Porcelanato ou Deck de Madeira? Revestindo Banheiro e Varanda

Trocar o piso da varanda e do banheiro era algo que não estava nos meus planos inicialmente. Pelo menos não imediatamente. Mas, no fim, não teve jeito. Não só porque o piso da sala e da cozinha elevaram o nível dos acabamentos, mas, principalmente, porque os acabamentos originais do apartamento, “cortesia” da Sinco Engenharia, eram péssimos! Impressionante: O piso original do banheiro, que era novo, parecia que tinha anos de uso. A cerâmica branca ficava encardida facilmente (isso numa época que o banheiro mal era utilizado!) e o rejunte nem se fala. Pedi, 2 vezes, para a Sinco trocar o rejunte do meu banheiro, e eles atenderam ao pedido; mas não deu outra: menos de 1 semana depois, o rejunte já estava todo amarelado e encardido novamente.

Pelo. Amor. De. Deus.

Isso é revoltante! Fico pensando nas pessoas que, por vários motivos, não tem a condição no momento de fazer a troca de acabamentos, e é obrigada, após investir num apartamento NOVO, a lidar com pintura com material de baixa qualidade, acabamentos feios, sem falar na diversa gama de problemas como conduítes obstruídos (sofri muito para conseguir que a empresa de internet passasse o seu cabo pelo conduíte aqui…) e canos mal colocados que simplesmente soltam, causando gravíssimos problemas nas áreas comuns. Não é fácil. As construtoras utilizam materiais de baixa qualidade (atestado pelos seus próprios funcionários!) e quem paga o pato (e a conta do apartamento!) somos nós.

Mais uma vez, fica aí o alerta para a duplinha MDL Realty e Sinco Engenharia. Enfim, desabafo mode [off]. Vamos voltar ao piso. Daí que o piso começou a me incomodar muito. O mesmo piso em cerâmica branca também era usado na varanda, e, nossa, como ficava sujo. Você podia lavar a varanda num dia, que no dia seguinte tava com aspecto sujo novamente. Assim não dá!

O que me incomodava de verdade era o banheiro, mas como me estressei e resolvi que ia arrancar de uma vez o piso e o rejunte, decidi aproveitar logo e trocar o da varanda também. Afinal, não era uma área muito grande a ser coberta, então não seria um investimento tããão alto. Então comecei a procurar nas lojas de acabamentos o piso ideal… O que eu  pude perceber? Uma grande tendência: Porcelanato imitando pisos de madeira. Eles estão por toda parte!! Tem alguns que são muuuito parecidos com pisos laminados, até na textura. É impressionante! Como acho decks de madeira muito charmosos, especialmente para varandas, quando dei de cara com esses porcelanatos da Eliane, me apaixonei, e sabia que não tinha outra opção.

Havia essas duas lindíssimas cores disponíveis, o Parquet Bambu e o Parquet Caramelo. Achei, entretanto, que o Parquet Bambu tinha mais a ver com o apartamento… 2 semanas depois, meu banheiro e minha varanda eram dois ambientes com-ple-ta-men-te diferentes!!! Vamos a parte boa, as fotos!

Aaaaaaaaaaaaagora sim!!! Vou chegar a dizer algo que não costumo muito falar: o resultado superou minhas expectativas. Nem parece o mesmo banheiro! Depois de tudo que já passei, ainda consigo me surpreender com a diferença que um piso faz. E outra: Esse piso não só é bonito, como é prático – super fácil de limpar. Gostei demais! Uma foto do box…

A princípio eu pensei, “será que porcelanato e banheiro combinam?”, achando que fosse ser escorregadio. Bem, depende do porcelanato. Se fosse algo como o da Cozinha, por exemplo, com certeza seria sim. Aquele piso é polido, de alto brilho. Já esse não é polido, é menos liso, e ainda tem esses vincos, que não são apenas estéticos, você consegue sentir todos os vincos do piso!

Creio que dá pra perceber vagamente na foto, se você olhar para o cantinho direito embaixo, que todos os vincos podem ser sentidos, e isso também serve para evitar escorregões. Outra coisa, a colocação foi super prática, pois não houve quebra-quebra, colocamos o porcelanato sobre a cerâmica original utilizando uma argamassa específica para piso-sobre-piso, a Super Liga Argamassa Plus (Tipo AC-3). É muito boa! Agora vamos para a varanda!

