Impermeabilização das Janelas

Prometi num post anterior que falaria sobre como foi o processo de impermeabilização das janelas, problema descrito aqui.

Em linhas bem gerais, a janela, que não tem pedra granito como é comum, apareceu assim:

Isso não só no meu apartamento, mas também em vários outros do prédio. Enviei um e-mail para o pessoal do site Mundo da Impermeabilização, que, muito prestativos, me responderam prontamente.

Recebi recentemente as chaves do meu apartamento, num condomínio novo, mas estranhei ao perceber que as janelas não tem aquela pedra de granito embaixo; o próprio alumínio da janela faz o acabamento entre a alvenaria e a janela.
Acontece que, agora, após essas chuvas, muitos moradores tem notado que um filete de água surgiu por baixo das janelas, e depois, tudo ficou amarelado.
A construtora disse que faria uma impermeabilização, e que isso não aconteceria mais; entretanto, os próprios pedreiros falaram que é possível que o problema aconteça novamente, pela falta da pedra embaixo da janela.
Minha pergunta: A pedra é realmente essencial? Ou há algum processo de impermeabilização que evite que a água entre nesse contexto (o revestimento externo é monocapa)? (Se sim, quais?)
E a resposta, potencialmente animadora:
Boa noite Thiago, o procedimento é mais simples do que você possa imaginar. Nessa situação e recomendavel impermeabilizar com selante de poliuretano ou espuma de poliuretano.
No primeiro caso o selante e vendido em bisnagas de 300ml e a aplicacao e feita com pistola, por favor nao confunda poliuretano com silicone, alguns vendedores inexperientes empurram silicone e esse nao tem resistencia a exposicao externa, ja o poliuretano e muito mais resistente e dura muito mais.
No segundo caso, a espuma de poliuretano e um produto bem pratico, sao vendidos como latas de spray, e podem ser aplicados nas frestas, ele expande entao depois de expandido e necessario a remocao do excesso com um simples estilete.
Então lá fui eu atrás da tal espuma de poliuretano. Acabou que achei o produto numa loja de materiais de construção bem baratinho, pouco mais de 20 reais.
Então começaram o processo.
Primeiro, o pedreiro raspou toda a monocapa de revestimento externo. Em seguida, ele fez como que uma vala por baixo do alumínio da janela, preenchendo com um material que sela.
Aí está a janela selada. Depois, ele aplicou por cima um pouco da espuma expansiva e refez o acabamento, tomando o cuidado de fazer um leve caimento para fora, coisa que não havia antes.
Finalmente, na parte interna, meu pintor recomendou que usasse esse esmalte da Coral, que segundo ele evita que a parede fique amarelada novamente.
Agora ficou tudo bonitinho assim…
Mas resta saber se vai funcionar mesmo. Tem chovido muuuuito….. Agora, se depois de tudo isso ainda não der jeito, ou a construtora refaz TODAS as janelas do condomínio, e põe uma pedra, ou nos vemos na justiça. Afinal, quem vai pagar o prejuízo caso eu tenha que refazer a pintura, ou o piso de madeira, com a entrada de água? Eu que não.
Enfim, mas vamos torcer para que tudo dê certo.
Até breve… mas ainda essa semana volto com novidades muito legais!
Thiago
 
Se você gostou desse post, também vai gostar de:
Anúncios

33 comentários em “Impermeabilização das Janelas

  1. Olá, Thiago!
    Estou com um problema muito parecido com o seu, um pouquinho pior: 3 janelas com infiltração, uma delas com infiltração nas partes inferior e superior da parede.
    Gostaria de saber se deu certo sua tentativa!
    Abraços,
    Boa sorte,
    Thais

    • Oi Thais, tudo bem? Olha, por enquanto, não tive problema algum com as janelas. Tem pouco tempo que a impermeabilização foi feita, mas também tem chovido bastante né… tem sido eficiente.
      Abç!

  2. Pingback: A saga do piso, parte 4: ano novo, casa nova… problemas novos | a saga do apartamento

  3. Pingback: Quarto Pintado: Coral Pluma de Pavão | a saga do apartamento

  4. Thiago, etsou com o mesmo problema e bem serio… rs Você mora em SP, indica o pedreiro que fez para você. Porque o que fez aqui em casa acho que não foi cuidado e não ficou como o seu. terei que fazer encima e embaixo das 3 janelas.

    Obrigada!

  5. Sou de SP e estou com esse problema, já fiz uma reclamação com a construtora (Lucio Engenharia) que disse que está tudo certo e que eu deveria manter o local ventilado. Gostaria de tentar estes procedimentos, caso seja de SP pode indicar o pedreiro que executou essa tarefa?

  6. Muito obrigado pelas informações, meu amigo! É graças a gente como você, que dissemina o conhecimento, que toda a humanidade vai cada vez mais longe!

  7. Pingback: Reavaliando a compra… do apartamento (MDL Realty/ Sinco Engenharia) | a saga do apartamento

  8. Olá, estou tendo esse problema com infiltração em uma janela, mas diferente de vc eu moro em uma casa, bem a janela não pega chuva mas percebesse que tem infiltração logo de manha cedo, vou testar esse produto e a pergunta novamente é ainda tá boa sua janela? rs abraço

  9. Oi thiago tudo bem? Lendo seu post observei que a resposta fornecida pelo site mundo da impermeabilização te recomendava impermeabilizar a janela com selante de poliuretano ou espuma de poliuretano, mas pelo visto você utilizou os dois produtos. Estou certa?
    Bjs.

  10. Olá, estou com o mesmo problema na janela do meu novo apartamento. Só que lá o prédio é antigo, não tem nem como brigar com a construtora rs. Vou tentar esse seu método, pelo visto você teve sucesso! Muito obrigada por compartilhar. Em todos os sites que eu via até agora, todos mandavam a gente tirar a esquadria, impermeabilizar e recolocar. Estava desesperada, mas vc me deu uma luz no fim do túnel rs

  11. Olá ,estou com o mesmo problema de que infiltração ,só que gostaria saber se a manutenção feita pela lado de fora foi a construtora que fez ou foi VC mesmo que arcou com despesas dessa pequena manutenção?

  12. Tô na mesma, mesmo tipo de janela, obrigado pelo conselho. Chato é que a minha tem só da metade do vão pra fora um mármore.

  13. Esse problema é muito fácil de resolver, Messa o comprimento do beiral pelo lado de fora e a largura (acrescente 1 cm que funcionará como pingadeira) e peça pra fazer em acrílico 3mm ou superior. Comprem 2 bisnaga de silicone, certifiquem de tirar toda poeira do lado de fora, aquele beiral que fica na janela. Aplique o silicone no beiral todo, atentando para quando você colocar o silicone fique mais espesso perto da janela de forma que quando colocar a peça de acrílico ele fique com caimento para fora. Aperte um pouco o acrílico até o silicone expandir o minimo. Passe detergente na mão e dê acabamento no silicone que expandiu,. Lembre-se de deixar a mão sempre úmida com sabão para não colar o silicone.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s