Reavaliando a compra… das Pastilhas de Espelho e Inox (Pastilhart)

“Oi Thiago… amei as pastilhas! Mas e aí? continuam bonitas? E o rejunte? E o espelho, oxidou? E a limpeza? É prática? Compraria de novo?”

As pastilhas de espelho do banheiro e as de inox da cozinha são definitivamente dois dos tópicos mais procurados aqui no blog. Sempre há leitores fazendo alguma variação dessas perguntas aí de cima. Então, claro, para a segunda parte da série “Reavaliando a compra…” (onde falo detalhadamente sobre minha experiência com determinado produto, após pelo menos 1 ano de uso, incluindo aspectos como durabilidade, funcionalidade e suporte das lojas), resolvi falar justamente sobre essas e outras questões que parecem ser do interesse de muitos aqui.

Para isso, vou dividir o post em duas partes, primeiro falando especificamente sobre as pastilhas de espelho (que mandei colocar há mais tempo, e deu um pouco mais de trabalho) e depois vou falar sobre as de inox.

***

AVALIAÇÃO #2 : Pastilhas de Espelho (Ref.: Crystal Glass CG-42)

EMPRESAS RESPONSÁVEIS: Pastilhart (Fabricante e Loja Online).

TEMPO DE USO: 1 ano e 5 meses

Em primeiro lugar: não tive qualquer problema por ter utilizado as pastilhas diretamente sobre a cerâmica original. Desde que seja utilizada uma argamassa apropriada como a Pastifix, específica para assentar e rejuntar pastilhas de vidro, não há problemas.

Segundo: O rejunte. Aqui sim, temos um problema. Vou te contar, não fazia ideia de quão complicada seria a limpeza do rejunte em uma área molhada. Vamos olhar essa foto abaixo, comparando o rejunte das pastilhas e o da cerâmica original.

rejunte pastilhas vidro ceramica

Notem que, no caso da cerâmica, que é uma placa BEM maior, você tem bem menos rejunte pra limpar. Mas, no caso das pastilhas… é praticamente só rejunte! rsrs Ainda mais num ambiente como o box, que fica com muito contato com a água, o rejunte acaba ficando bastante sujeito a limo (e ainda mais um rejunte branco!)

 

Alguns produtos específicos para limpar limo funcionam…

rejunte-limo

… mas, é um esfrega-esfrega duro e constante. Até esses produtos que dizem ser o “fim do esfrega-esfrega”, não se engane. Não é mágica.

Em terceiro lugar: O espelho em si. Uma das dúvidas mais frequentes é em relação a possível oxidação das pastilhas de espelho. Olha, quanto a isso, acreditem: não tive problema. Não sei explicar porque (deve haver aí alguma explicação científica?), mas talvez o rejunte impeça de o espelho oxidar (?). Digo isso porque o espelhão que coloquei em cima da pia, que não tem tanto contato direto com água e que foi colocado bem depois das pastilhas de espelho,  começou a apresentar alguns pequenos sinais de oxidação, enquanto as pastilhas, que têm contato direto com a água, não.

Por fim, preciso fazer algumas considerações importantes : As pastilhas de espelho definitivamente cumpriram sua função principal que era a de ampliar o ambiente, uma vez que o banheiro era pequeno. Fora isso, todos elogiam a beleza dele. Faz sucesso! Entretanto, na prática, a limpeza é bem complicada, pois a área de rejunte é muito grande. Muito esfrega-esfrega. E, no caso específico das pastilhas de espelho, é um pouco pior pois espelho embaça com vapor.

Assim:

pastilhas-embaçadas

Então, na maior parte do tempo, ele fica meio embaçado como na foto. Para fazê-lo ficar brilhando de verdade, o ambiente tem que estar seco, depois você passa um produto limpa-vidros, seca, e aí sim. O que não acontece no dia-a-dia.

No fim das contas, eu gosto muito do resultado das pastilhas de espelho no banheiro. Mas, pelo viés da praticidade, não sei se colocaria de novo!

Então fica a seu critério: belo é, e muito, mas não é dos mais práticos….

pastilhas espelhadas

***

AVALIAÇÃO #3 : Pastilhas Inox Polido (Ref.: Prata Brilhante)

EMPRESAS RESPONSÁVEIS: Pastilhart (Fabricante e Loja Online)

TEMPO DE USO: 1 ano

Quanto às pastilhas estilo Inox Polido, tive bem menos complicações. Algo que acredito ter ajudado muito foi o fato de que o Rejunte que usei não foi branco como o do banheiro, e sim Gelo – uma cor mais puxada para o Cinza. Imaginei que rejunte branco numa área gordurosa não fosse ser boa ideia, e acho que acertei. Não preciso ficar esfregando o rejunte como no banheiro!