Que felicidade: Lindo, e super prático e fácil de limpar… aparenta muuuuito menos poeira do que o piso anterior. Estou in love! Agora uma focando no piso:

Fiquei muito feliz com o resultado! Gostaram? Achei que super valeu a pena ter gasto um a mais, creio que valorizou MUITO tanto a cozinha quanto a varanda. Foi um feliz investimento.

Abraços,

Thiago S.

O blog no Instagram @asagadoapartamento

O blogueiro no Instagram @thisardenberg

 

Leia também a avaliação que fiz dessa compra, 1 ano e meio após a instalação:

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

112 comentários em “Porcelanato ou Deck de Madeira? Revestindo Banheiro e Varanda

  1. Pingback: Porcelanato na Cozinha | a saga do apartamento

  2. Pingback: Mesa para Varanda, parte 2 | a saga do apartamento

  3. Pingback: A saga do piso, parte 5: Laminado finalmente instalado!!! | a saga do apartamento

  4. Pingback: A saga do piso, parte 2 | a saga do apartamento

  5. Oi!

    Também superou minhas expectativas. Nunca tinha visto porcelanato que imitasse deck e tb nunca tinha pensado que poderia ficar TÃO lindo.
    Adoro visitar teu blog pq tu sempre vem com novidades lindíssimas e de bom gosto.
    Parabéns Thiago.

    Bjos

  6. olá… adorei a reforma…nossa e como muda ne?? realmente nao se comprara esse piso com aquele outro, kkkk ! A varanda ficou ainda mais bonita, principalmente pq as pedras se encaixaram direitinho no tamanho da varanda! Esse piso eu vi aqui na minha cidade…ainda dei uma olhada nele, mas nao dava para eu comprar tendo em vista que ele aqui custa 69,00m2 e como era pra revestir um predio ficava mto oneroso…(detalhes). bjos

    • Oi Priscila, tudo bem? O piso é suuuper fácil pra limpar e lavar! Tô adorando!
      Ele foi mais barato que o Laminado Durafloor, mas mais caro que o Porcelanato da Cozinha, por exemplo. Se não me engano, o m2 foi R$65, algo assim. Bjs

  7. Thiagoooooo eu vi esse piso na Amoedo da Barra e meu marido amou queria comprar e tudo na hora só que eu fiquei meio assim por não ser retificado, mas marido queria pq que queria então compramos e vamos colocar dentro do box e na varanda tbm!!! Parabéns vc como sempre é fantástico e mto obrigada pela ajuda pq realmente fica lindo!!! Bjux

  8. Nossa que luxo que ficou! Aqui no ape tb colocaram um piso que peloamordedeus viu! Ano que vem to pensando em trocar, mas quero colocar por cima mesmo, sem quebradeira! Adorei esse seu, ficaria tudo na varanda aqui do ape, mas é mto caro? pois minha varanda é mto grande. Bjaum e parabens ficou maravilhoso mesmo!

  9. Oi Thiago!! Eu de novo…rsrsrs… Ficou lindo mesmo, é impressionante a semelhança!!! Mudando de assunto, estou na fase tintas do meu ape…E adivinhaaaa? Vou pintar meu quarto de pluma de pavão, conhece? kkkk… Confesso que fui inspirada pela sua foto, me apaixonei pela cor!!! Vou postar as fotos no face e se vc quiser me add pra ver o resultado!!! Beijinhos e continue por aqui nos inspirando!!!

  10. Olá Thiago.
    Vou iniciar uma reforma no meu apê e tenho adquirido várias dicas no seu blog. Adoro vir aqui.
    O piso ficou lindo. O banheiro ficou muito bom, mas a varanda ficou per-fei-ta!!!

    Ainda estou em dúvida se ponho piso laminado lá no meu apê. Como tem sido o dia-a-dia com o seu? Se arrependeu de ter colocado? Em algum momento pensa que teria sido melhor colocar piso cerâmico?

