Organizando o Open House, parte 1: Quem/Como/Quando convidar + O Que servir

Dia de gala no “A saga do Apartamento”.

Recentemente, abri as portas da minha simple home for two para meus amigos pela primeira vez. Sim, tem bastante coisa para contar. Desde o planejamento das festas – no plural, pois seria impossível ter um único open house  considerando nosso espaço – passando por escolha de cardápio até a decoração da casa. Como não quero passar batido por nada, resolvi desmembrar o post, que estava ficando gigantesco, em dois.

Nesse primeiro post, falarei um pouco sobre Open Houses em geral (até porque acho que estarei expandindo um pouco o conteúdo do que já vi na internet, que me pareceu um pouco repetitivo e formalzinho demais). Falarei também sobre convites e lista de convidados e, por fim, sobre o cardápio do evento.

I

Open House – O que é? Quando fazer?

Desde que compramos nosso novo apartamento ou casa, acho que já imaginamos o momento em que tudo estará pronto para começar a receber os amigos. É a melhor fase! Geralmente esse intervalo leva mais tempo do que o planejado, pois sempre há coisas que fogem do nosso controle e acabam atrasando os planos.

Então fica a pergunta: Qual o momento certo para chamar as pessoas para o Open House, uma espécie de “inauguração social” de sua casa? Bem, a resposta é que não há resposta certa para a pergunta, mas acredito que é melhor segurar um pouco a ansiedade, e dispor pelo menos de uma estrutura básica para receber seus convidados confortavelmente.

Quando falo de estrutura, penso em: Há lugares suficientes para todos, mesmo que forem ficar sentados o tempo todo? Há lugar onde poderei servir as coisas? Há equipamento para entreter meus convidados? Esse tipo de coisa. Se as respostas são sim, você já pode começar a pensar no Open House. Caso não, talvez seja melhor esperar mais um pouco.

Isso não quer dizer que sua casa precise estar totalmente decorada, com todos os acabamentos perfeitos, e com todos os móveis e eletrodomésticos. Pouca diferença fará uma lavadora, uma estação de trabalho, ou um quadro no corredor em termos de Open House. Afinal, o Open House é uma celebração bem informal, onde você traz à sua casa seus amigos mais próximos; gente que, com certeza, retornará à sua casa posteriormente, e que vai gostar de notar as “novidades”.

II

Listas de Convidados, Convites e Listas de Presentes

Algo primordial no planejamento de um Open House é a lista de convidados. Tenha em mente sempre o número exato de lugares que você dispõe em sua casa, e evite chamar muito mais que esse número. Por exemplo, em meu apartamento tenho 12 lugares: sofá que cabem 4 pessoas, 4 cadeiras da mesa, e 4 banquetas – 2 na varanda e 2 na sala. Nenhuma lista de convidados que planejei excedeu 12 pessoas. Claro que nem todos ficarão sentados o tempo todo, mas você não quer que seus convidados temam ir no banheiro e ficar sem lugar o resto da festa, quer? E outra coisa – gente demais dá a sensação que o espaço é menor do que é.

Com isso em mente, pensei não em um, mais sim 3 Open Houses para meus amigos. Três círculos de amigos diferentes. Algo do tipo “amigos do trabalho”, “amigos da faculdade”, “amigos da escola” etc. Lembrando, claro, que você não precisa, nem tem a obrigação de, chamar todo o pessoal do seu trabalho, por exemplo. Chame apenas os mais próximos, e que se dão entre si; afinal, como é algo bem intimista, você não vai querer criar climão.

Pode parecer muita coisa, mas acredite, é perfeitamente possível com um pouco de planejamento, como vocês vão ver!

Agora que você já tem a sua lista de convidados, é hora de… convidá-los, oras. Mas como? Sendo evento informal, o Open House não requer um convite impresso, mas, se você quiser impressionar, bem, não há problema algum. Numa era de Facebook, entretanto, é muito simples criar um evento e adicionar seus convidados. O Facebook é também uma boa ferramenta pois permite que o convidado confirme ou não sua presença com antecedência, o que é essencial para seu planejamento. Inclusive, você pode pedir para seus convidados que RSVP até determinada data.