Já para limpar as pastilhas em si, o produto que eu costumo usar é esse:

veja cozinha desengordura sem esforço

O desengordurante também forma uma capa protetora que ajuda a não grudar mais gordura. Claro que ainda gruda, afinal, elas ficam em cima do fogão, mas uma limpeza periódica (passo um pano com esse produto uma vez por semana) resolve bem. E ainda dá um aspecto bem brilhoso, depois que retiro o excesso com jornal. Fica assim:

pastilhas inox limpas

Assim, fica beeeem mais fácil recomendar as pastilhas de inox!

pastilhas inox cozinha

Então, pessoal, é isso. Acredito que tenha cobrido aqui a maioria das dúvidas que me perguntam, mas, caso ainda haja alguma dúvida, pode ir lá nos comentários e deixar a sua, ok?

Grande abraço!

Thiago S.

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

86 comentários em “Reavaliando a compra… das Pastilhas de Espelho e Inox (Pastilhart)

  1. Pingback: Pastilhas de Vidro, parte 4: Pastilhas Inox na Cozinha | a saga do apartamento

  2. Pingback: Pastilhas de Vidro, parte 3: Pastilhas espelhadas no banheiro!!! | a saga do apartamento

  3. Pingback: Pastilhas de Vidro, parte 2 | a saga do apartamento

  4. Pingback: Pastilhas de Vidro | a saga do apartamento

  5. Ol, Eu comprei 30 placas da pastilha espelhada. ainda no coloquei no box do wc. Mas j estou com medo de no daar a argamassa + rejune. O site indicou 12 sacos e eu achei pouco. ser que vai dar zebra? se der algo errado…qual a argamassa ou rejunte devo comprar aqui na minha cidade mesmo? Valeu pelas dicas e at breve.

  6. Oi Thiago,
    Adorei seu blog. Li tudinho de ontem pra hj 🙂
    Me identifiquei muito contigo qdo falaste dos acontecimentos ligados aos quadros do corredor, sua perseguição com os rejuntes largos e encardidos e sobre não conseguir desviar o olhar do defeitinho q ficou no teto da cozinha pelo pilar q trocou de lugar 😀
    Estou iniciando a troca do piso de casa e vou utilizar algumas dicas.
    Valew

  7. Thiago, li o blog inteiro, gostei muito de todos os posts, parabéns por seu ap, ficou muito bonito, serve de inspiração, comprei um ap faz 2 anos e por não ter todo o cuidado e planejamento que você teve me arrependo de muita coisa que comprei/mudei no ap, depois de ler seu blog estou mais animado em deixar meu ap como sempre sonhei! abçs e aguardo os próximos posts

  8. Oii Thiago, primeiro quero parabenizá-lo pelo blog INCRÍVEL, me identifiquei bastante com a sua Saga rs, minha casa esta no termino de sua construção e logo terei que mobília-la e fazer tdo oqe vc tem feito e suas dicas vão ser de imensa ajuda.
    Por favor continue dividindo a sua saga conosco rs rs !!!
    E depois do texto vem a pergunta :
    Eu pretendo colocar pastilhas no meu banheiro e achei umas lindas no site, ele é realmente confiável, elas são oqe vc esperava ?

    Abç.

  9. Oi Thiago, estou encantada com seu blog. Parabéns!

    Vi em sua foto um depurador, estou querendo comprar e gostaria de saber se você gostou. Não querendo ser inconveniente poderia me falar a marca do seu? Ouvi falar muito mal do depurador da Electrolux e estou querendo mais referências.

    Obrigada =)

  10. Poxa Thiago, eu fiquei apaixonada por essas pastilhas espelhadas, quis até colocar na cozinha rs. Agora que vc falou dos contras dela, também fiquei desanimada. Meu banheiro já tem o formato igual ao seu e também pretendo colocar esse porcelanato tipo deck.
    Obrigada por ser tão atencioso. Bjoo

  11. Pingback: Reavaliando (e Refazendo!) o Box Blindex | a saga do apartamento

  12. Adorei seu blog e as pastilhas ficaram lindas!!!
    Quando li sobre seu problema das pastilhas de espelho embaçarem lembrei desse vídeo que parece funcionar, mas nunca tentei, quem sabe resolve seu problema?