    Abraço.
    Mari

    • Oi Mari! Em momento algum me arrependi de ter colocado laminado! Pelo menos, esse específico que coloquei, não só é muito bonito, mas é super prático de limpar, e não deixa marcas de sujeira em evidência! Muito legal.

      Que bom que está gostando do blog, volte sempre!

      Abs!!

  11. Nossa to amando isso aqui… nunca vi um quarto tão identico ao meu hahaha estava procurando maneiras de como deixar ele e acabei encontrando… esta ficando mto legal o apê, parabéns =)

  12. Oi Tiago! Nossaaaaaaaaa……..Olha, amei os dois, mas a varadnda ficou um cute!!!! Cara de varanda, cara de aconchego, sabe como é? rs Eu acho que rejunte deveria ser extinto. Lá no apé vamos trocar o piso da cozinha tb, tem dois metros de rejunte (modo exagerado de dizer), mas é aí que os porcelanatos ganham o nosso amor, né? Nada como junta seca! Parabéns, gostei mto do resultado! E agora, tem mais coisas na lista dessa “saga”? Bjs, bom findi!

    • Oi Lu! Que bom que gostou! Concordo com vc: Abaixo o Rejunte!!! rsrsrs
      Olha, ainda falta algumas coisinhas sim… mas já estamos chegando nos últimos momentos desse primeiro “ciclo” do apê! Bjs!!!

  13. Quero colocar porcelanato parquet bambu na casa toda, mas estou em duvida, será que fica bom? Achei seu blog vasculhando a net por informaçoes. Ficou linda sua varanda… O q vc acha? Devo arriscar? Fico com medo de manchas, e também da falta de brilho…Abraço!

    • Oi Rose! Olha, eu fiquei muito satisfeito com esse revestimento. Ele é fácil de limpar e não marca fácil, como acontece com os porcelanatos polidos alto brilho. Geralmente, decks são mais utilizados em áreas externas/molhadas, mas nada impede de vc colocar na casa toda. Ele é bem bonito!!! Abs

      • Oi! Obrigada pela resposta! É q no site da marca Eliane, o piso aparece em um ambiente interno, e parece muito bonito, na foto, como parquet de madeira verdadeira, diferente deck da Portobello, que tem uma cara mais rústica, para externas. Mas nada como saber a opinião de quem tem em casa. Bjo!

  14. Olá!! Cheguei no seu blog justamente pelo post dos problemas com a New Movéis, espero que já estejam se resolvendo na Justiça!!

    Estou iniciando a minha saga – ainda nem assinei o contrato de financiamento – e estou passeando pelos blogs para ter ideias, adorei a sua dos decks, ficaram lindos demais! Parabéns! Seu apê todo é de extremo bom gosto!!

    Beijos e até breve!

    http://www.nossatoca.wordpress.com

  15. Olá! Adorei seu blog, cheio de dicas imperdíveis! E também adorei seu apê! Também vou trocar o piso do meu banheiro e queria saber se colocando o piso novo sobre o piso antigo não fica mais alto que a soleira??? Como você resolveu esse detalhe?

    • Oi Dani, tudo bem? Olha, no meu caso, colocando o piso novo por cima, a soleira ficou exatamente no mesmo nível (ela era um pouco mais alta). Caso o piso que vc quer trocar já esteja no mesmo nível da soleira, ou vc quebra o piso para por o novo, ou então pode colar o piso por cima, colocando também uma pedra nova por cima da soleira. Só que talvez seja preciso também cortar um pedacinho da porta nesse caso, se não ela pode não fechar!
      Abs! boa sorte!

  16. Pingback: O pequeno e notável Armário Planejado do Banheiro | a saga do apartamento

  17. Pingback: Box Blindex com Porta de Correr | a saga do apartamento

  18. Vi esse porcelanato aqui no seu blog quando estava procurando opções de porcelanato que possam dar uma cara mais rústica pra minha sala. Nós estávamos pensando um colocar laminado na casa toda porque gostamos desse clima mais aconchegante e nossa casa tem estilo rústico/colorido/colonial (rsrsrsrs…) mas desistimos da ideia de usar laminado na sala porque temos uma cachorrinha que, apesar de linda e comportada eventualmente faz xixi no chão (ela é muito boazinha mesmo, mas uma vez no mês acaba acontecendo…). Adorei essa opção imitando parquet e acabei de vir da Balaroti. Lá o metro quadrado do bambu está 52,90 e tem a opção do piso com textura antiderrapante ou liso mesmo. O seu é o antiderrapante ou o comum? Adorei o resultado, parece mesmo madeira!

