A Estante dos Sonhos: Estante Planejada para Livros e Filmes

Há certos investimentos que nós simplesmente precisamos fazer.

Eu, como professor e pesquisador, absolutamente apaixonado por cinema, precisava de um lugar decente para guardar todos os livros e filmes que adquiri ao longo de mais de uma década. Só entre filmes e séries, vão mais de 400 títulos, sem contar os inúmeros livros. E o pior: Eu precisava não só de algo onde tudo isso coubesse, mas também onde sobrasse algum espaço para aquisições futuras… afinal, não pretendo parar!

A pegadinha: Essa estante mágica precisava ficar num quarto com pouco menos de 10m2, onde já havia uma cama box de casal, um armário grande e uma pequena escrivaninha. E, apesar de ter ouvido que seria impossível, é claro que no final eu arrumei um jeito! Tenho muito orgulho do meu quarto, porque foi um projeto absolutamente meu, cada centímetro planejado para minhas necessidades, cada acabamento cuidadosamente escolhido para aquele lugar. E eu não chamei arquiteto não!

O espaço reservado para a estante não era muito amplo, horizontalmente. Então, pra fazer valer cada centímetro dele, só uma estante planejada que fosse aproveitar verticalmente todo o espaço, com o maior número de prateleiras possível. O número de prateleiras foi essencial aqui, pois a maioria das estantes vendidas prontas tem no máximo 5 ou 6 prateleiras, com um bom espaço entre elas.

Pois bem, eu quis o dobro de prateleiras. Medi exatamente o tamanho de um filme em DVD e pedi para os vãos serem um pouquinho maior que aquele tamanho. Deixei, também, 4 vãos (2 embaixo e 2 em cima) maiores, para livros maiores.

Depois de tanto tempo e planejamento, eis que aqui está minha lindíssima estante, feita na loja BON BINI (que trabalha com móveis da Italínea), assim como todos os móveis planejados aqui do apê.

estante planejada livros dvd italinea

Então, tô apaixonado… Vocês não sabem quanto tempo esperei pra ter uma estante assim! Antes, tinha 3 que comprei prontas no Shopping Matriz, que até duraram bem (cerca de 10 anos), mas nem se comparam esteticamente. Sem falar que as outras, com muito menos prateleiras, ocupavam muito mais espaço!

estante italinea ciliégio

Para as caixas de fora, foi eleita a cor ciliégio, um madeirado bem clarinho e muito bonito, que combina com o chão do quarto. Já para as prateleiras, a cor foi de acordo com o resto do quarto, branco fosco.

E como as prateleiras vão até o teto, eu comprei também um lindo banco-escada de madeira na Tok & Stok, para poder alcançar e organizar as prateleiras mais altas. Ele tem dois degraus, sendo que um deles é retrátil.

banco_escada

Super legal ele, né?

E foi lá na Tok & Stok que eu também comprei o que provavelmente será o único item decorativo para a estante: as letrinhas decorativas que, inicialmente, formavam a palavra LOVE.

Só que tive uma ideia: como eu não gosto de nada muito óbvio, resolvi que reorganizaria a palavra para formar “VOE”, por uma série de razões. Acho “Voe” muito significativo, pode ser liberdade, imaginação, viagens… em meio a um mundo de filmes e livros, nada mais apropriado, certo?

letras decorativas in love tok & stok acabamento metalizado

Essas letrinhas decorativas são em cerâmica e tem um lindo acabamento metalizado. E foi assim que elas foram parar na minha estante….

letras decorativas estante para filmes

E é isso.

Por alguma razão entretanto, não sei se foi na hora da medição, ficaram sobrando algumas prateleiras. Vou resolver o que fazer com elas (com certeza vou aproveitar de algum jeito) e depois mostro pra vocês.

* * *

Possivelmente essa será minha última postagem esse ano. Estarei defendendo minha dissertação de Mestrado muito em breve e preciso voltar todas as minhas atenções para isso. Ainda passarei por aqui para ler e responder os comentários oportunos, mas queria aproveitar a oportunidade para desejar-lhes um E X C E L E N T E  fim de ano, e um 2013 maravilhoso, com muitas conquistas para todos.

Olho para trás e vejo algo fantástico: há EXATAMENTE um ano eu estava recebendo as chaves do apê (depois do super atraso); e durante todo o ano de 2012 eu fui encarando os leões que apareciam e montando o meu apezinho. Com esse post, acredito eu, estarei finalizando um grande ciclo, pois o apartamento está praticamente “pronto”. Ainda faltam alguns detalhezinhos, menores ou maiores aqui ou ali, mas agora eu entro no meu apê e vejo definitivamente o meu lar, do jeito que eu imaginava. E é isso que eu desejo a vocês, leitores, que sempre passaram por aqui para deixar uma palavra de incentivo ou um elogio. Espero que seus lares tornem-se tudo aquilo que sempre sonharam!

