Organizando o Open House, parte 2: Como recepcionar os convidados e Decoração

Oi pessoal!

Hoje eu darei continuidade ao meu post anterior sobre a festa de OPEN HOUSE. Enquanto na primeira parte eu falei da lista de convidados, dos convites e de sugestões para o cardápio do evento, agora eu vou ser um pouco mais específico e focar em como recebi os meus convidados,  na decoração, organização e disposição dos móveis.

Bem, primeira coisa que precisamos manter em mente: Sua casa é a estrela principal. Assim, não vá “fantasiá-la” demais!!! Vale, sim, realçar a beleza de alguns ambientes, fazendo uso de velas, flores e bolas, claro; mas sem exageros. Ninguém vai querer ‘esconder’ a própria casa no Open House.

Eu queria que meus convidados, logo ao chegar, entrassem no clima da comemoração, então resolvi brincar um pouco com a porta de entrada.

Ninguém se perde no corredor, e já dá aquele ar festivo! Só vou dizer que no final, teve gente até tirando foto junto com as letrinhas (depois de umas caipirinhas, já viu né 😉

A sala de jantar foi reformulada: Ao invés da mesa de jantar se encontrar no centro, ela foi levada para o canto, junto ao papel de parede, abrindo precioso espaço para circulação quando se entra no apartamento.

Duas das cadeiras da mesa de jantar foram dispostas junto à ela, mas voltadas para a sala de estar, de forma que todos pudessem interagir. As outras duas cadeiras foram levadas para a varanda. Vamos falar sobre elas mais à diante.

Vocês podem notar também que, embaixo da mesa de jantar, foram colocadas algumas bolas de festa. Elas estilizam o ambiente, mas não chamam muita atenção. As bolas, de cor metálica, foram escolhidas para dar o clima festivo sem destoar do principal, que é a decoração do apartamento em si.

Lembram que disse, no post anterior, que a maioria das comidas servidas devem ser finger food (ou seja, os próprios convidados se servem, e podem pegar um guardanapo para o fazer, sem necessidade de pratos)? Pois bem, fazendo dessa forma, a mesa de jantar assume a função de mesa buffet:

Todas as comidinhas ficam lá dispostas (só estão faltando aí a sopa, que servi no fim, e a sobremesa) e assim você tem mais tempo de interagir com todos os seus convidados.

Agora, uma visão geral do apartamento, pegando a sala de estar e de jantar:

Notem que os móveis foram dispostos de forma que todos possam interagir. Temos dois lugares na área de jantar, as duas banquetas que fazem a separação da área da cozinha e os 4 lugares do sofá, totalizando 8 lugares nessa área.

E, claro, dispondo os móveis dessa forma, podem perceber que o centro da sala está totalmente livre para o trânsito das pessoas, dando uma clara sensação de espaço, que não seria o caso se a mesa estivesse disposta como fica no dia-a-dia.

Quanto ao banheiro, que não está pronto, o que fiz foi colocar esse quadro na parede, onde ficará o espelho, para dar um ar mais acolhedor, e também usei uma vela aromatizada para isso. Claro: ao receber visitas, certifique-se que o banheiro tem toalhas de mão limpas e papel higiênico novo.

Por fim, vamos à varanda, que fica como um ambiente extra. É interessante usá-la caso você esteja recebendo grupos de amigos diferentes. O pessoal geralmente adora varandas: É fresquinho, tem vista interessante… então o problema vai ser que todos vão querer ficar por lá! rs

Para poder aproveitar melhor o espaço, lembram das duas cadeiras que disse que levei pra varanda, da sala de jantar? Então, comprei na Etna uma manta (essa aí de baixo) muito bonita, e a usei para cobrir as cadeiras que ficaram na varanda.

A impressão que dá é que temos um sofazinho na varanda! Gostei do resultado. Assim, temos um outro ambiente com mais 4 lugares!

Enfim, preciso dizer que é muuuuuuito bom receber seus amigos em casa, finalmente! Muito prazeroso mesmo. É algo que sempre vou querer fazer. Espero que, ao planejar seus open houses ou outras festinhas na casinha, algumas dessas dicas simples sirvam pra vocês.

Ah, e os presentinhos da lista de presentes podem parecer bobagem, mas, no fim, é impressionante quanta coisa útil você ganha! 😉

Bem gente, espero que tenham curtido os posts.

Até breve!

Thiago S.

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

28 comentários em “Organizando o Open House, parte 2: Como recepcionar os convidados e Decoração

  1. Pingback: Organizando o Open House, parte 1: Quem/Como/Quando convidar + O Que servir | a saga do apartamento

  2. Olá Thiago!

    Fiquei encantada com as suas ideias!
    Ideias simples mas, que fizeram toda diferença.

    Como os balões embaixo da mesa, genial!!! Guardei aqui pra mim 😉

    As cadeiras na varanda com o xale ficou com cara aconchegante e dá vontade de ficar ali papeando…rs

    E a indicação na porta para orientar os convidados nessa primeira visita, amei!

    Um capricho só! Parabéns!

    Bjs

  3. Pingback: Primeiro Aniversário do Blog: Uma Retrospectiva | a saga do apartamento

  4. Noossa…quanta coisa legfal vc postou…amaei! Estou nesta fase tb, meu open house será nos dias 20 e 28 de outubro agora, farei no salaozinho de festas que tem no predio, resolvi dividir em familia e amigos, espero ter o mesmo sucesso que vc…usarei de algumas dicas que vc deu. paraben e seja muito feliz no seu ape. Bel.

  5. Cara valeu pelas dicas. Excelente. Estou para iniciar as obras do meu apartamento mas de olho no Open House e muitas duvidas me vem a mente, como: Quantidade de pessoas, se devo ou não fazer lista de presentes uma vez que não houve casamento e coisas do tipo. Suas dicas foram ótimas, principalmente no que diz respeito aos finger food e também decoração.
    Grande abraço e parabéns pela iniciativa.

  6. Nossa estou encantada com seu blog e mais surpresa ainda de ver todo esse capricho de um homem. Fantástico. Você está de parabéns e serve de exemplo para homens e mulheres. Adorei.

  7. Thiago, muito linda sua decoração! Parabéns pelo bom gosto! Gostaria de uma opinião: acha que reunir todo mundo na mesma data no salão de festas do condomínio é uma boa? Ou melhor fazer no ap (que é minúsculo)? Adorei sua mesa, pode me dar uma dica de onde encontro? Obrigada.

    • Oi alessandra, obrigado! Reunir no salão de festas é uma opção boa sim, mas, se a sua ideia é que seus amigos finalmente conheçam seu cantinho, então não tem jeito: você precisará fazer mini-reuniões em diferentes datas!
      Eu fiz um post sobre a mesa, que você pode ler aqui. E também tem esse aqui, sobre outras mesas de jantar.

      Bj

  8. Pingback: Festa de 30 anos | Planejamento, Decoração e Cardápio | a saga do apartamento

  9. Pingback: Chá de casa nova | Como organizar uma festa Open House - Casinha Arrumada

  10. Pingback: Chá de casa nova | Dicas para organizar uma festa Open House - Casinha Arrumada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s