Tanto por Facebook quanto por e-mail, você pode personalizar um pouco mais o convite, adicionando uma imagem como essa, que encontrei na internet, e personalizei com meu próprio texto.

Pode também imprimir a própria imagem num papel apropriado e enviar aos seus amigos; ou, ainda, se preferir, pode convidá-los até mesmo por telefone, ou pessoalmente. É informal assim!

Agora, como puderam notar na imagem do convite modelo, há o “nossa lista de presentes” no convite. Já li na internet que Open House não se deve fazer lista de presentes. Bem, pensemos um pouco. A pessoa está te convidando para uma festa de inauguração na casa dela, com comes e bebes por conta dela. Mesmo que não houvesse lista de presentes, acho que nunca teria coragem de chegar de mãos vazias no evento. Já participei de alguns Open House, e é muito mais fácil quando o anfitrião disponibiliza a lista, pois aí você sabe o que de fato ele precisa. E, sem falar que, você pode fazer dos próprios presentes uma fonte de entretenimento, com brincadeiras tipo “descubra o que é” etc.

Agora: Talvez esse ‘não’ à lista se aplique caso o casal tenha se casado, e os convidados já deram seus presentes de casamento. Aí, de fato, uma nova lista de presentes não seja realmente de bom tom, ficando a critério dos convidados trazer algo ou não. Mas, como no meu caso e de muitas outras pessoas não tem casamento na jogada, então sim, há lista sim.

III

Cardápio do Open House

Na hora de escolher o cardápio, praticidade impera. É recomendável que você planeje o tipo de comida que seus convidados possam servir-se a qualquer momento, e que não te impeça de estar interagindo com todos durante o evento. Lembre-se, esse é um momento seu, e você tem que aproveitar tanto quanto seus convidados!

Vou dar uns exemplos práticos do que servi no(s) meu(s) Open House, para ilustrar:

a) Tábua de Frios – é uma mão na roda. Não só funciona como perfeito tira gosto, mas, se bem arrumada, também deixa a mesa muito bonita. Gostaria de poder dizer que eu mesmo arrumei essa belezura aí embaixo, mas não tenho tanta habilidade com frios! Encomendei a tábua na Art Pão.

b) Antepasto de Berinjela – Muito fácil fazer! São berinjelas cortadas em tirinhas; passas brancas; pimentão vermelho também cortado em tiras; azeitonas pretas sem caroço fatiadas; sal, vinagre e orégano à gosto; banhados pelo menos 250ml de azeite. É prático mesmo, e as pessoas ADORAM! Fica uma delícia mesmo, com uma torradinha…

c) Batatinha Calabresa – Fora a apimentada receita tradicional (que pode ser encontrada facilmente na internet) há um ingrediente extra na nossa receita: bacon!

f) Torta capixaba. A torta é uma delícia de frutos do mar, com recheio de camarão, siri, bacalhau e caranguejos desfiados. Cortesia da minha tia, uma chef de mão cheia! A torta foi cortada e servida em pratinhos pequenos, para todos experimentarem.

e) Tortas diversas; cortadas em quadradinhos, no convidativo estilo “pegue um guardanapo e sirva-se”

f) Pãezinhos recheados, alternativa prática para os salgadinhos. Não há a preocupação de ter que servir na hora com medo de esfriar.

g) Licuada (ou clericot); a licuada foi uma bebida que experimentei em Punta del Este, e adaptei aqui. É uma sangria com vinho branco e frutas cortadas (da sua preferência; mas combina bastante com morangos, maçãs e kiwis, por exemplo!). Sucesso entre os convidados!

h) Caipivodkas (com Absolut edição limitada, porque meus amigos não são muito chegados em cerveja, então caprichei nos drinks!)

i) Brigadeiro de colher. Até a sobremesa segue a regra da praticidade. Todo mundo adora o brigadeiro, e faz uma vista legal na mesa. Esse brigadeiro foi feito no microondas, e ficou uma delícia! Num pote de vidro fundo, coloque os ingredientes (achocolatado, leite condensado, manteiga), misturando-os bem até ficarem homogêneos. Leve ao microondas por dois minutos, tire, misture bem, e depois leve ao microondas por mais 1 minuto e meio. Pronto. O brigadeiro deve ser colocado imediatamente nos copinhos, antes de esfriar!!!