    Beijo!

    • Olá, Marina, como vai? Realmente esse Parquet é uma excelente opção. Na loja, eu vi as duas possibilidades, mas achei que o antiderrapante era meio “rústico”, demais para um ambiente interno como o banheiro, ou ‘semi’-interno como minha varanda. Preferi o comum, mas por experiência própria com ele (uso ele no box do banheiro), digo que o comum não derrapa fácil, e aqueles vincos que ele possui acabam tendo uma função antiderrapante também. Abraços!

  19. Pingback: Reavaliando a compra… do apartamento (MDL Realty/ Sinco Engenharia) | a saga do apartamento

  20. Oiê Thiago, td bem? Eu comprei no final de semana o piso parquet na cor caramelo, para colocar na minha varanda também. E adorei o modo como você colocou na sua, ficou linda! Então, se você não se importar citei seu blog e sua foto da varanda no meu blog como exemplo de como a minha irá ficar. Qualquer problema me avise por favor. Beijos.

  21. Oiiie… Fiquei super chateada, pois comprei este porcelanato para colocar na sala e meu sogro chamou o pedreiro para insta-lo ontem e para minha surpresa, quando cheguei foi colocado todo na horizontal, sendo que eu pensei nele todo verticalizado… Nhaimmm, estou tão triste!!!
    Mas ele é lindo mesmo…

    • Oi Taís! O piso é lindo mesmo. Pena não ter ficado exatamente como queria; nesses casos, quando queremos algo diferenciado, tem que deixar bem claro pra pessoa o jeito que queremos!!! Sei bem disso! Abs!

  22. Olá Thiago, li seu blog todo seu ap é muito lindo, fiquei encantada com seu banheiro, o meu ap tb foi entregue com um piso muito ruim e na época não trocamos (arrependimento) e é muito escorregadio, tanto q usamos aquele tapetinho nojento dentro do box. Agora vamos trocar e queria colocar esse porcelanato q vc colocou no seu, mas fomos na loja e o vendedor falou q vai ficar escorregadio e não quero mas usar o tapetinho. Olhando nas respostas ai de cima vc falou q não escorrega. Tem outros desse modelo ou só um, pois lá na loja não senti esses vincos q vc cita. Vi um modelo, mas ele é bem rústico, mas acho q não é o seu. Me ajude, pois estou pra comprar mas estou com medo.
    Bjs Tatiane

    • Oi Tatiane! Obrigado pela visita e pelos elogios.
      Olha, há algumas versões diferentes desses porcelanatos da marca ELIANE, como você pode conferir aqui:
      http://www.eliane.com/produtos/sala/porcellanato/parquet

      As que conheço são os Parquet Bambu e Caramelo, mas já lançaram algumas linhas novas.
      Há duas versões da linha Bambu e caramelo: uma bem áspera, com aspecto mais rústico, reservada para áreas externas; e outra lisa, reservada para áreas internas. Como vc mesmo disse, não acho que a versão mais áspera fique bem em ambientes internos. A versão lisa funcionou perfeitamente!

      O que é estranho é vc não ter conseguido sentir os vincos, pois eles são aparentes, formando pequenos vãos em toda a peça. Acho que isso ajuda a não escorregar. Se vocÊ não está sentindo os vaos, deve ser um modelo diferente similar (ou de outra marca, ou da mesma marca com padronagem diferente). O meu é o Parquet Bambu Ac.

      Boa sorte!
      Thiago

  23. Oi Thiago, vou colocar esse piso aqui em casa. Você usou a junta de 3 como recomenda na caixa ou usou de 2? Quanto ao rejunte foi o normal ou o epoxi? e qual a cor que vc usou?

