evitar explodir….

Esse post introdutório é só para situar o contexto da compra apartamento. O que em si já é uma pequena saga. Mas a tal saga  a que me refiro no título do blog só vai começar MESMO com a entrega das chaves, com as obras e o monte de coisa que vai entrar depois. E isso vai levar tempo…. mas acredito que seja algo prazeroso, montar as peças desse quebra-cabeça (bem diferente dessa saga dark atual).

Então é isso. Já tenho conteúdo para o próximo post, pois já tenho algumas coisas para o ap. Cenas do próximo capítulo: móveis planejados. Fica para a próxima.

Até breve!

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

18 comentários em “A saga do apartamento

  1. Pingback: Chaves na Mão!!! | a saga do apartamento

  2. Pingback: Roupeiro Branco com Espelho | a saga do apartamento

  3. Pingback: A saga do piso, parte 4: ano novo, casa nova… problemas novos | a saga do apartamento

  4. Pingback: Atraso nas Chaves | a saga do apartamento

  5. Poxa..estou vivendo o que vc descreveu…mas a construtora é a MRV…a entrega do meu apartamento estava prevista para Outubro do ano passado e até hoje ainda não esta pronto..já fiz a vistoria mas o ap esta com defeitos, e eles não consertam.

    • Oi Juliane!
      É triste toda vez que leio um depoimento como o seu, ver o descaso das construtoras, pois me lembro como me sentia… às vezes é muito difícil, eu sei!
      Mas olha, primeira coisa a fazer quando receber as chaves: entre com um processo contra eles, detalhando todos os tipos de danos que te causou, sejam eles morais ou materiais… Todos precisamos fazer isso. Não compensa, mas acho que se todos realmente fizessem, eles tratariam o consumidor com mais respeito.

      Abraços e força!
      Thiago

  6. Pingback: Primeiro Aniversário do Blog: Uma Retrospectiva | a saga do apartamento

  7. Pingback: Reavaliando a compra… do apartamento (MDL Realty/ Sinco Engenharia) | a saga do apartamento

  8. Pingback: Reavalindo a compra… do piso laminado (Durafloor/ Pallas Dobbin) | a saga do apartamento

  9. Nunca havia lido nada tão parecido com a minha situação atual, parabéns pelo blog, eu definitivamente amei cada detalhe, tão bom que li todo numa manhã, infelizmente gostaria de tá curtindo a parte boa que é a decoração, compra de móveis, reforma etc, mas estou vivenciando um pesadelo, em setembro completa 1 ano de atraso do meu apto, a construtora é Moura Dubeux, o que tenho me estressado não é brincadeira, pior de tudo é que a empresa não dá uma satisfação ao cliente sobre o atraso da obra, a gente tem que ficar correndo atrás das informações, já vou para a segunda vistoria, pois a primeira foi um filme de Terror…valeu Thiago, obrigada por compartilhar sua história.

    • Oi Monique! Fico muito feliz em ler sua mensagem, porque quando a gente passa por isso, é bom saber que não estamos só. Foi um dos motivos pelos quais resolvi escrever o blog. Força, uma hora vc vai olhar pra trás e nem vai mais lembrar dessa fase. Sucesso, bjs

      • Obrigada Thiago, realmente espero que essa fase passe logo e que venha a fase boa, de cheirinho de casa nova 🙂 obrigada por ser tão atencioso, tudo de maravilhoso pra ti, DEUS te abençoe mais e mais!

  10. Nossa… Me vi neste depoimento! Adorei o seu blog e irei voltar aqui várias vezes! Acabamos de comprar nosso ap, depois de 6 meses foram entregue as chaves, e muita dor de cabeça com a construtora depois! Gostei muito da sua idéia do box, irei fazer o mesmo no banheiro da suite, o espaço é bem parecido e o blog foi a resposta para as nossas dúvidas! Como estamos começando agora, pode ter certeza que voltarei para verificar outros detalhes! Parabéns, a decoração do seu ap ficou linda!!!!! Obrigada por contar a sua história!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s