Até breve!

Abraços,

Thiago S.

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

60 comentários em “A Estante dos Sonhos: Estante Planejada para Livros e Filmes

  1. Pingback: Planejados do Quarto: Cabeceira da Cama Box e Escrivaninha | a saga do apartamento

  2. Pingback: Quadro PRADA Marfa | a saga do apartamento

  3. Pingback: Finalmente os Móveis Planejados da Cozinha!!! – Italínea | a saga do apartamento

  4. Pingback: Roupeiro Branco com Espelho | a saga do apartamento

  5. Thiago desejo um ano maravilhoso pra vc tb, aproveite ao maximo o cantinho que vc montou e que tá lindo. Tudo que imagino pro meu, sempre venho aqui dar uma olhadinha pra ter ideias. Otima ideia da estante ficou show…tb pretendo comprar as letras na tok stok.
    bjs

  6. Ficou tima a estante,adorei o resultado final e a palavra VOE realmente tem muito significado. Boa sorte em semestrado. Um feliz natal e um ano novo repleto de coisas boas. Bjs

    Date: Wed, 12 Dec 2012 03:08:49 +0000 To: tami_t1@hotmail.com

  7. Tiago feliz natal e próspero ano novo. Que 2013 venha com grandes realizações em sua vida pessoal e profissional. Curto demais seu blog e adorei sua estante. Um abraço e boas festas

  8. Oi Thiago!
    Tua estante ficou mto legal…eu tb tenho esse dilema de fazer um bom espaço para os meus livros (e os que virão). Vou ficar esperando uma foto da tua estante com as coisas colocadinhas..adoro ver isso.
    Boa sorte com o teu mestrado.

    Bjos

  9. Thiago Querido, desculpe a intimidade,mas me considero de casa! Rsrsrsr
    Tenho uma ótima notícia, pego as chaves do meu apê ainda neste mês!!!!!
    Estou muito feliz.
    Vou começar a te fazer muitas perguntas. OK?
    Aproveito para te desejar BOAS FESTAS. Beijos.

  10. Oi Thiagoooo!
    Simplesmente amo seu lar hehehe, tudo muito bonito, clean, muitas decorações sutis e ainda assim de uma forma muito masculina.
    Gosto muito disso, inclusive do “VOE”, achei muito legal.
    Parabéns por todas as conquistas deste ano, e que enham as próximas né?!
    Não deixa de passar no meu, que mesmo depois de tanto tempo vim mostrar a cozinha e agora não vou mais parar de postar hehehe
    Grande abraço e boas festas!

  11. Boa noite, nossa amei sua estante, como vc tb tenho muuuuuitos filmes e sei como é difícil de acomodá-los, aliás, fiquei feliz em saber que não sou a única que ama um dvd, rssssss. Parabéns pelo seu apartamento, ele está divino !

  12. Oie! O espaço novo ficou lindo: clean, impecavelmente arrumado.
    Realmente, é o encerramento de um ciclo, para dar lugar a outros que se abrem. Que os que lhe aguardam sejam tão bem sucedidos qut o seu lar doce lar! Bjs!

  13. oooooooooohThiago…q projeto mais lindo e inspirador do seu lar, “O Lar” né?
    Vc é um exemplo para cd um de nós, com sua força de vontade, determinação e realização. Parabéns e tudo o de melhor pra vc nesse 2013! Sucesso!!!! Abçs!

  14. Thiago, acabei de ler todo seu blog e estou realmente apaixonada por ele!!
    Que aconchegante ficou seu lar!!
    Me deu boas ideias para decorar o meu apê!
    beijinhos, Natália

  15. O que dizer… Lindo, lindo, lindo – a estante, o armário do banheiro… Ai… Vc simplesmente arrebenta! Kra tudo que vc conseguiu com certeza foi com muita dedicação e esforço. Parabéns muitas e muitas vezes, vc merece. Um bj no seu coração e que a criança que não gostava de desmontar a arvore no Natal nunca saia de vc… Um bj enorme e que Deus sempre esteja iluminando os seus caminhos e fazendo vc ter forças para lutar nas adversidades da vida! Feliz Natal e um Ano Novo M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Din din, amor, sucesso e saúde! Bjinhos!