  24. Bom Dia, Eu moro no mesmo predio que você as suas dicas me inspiraram bastante,gostei muito da ideia da decoração da varanda, pena que eu já comprei uma mesa de Vime para a varanda, mas o piso vou copiar do seu….Rsrsrsrsrs

  25. Oi moço, amei seu blog. Fui indicada para vê-lo por uma amiga pois ano passado comprei o porcelanato imitando deck (o modelo mais escuro) para colocar na minha varanda. Infelizmente ainda não consegui colocá-lo por problema de falta de tempo do meu pedreiro de confiança e espero resolver isso nas férias desse ano. Mas amei o seu resultado e me deu certeza de que fiz a escolha certa. Também quero colocá-lo desencontrado embora alguns amigos tenham dito que ficaria mais bonito colocar todos em um sentido só. Um abraço e parabéns pelo blog !

  26. Pingback: Jardim Vertical: Floreira para Varanda | a saga do apartamento

  27. Oi Thiago
    Boa noite
    Adorei suas dicas, incrível, meu apartamento é semelhante ao seu, tb tenho horror ao piso branco e rejuntes encardidos, resolvi colocar piso flutuante, e dando uma olhada pela internet achei seu blog. Suas dicas vieram de encontro a tudo que quero fazer, mais a dica do porcelanato que imita deck foi maravilhosa amanhã mesmo vou atras. Obrigada pelas dicas e parabéns pelo bom gosto.

  28. Pingback: Repaginando a Varanda com Banquetas em Junco Sintético | a saga do apartamento

  29. Pingback: Fonte decorativa de mesa | a saga do apartamento

  30. Oi Thiago, será que você indicaria seu pedreiro para nós? Os seus pisos ficaram tão bonitos. Eu vou receber meu apê mês que vem e estou fazendo orçamento. Bjooo

  31. Pingback: Reavaliando (e Refazendo!) o Box Blindex | a saga do apartamento

  32. Oi Thiago, estou apaixonada pelo seu blog.
    Também começarei o meu, com minha saga de construção e decoração.
    O que eu queria saber é se o fato de vc sobrepor o piso já existente, isso não influenciou na questão do nível do banheiro? Pois normalmente os banheiros têm de estar milímetros abaixo dos outros ambientes, justamente para água não sair. Mas quando vc sobrepôs não houve uma “subida” do nível do piso do banheiro? Obrigada e parabéns pelo belíssimo trabalho

    • Oi Maria, muito obrigado pelos elogios, fico feliz que tenha gostado do blog.
      Sim, houve um pequeno aumento no nível do banheiro com a sobreposição, mas como antes o nível era bem abaixo da soleira de pedra mármore, acabou que ficou ok. De qualquer forma, quando preciso lavar o banheiro, coloco uma toalhinha na porta pra evitar que a água passe. Abraços!!

  33. Pingback: Reavaliando a compra dos porcelanatos | a saga do apartamento

  34. Thiago, olá! Sou de SP, consultando a net, achei seu blog. Super chique seu ap., sua decoração. Amei o piso da varanda!!! vou ver se consigo destes aqui em SP. Tb estou na saga do Ap qu está para entregar! bjs

  35. Parabéns Thiago, ficou lindo o seu apto! Gostaria de saber qual é a marca do porcelanato da sua sala que imita tão bem tábua de madeira.
    Obrigada!
    Sílvia.

  36. Olá, Thiago. Estou aqui novamente…a minha saga continua. Rs

    Preciso de sua ajuda…

    Decidi colocar laminado no “microap”, mesmo temendo por causa da minha cadelinha (mas sonho não se discute!!!) Seu blog me ajudou muito na escolha do modelo e da cor, não queria nada muito amarelado, nem avermelhado … o Carvalho Dove caiu como uma luva. Bem, piso dos quartos e da sala decidido. Obrigada pela ajuda!!!

    Adorei o resultado da sua sacada, na minha optei pelo parquet-bambu mini…

    A minha dúvida é na cozinha…além de ter uma cadelinha, que usa a área como banheiro, tenho um filho adolescente que não é muito cuidadoso…rs…Preciso colocar um piso que seja bonito, prático, que não apareça sujeira, que seja claro e combine com o laminado do corredor …Oh, dificuldade!!! Pensei em colocar o Parquet-bambu, de forma contínua, sem ser em formato de deck…Você acha que vai ficar legal??? Tem alguma dica, ou sugestão?

