Ar condicionado

O fato de que o primeiro eletrodoméstico comprado exclusivamente para o apê tenha sido um ar condicionado diz muito sobre mim (e sobre a alegria diária de viver num lugar como o Rio de Janeiro). Eu consiguiria me mudar sem TV, sem internet, talvez até sem geladeira. Desde que tenha um ar condicionado no quarto! rs

Então, a dúvida óbvia era: split ou de janela?

Bem. Conheço duas pessoas que optaram por split em seus apartamentos novos, mas que tiveram um gasto enorme com a instalação, acima do esperado, pois várias adaptações tiveram de ser feitas (como a da voltagem, entre outras; splits funcionam em 220V em geral). Não saberia entrar em pormenores técnicos, o que me interessa é que foi gasto bem mais que o valor do aparelho só com a instalação. (Sem falar na manutenção periódica, que é cara)

Daí a pergunta: Por que split? A vantagem que sempre ouvíamos era, “é muito mais econômico”. Pois bem, isso não é muito difundido, mas, os ar-condicionados de janela atuais gastam O MESMO que um split (se tem a mesma potência, claro). O que importa é prestar atenção em comprar aparelhos “classe A” Inmetro. Talvez isso não seja muito promovido justamente porque não é interessante cobrar menos por uma instalação e manutenção quando se pode ganhar muito, muito mais, sabe?

Sugiro o site http://www.modernopapo.com.br/?p=2256 para maiores esclarecimentos sobre o assunto.

Tirando isso do caminho, o que temos? Um preço mais justo, uma instalação e manutenção mais barata, a mesma eficiência. O que sobra? A estética do split. Ok, em certos casos o split é sim mais bonito. Mas é inegável também que os ar-condicionados de janela estão melhorando nesse aspecto. Dá uma olhada no vídeo do meu modelo eleito (O Consul CCN07B Eletrônico) e vê se estou mentindo.

Controle remoto, silencioso, classe A, direcionadores verticais de vento. Para mim, não sobrou dúvida. E ainda mais na promoção!! 🙂

É o que temos para hoje.

P.S. Essa semana teve a assembleia de instalação do condomínio, onde foi eleito síndico, entre outras coisas como discutir acaloradamente com os responsáveis pelo empreendimento com vários meses de atraso. Em breve, entretando, estaremos marcando a entrega das chaves…. sem supresas desagradáveis, espero eu!

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

8 comentários em “Ar condicionado

  1. Pingback: Eletrodomésticos da Cozinha: Geladeira, Fogão, Lavadora e Microondas | a saga do apartamento

  2. Pingback: Planejados do Quarto: Cabeceira da Cama Box e Escrivaninha | a saga do apartamento

  3. Olá Thiago! Como vai?

    Ando pesquisando sobre ar condicionado e, pelo Buscapé, esse que você escolheu é um dos favoritos.
    Mas ainda assim, vi MUITAS pessoas reclamando: “não gela”, “vaza”, “faz muuuuito barulho”.
    Como sei que existe o fator “defeito” nessa história, não sei se o produto é de fato ruim ou se essas pessoas simplesmente deram azar!

    Qual foi o seu veredito após todo o tempo que já tem de uso?

    Abraços!

  4. Thiago,

    Tudo bem?
    Acabei achando seu blog googleando a questão dos splits, estou na fase de recebe minhas Chaves e hoje tivemos a convenção para alinhar uma série de procedimentos (fachada e etc). Pelo que vi seu apartamento é igual o meu – alvenaria estrutural e minha dúvida foi – você conseguiu colocar ar split nos quartos também?
    Obrigado e parabéns pelo
    Blog!

    • Oi Lucas!
      Na verdade, eu só coloquei split na sala porque era última solução: aqui não tinha aquele espaço na parede para o ar. Nos quartos tinha, então não pensei duas vezes, comprei o de janela mesmo. Hoje em dia eles gastam menos. E olha, na sala, ok, o split é bom, mas a manutenção é caaara… e tem que ser com periodicidade maior que as do de janela.
      Pensa direitinho! 😉
      Abraços e sucesso com o apê!
      Thiago.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s