Bem, essas são algumas ideias… Por hora, ficamos por aqui; numa outra oportunidade, vou voltar a falar sobre Open House, só que focando na decoração, em como receber os convidados etc.

Espero que aproveitem as dicas!

Thiago

Leia também a continuação desse post:

Anúncios

24 comentários em “Organizando o Open House, parte 1: Quem/Como/Quando convidar + O Que servir

  1. Thiago, num preciso nem dizer que ameiiiiiiiii as dicas né… AMO receber meus amigos em casa, mas tô sempre preocupada sobre esses detalhes que vc listou (o que servir, como entreter, etc). Em praticamente todo momento que planejei minha casinha, eu tava sempre pensando como incluir meus amigos e familiares em cada espaço ali tbm. Posta maissssssssssssssssssssss!!! Eu ameiiiiiiii todas as dicas..bjk

  2. Pingback: Organizando o Open House, parte 2: Como recepcionar os convidados e Decoração | a saga do apartamento

  3. Acabei de achar seu blog. Depois de ler todos os posts percebo que vc serviu torta capixaba no seu Open House!!! Virei fã! Abços da Capixaba Anna Luiza

  4. Pingback: Primeiro Aniversário do Blog: Uma Retrospectiva | a saga do apartamento

  5. Olá Thiago, acabei de conhecer o seu blog, pena que não o conheci ha mais tempo; ou exatamente antes de optar por comprar a minha cozinha em uma loja representante da New Planejados aqui em Caxias. Também passei por uma saga bastante estressante que me levou a recorrer à justiça, já que nem a New nem a loja atenderam às minhas reclamações. A sentença já saiu eles foram condenados a pagar R$3.000,00 ( os móveis custaram RS4.500,00); mas não sei ainda se eles recorreram. Um forte abraço e seja muito feliz no seu apartamento.

    • Oi Luiza, pena vc não ter lido o blog antes! Fica registrado seu relato de mais uma vítima da NEW/UNICASA para nossos leitores aqui.
      Mas fé, que no fim tudo dará certo! Grande abraço, obrigado pelos votos e sucesso!

    • Oi Themis! Lá no cardápio do restaurante uruguaio, eles a identificavam como ‘Licuada’ de frutas, e o garçom explicou o que era. Mas vc tem razão, Clericot parece ser a mesma coisa!

  6. Thiago, eu e meu noivo não vamos nos casar antes da mudança e queríamos fazer o Open House e pedir a lista de presentes. Que tipo de presente você acha que podemos pedir nesse caso?
    Coisas mais caras tipo liquidificador, microondas ou coisas mais barateiras tipo utensílios de cozinha e tal, lençol e tal?

    Amei o blog! Eu e meu noivo temos um também onde falamos sobre a compra do nosso apê na planta, se quiser dar uma passada lá… tá bem no comecinho 😄

    http://compramosumape.blogspot.com.br

    • Oi Bianca, td bem? Olha, se vcs pretendem se casar “em breve”, seria melhor pedir coisinhas para o dia a dia mesmo, nada muito caro. Coisas pequenas, mas práticas e necessárias. Agora, se vocês não estão com data marcada ou o casamento vai acontecer daqui há um ano ou mais, aí acredito que seja sensato incluir itens mais caros, para os amigos próximos.

      Muito sucesso com o open house e o blog!!!

      bj

  7. oi para fazer um open house a casa deve estar toda pronta arrumada ou dá parafazer um ainda cheia de caixas espalhadas e moveis faltando rsrsr ????

    • Ana, acho que um meio termo é desejável. Quando fiz os open house, minha casa não estava toda pronta, não tinham móveis na cozinha nem no banheiro, por exemplo. Mas, já tinha uma estrutura para receber convidados: sofá, mesas e cadeiras, banquetas…. TV, etc. Dava pro pessoal ficar confortável. Mas isso é muito pessoal, você quem decide quando o fará no fim das contas! 😉

      • Obrigado por responder, resolvi esperar mais um ou dois meses, trem muitas caixas pelo caminho ainda rsrsr
        bjxx

  8. Pingback: Festa de 30 anos | Planejamento, Decoração e Cardápio | a saga do apartamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s