  16. Olaaa Thiagooo!!! Olha vc e suas idéias são maravilhosas e salvadoras!! Meu marido além de bombeiro é professor de história e ele tem pra lá de 600 livros e uma das coisas que ele me pediu foi um local para abrigar os livros e essa sua idéia foi a minha salvação se vc é claro não se importar que eu copie….rs
    Como esse foi o último post de 2012 no ano que vem virão mais né?!?! kkkk
    Um feliz natal e um próspero ano novo!!!
    Bjux

    • Oi Amanda!! Claaaro que pode copiar à vontade, fico feliz que minha ideia tenha sido proveitoso pra vcs!
      E sim, A saga do apartamento volta em 2013, ainda tenho coisas inacabadas por aqui! bjs, feliz ano novo!

  17. Pingback: Finalizando o Quarto: Prateleiras, Caixas Organizadoras, Painel de Madeira etc. | a saga do apartamento

  18. Pingback: Otimizando Espaço: Módulos Aéreos para o Rack e Despensa Improvisada | a saga do apartamento

  19. Eu passeando pela net atrás de Estantes e encontro a sua! Que linda! Eu moro em um lugar que até tem marceneiro (Não é cidade grande, é interiorzão do Paraná. rs) e está complicado. Procurei na net estantes em MDF e com o frete. Para ter uma idéia ela com 80 de largura fica 580 reais. Não achei um bom negócio, já que a largura é menor do que eu preciso.
    Tenho que ver se os marceneiros daqui sabem fazer uma estante rs.
    Aliás, tu têm uma média de quanto sairia uma?

    Ps: Parabéns! Vi todo o blog e estou babando com a criatividade e empenho que vocês fazem as coisas.

    Obrigado pela atenção.
    Abraços.
    Jon

    • Oi Jon! Que bom que gostou! Olha, eu acredito que não seja nada muito complicado de fazer não. A estante é formada apenas por réguas, e o único trabalho é colocá-las no lugar! Olha, numa loja de planejados acredito que uma estante dessa esteja saindo por uns 1.400 reais, com frete e montagem inclusos.

      Obrigado e volte sempre! Qq coisa manda uma mensagem. Abraço!
      – Thiago

      • digo de azulejar a parede da cozinha , vc fez ate o teto ou só pela metade? é q eu estou querendo apenas pintar com tinta lavavel e nao azulejar colocar apenas pastilhas da area de respingo

      • Suellen, a parede da cozinha já veio azulejada até o teto, deixei como estava! Não tive problemas com gordura não. A pintura com tinta lavável realmente está sendo bastante usada agora… creio ser apenas uma questão de gosto. Só certifique-se de procurar saber também o que acharam da experiência com tinta na cozinha, pra ter certeza na hora da decisão. Abs!

  20. Pingback: Dividindo Cozinha e Área de Serviço | a saga do apartamento

  21. Boa tarde Thiago, com este banco escada qual a altura que você consegue atingir? Explico: é que eu ia comprar uma escada para necessidades futuras, como trocar lâmpadas e coisas do tipo, mas não teria onde guardar essa escada, já que meu apto é de 50 m² apenas, então pensei neste banco escada, mas não sei se eu conseguiria trocar uma lâmpada com ele. O pé direito do meu apto não é alto, suponho por volta de 2,5 m.

      • Olá Thiago, tudo bem? Procurando por estante(fotos) e encontrei seu blog. Estou gostando muito. Parabéns.
        Me desculpe, mas sua estante e ideias de decoração são as melhores partes do seu blog.
        Só tive uma dúvida quanto a estante. Usasse que MDF? 18mm, 30mm?

        Estava pensando em fazer para office e tinha a ideia de fazer as laterais 30mm e as prateleiras 18mm.

        Pesquisei algumas prontas (Politorno Alta 57x215cm) e, apesar do preço ótimo, não sei se no final irá compensar.

      • Oi Marco! Obrigado. Toda a estante foi feita em prateleiras de 20mm; a única diferença foi que a cor das laterais é diferente das prateleiras brancas. Fiquei bastante satisfeito com o resultado! Abs

  22. Pingback: Quando cada espacinho importa: Sapateira Vertical com Espelho | a saga do apartamento

  23. Olá Thiago! Apaixonada pelo seu apartamento! Encontrei seu blog por acaso enquanto procurava por ideias para minha estante de livros e q grata surpresa, meu quarto tem praticamente o mesmo tamanho do seu! E estou a procura de uma loja pra fazer minha instante inspirada na sua! E continuarei a segui-lo! Você tem aqui ideias valiosas que com certeza irão me inspirar no resto do meu cantinho! Abs

  24. Pingback: Reforma do Banheiro, parte 1: Bancada de Mármore com Cuba Esculpida | a saga do apartamento

  25. Maravilhoso, sou estudante de história e professora de Educação Infantil…portanto tenho milhares de livros. Pretendo fazer uma estante na minha futura casa, porém quero colocar vidro, pq limpar poeira de centenas de livros não é legal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s