    Obrigada!

    • Oi Cirlei, td bem? Olha, eu acho que o Parquet é uma boa opção sim, mas pra cozinha (e isso é uma questão pessoal mesmo…) acho mais interessante porcelanatos mais sóbrios, em tons de bege, cinza, algo assim. Na verdade, o que acho importante é que você tenha em mente que ele não deve ser POLIDO; não sendo, já é um bom começo! Abraços!!

  37. thiago, queroa saber se foi muito ruim fazer a troca do piso já morando, e como vc fez para protejer o laminado da sala?
    Obrigada
    Perola

    • Oi Perola – foi bem tranquilo. Não precisei quebrar nada, foi colado sobre o piso original… Pra proteger o laminado, coloquei uma manta de espuma – mas só em lugares estratégicos. Abs!

  38. oi Thiago, Li no post acima que vc colocou o piso por cima, mesmo na varanda e banheiro? Você precisou trocar os granitos da varanda e banheiro?

  39. Ola Thiago, seu site é inspiração , Parabéns.
    A medida desse piso é 60 por 60 ? Na net só acho essa medida é isso mesmo?
    Obrigada

  40. Oi Thiago !!!
    Depois de aproveitar sua dica de reforma do guarda roupa (aquele cabideiro maria-mole que ninguém merece) venho agora em busca de dicas do porcelanato.
    Eu andei vendo e tocando em um da Buschinelli na C&C, eu e minha esposa gostamos muito, quase fechei a compra massssssssssssss, achei barato demais e quando a esmola é demais o santo desconfia.
    Entrando na internet e pesquisando, descobri que havia mil milhões (baixou Chaves agora) de reclamações sobre esse fabricante.
    Nem preciso dizer que brochei pois era o tipo de piso que eu queria, imitando madeira e tal enfim, bora partir pro plano B.
    Lendo, relendo, pesquisando e fuçando na internet, descobri os tipos de porcelanato, qual se aplica melhor onde, e infelizmente descobri que quase todas as marcas tem uma tonelada de reclamações no site Reclame Aqui, ou seja, comprar porcelanato se tornou quase uma loteria.
    Já estava cansado de tentar achar algo que me agradasse por um preço justo quando eis que de repente, não mais que de repente o São Google me remete ao seu blog, salvação da lavoura ou melhor, salvação da obra.
    Me perdoe mas eu também estou prestes a copiar sua varanda.
    Mas calma, no meu caso não será uma varanda mas sim um quintal de 30 M².
    Estou pensando em colocar o Parquet Caramelo RE pois vi que é o mais indicado para área externa.
    Queria te fazer algumas perguntas sobre esse porcelanato da sua varanda:

    – Você notou muita diferença de tonalidade nas peças?
    – Você notou alguma falta de padronização no tamanho das peças ao ponto de fazer o trabalho do pedreiro ficar mais difícil?
    – A instalação foi complicada?
    – Houve algum comentário do pedreiro sobre peças empenadas?
    – Houve grande disperdício/perda de peças durante a instalação?
    – Você percebe se ele absorve água ao ponto de ficar manchado com o tempo?

    Te faço essas perguntas pois pesquisando eu percebi que esses são os pontos que as pessoas mais reclamam e como você comprou o produto, pode mais que ninguém falar sobre ele.
    Aguardo sua resposta para tomar minha decisão.
    Parabéns pelo seu lindo Ap !!!

    • Oi Carlos, tudo bem? Que bom que chegou ao blog 🙂
      Sobre suas perguntas:
      – Há uma pequena diferença de tonalidade entre as peças mas é intencional (pra ser o mais parecido possível com ‘madeira natural’, que tem tonalidades diferentes). Nada muito gritante.
      – A instalação foi bem fácil, e o pedreiro instalou tudo no banheiro e na varanda em um único dia.
      – Não houve qualquer desperdício na instalação — na verdade, esse é um dos grandes prós do piso. Tudo foi aproveitado, porque o piso tem aqueles ‘vincos’, então um corte ali fica perfeito. Deu pra aproveitar TUDO.
      – Não notei manchas no piso até hoje.

      Abraços e sucesso,
      Thiago

  41. Oi Thiago.

    Tudo bom? Então, por coincidência (juro!), escolhemos o mesmo carvalho dover para a sala. Qdo entrei no google, pra ver opiniões sobre o laminado, vim parar aqui…
    Como eu queria trocar o piso da varanda também, fiquei na maior dúvida em qual piso colocar para não destoar do carvalho dover da sala. Gostei muito da sua idéia do porcelanato imitando deck e acabei te copiando… hahaha.

    Só que eu acabei optando por um tom diferente: Porcelanato eliane Evora Deck Canela: http://www.eliane.com/produtos/evora-deck-canela-re-60×60.
    Acabei escolhendo esse pq é resistente ao escorregamento e temos criança em casa…

    Enfim, gostaria de saber se vc lava seu porcelanato numa boa… tipo sabão em pó e vassoura… pergunto isso pq li em algum lugar que porcelanato só se passa vassoura de pelo e detergente neutro (!!!). Daí, fiquei pensando como isso pode ser possível em área externa?!

    Me dá um help, vai!

    Abraços.

    P.S: Cada vez mais fã do seu blog… ( :

    • Oi Paula, tudo bem?! Pois então, já lavei o porcelanato da varanda com sabão em pó e vassoura sim; não sempre, mas algumas vezes. Não notei qualquer tipo de problema. Será que essa restrição não seria só para o porcelanato polido?
      Abs!!

  42. ola td bem estava no google vendo algumas fotos de cozinha ,e cliquei na foto da cozinha o blog de vcs,entao quis saber sobre a pastilha , gostaria de saber se fica estranho eu colocar pastilha já com o armário aéreo colocado planejado sendo que meu apt tem os pisos das construtoras so que são ate a metade da parede ,então sobra uma parte de parede em massa corrida pintada de 35 cm e logo acima o armário,,,nao posso tirar o armário o que posso fazer,,,,
    outra coisa meu banheiro os pisos são a mesma coisa encarde e já coloquei o box de vidro , gostaria de trocar meus azulejos , mais o meu alvo são o chão , e muito cansativo limpar além de ser anti derraparrante que e o pior muita sujeira
    o que faço pra colocar um piso novo tenho que tirar o box ? ou tem algum jeito ?
    vcs tiraram o box de vcs ?pra assentar o piso por cima do outro?
    me ajude por favor se puderem ,
    por favor obrigado
    att ju

    • Oi Juliana. Aqui todos os revestimentos, tanto as pastilhas quanto o piso do banheiro, foram instalados sobre o original. Não deu problema algum e é bom porque não tem quebra-quebra. Certifique-se de usar as argamassas apropriadas para piso-sobre-piso e pastifix para assentar as pastilhas. abs!

      • Olá eu de novo queria saber se quando vcs colocaram o piso do banheiro em cima do outro vcs teve qie que retirar o box,?
        Dar pra assentar o piso sobre o piso já com o box já instalado ou tenho q tirar? Sobre as pastilhas fica estranho eu colocar já com os armários planejado já instalado?
        Na parede tenho meu armário e abaixo do armário tenho 35 cm de parede pintada e logo abaixo tenho o azulejo

  43. Amei a sugestão! Me deu uma luz para a reforma que vou ter que fazer no meu banheiro! Estava preocupada em não conseguir mais achar da mesma lajota e agora, já nem quero mais! rsrsrs…Vou fazer assim! Ficou muito charmoso!

  44. Pingback: Porcelanato Madeira de Demolição | a saga do apartamento

  45. Pingback: Reforma da Varanda, parte 1: Porcelanato Madeira de Demolição | a saga do apartamento

  46. Pingback: Reforma da Varanda, parte 2: Criando um pedaço de Nova Orleans | a saga do apartamento

  47. Pingback: Reforma do Banheiro, parte 1: Bancada de Mármore com Cuba Esculpida | a saga do apartamento

  48. Pingback: Reforma do Banheiro, parte 2: Revestindo Box com Porcelanato Polido | a saga do apartamento

  49. Olá, adorei seu Blog, estava vendo e não consegui parar de ler, acho que foi a tarde inteira, sua casa está linda e você escreve super bem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s