    Mas mesmo embaçado acho que valeu, pois ficou lindo mesmo!
    bjs

  13. Oi Thiago!
    Gostei muito do seu blog. Estava pesquisando algo diferente para o meu banheiro, pequeno e achei!
    Muitos já perguntaram, mas eu vou perguntar de novo…rs: o site é confiável? Pelo que eu vi é de Curitiba, e eu moro em SP, não quero ter problemas. Fora que não achei em nenhum lugar em SP. Alguém acompahando o blog sabe de algum lugar em SP que esteja vendendo?
    Ah, eu vi que o preço da placa é mais barata; elas são daquelas molinhas e leves?
    Bj

  14. Caro Thiago
    Parabéns pelo seu Blog !!! Sua casa está linda !!!
    Eu estava com duvida sobre meus banheiros e encontrei tudo que precisava para sanar estas duvidas aqui.
    Pretendo usar tanto a plastilha inox como a em vidro .
    Estou construindo minha casa agora , espero em breve lhe enviar as fotos do banheiro finalizado em força de agradecimento .
    As pastilhas ficaram lindas com meu porcelanato preto no piso e bancada toda no mármore travertino .
    Continue com seus Posts!

  15. Olá, Thiago! Tudo bem? Então, também estou em fase de obras aqui no meu apartamento. Sou do Rio e gostaria de saber quem foi a pessoa responsável pelas mudanças no seu apartamento, pois confesso que está difícil encontrar um pedreiro bom o bastante. No mais, parabéns por tudo e te desejo um ótimo 2014!

  16. Olá, tenho visto que vc teve as mesmas idéias que eu (temos uma conexão decorativa), a minha intenção tb era colocar pastilhas inox em cima da pia como as suas, porém mais de uma pessoa (inclusive um pedreiro) disseram que ele risca com facilidade. Gostaria de saber se ocorreu ou é mito!

  17. Bom dia Thiago, estou comprando minhas pastilhas. Só estou na dúvida ainda se mando quebrar o azulejo ou coloco as pastilhas por cima, pois o banheiro é muito pequeno e não queria perder mais espaço, mas vendo umas fotos na internet me pareceu que essas pastilhas de vidro são bem fininhas e ainda teria um acabamento nas bordas, o que evitaria um problema estético com relação à minha janela do banheiro que é rente ao azulejo existente.

      • Bom dia Thiago, só passei para agradecer a indicação do site. Comprei as pastilhas no Pastilhart também e já coloquei, ficou bom pra caramba. A única reclamação que eu tenho a fazer deles foi que no site informava que as pastilhas eram 31 x 31 cm, eu comprei já com margem de perda,3,11713 m², mas quando recebi, as pastilhas na verdade vem com 29,5 x 29,5 cm , o que deu 2.87 m² no total. Minha parede é de 2,88m², só que eu havia esquecido de descontar a janela, senão iria faltar, mesmo tendo comprado 0,3013m² a mais do que efetivamente recebi.

  18. Oi Thiago, acabei de conhecer seu blog e desde ontem não paro de ler. Vou receber meu ap em junho agora e quase não consigo dormir de tão ansiosa. Estou encontrando no sei blog dicas maravilhosas que quero pôr em prática. Quanto as pastilhas de espelho, gostaria de saber se elas não correm o risco de descolar por terem tanto contato com a água (Quente e fria). O rejunte ou a cola utilizada não amolece com o tempo? sou muito leiga nesse assunto. Bjos!!!

    • Oi Everlene, realmente sei como é essa ansiedade! Sobre as pastilhas, acho difícil descolarem se você usar a argamassa apropriada. E elas vem numa rede, é uma placa de 30×30 cm, então não há risco de descolar uma pastilha ou outra, entende? bjs! sucesso!

  19. Ola Thiago
    Novamente parabéns. Descobri seu site hoje pesquisando por pastilhas espelhadas e já li muitos de seus posts. Quero colocar na minha cozinha uma pastilha com brilho. Por que vc não usou a espelhada na cozinha e optou pela de aço? Precisou pinicar a cerâmica velha antes de colar suas pastilhas na parede? Meu pedreiro diz que precisa pinicar a cerâmica antes para ter melhor aderência. Gostaria de uma obra limpa, dentro do possível.
    Ab

  20. Oi Thiago, quero ti dizer que adorei seu blog.Vou começar agora a ultima parte da reforma da minha casinha (não é um ap. mais também e pequena rsrsrs) e estou com muitas mais muitas duvidas na hora de escolher o piso, o revestimentos …etc.
    algumas coisas resolvi comprar pela internet.gostaria que me passa-se o site que vc comprou suas pastilhas
    Ps. tenho muito medo de comprar em um local não confiável

  21. Oi Thiago tudo bem? Adoro todos posts, parabéns pelo apto. Pergunta o seu banheiro tem janela ou é com exaustor? É que gostaria de saber sobre banheiro sem janela com exaustor se é bom? Obrigada abraço.

  22. Ai, me apaixonei pelas pastilhas da cozinha! Cheguei até a mostrar suas fotos para o meu marido e ele também adorou. Dei uma olhada no site da Pastilhart e gostei bastante dos preços. Acho que vou acabar comprando por lá também 🙂

  23. Boa tarde Thiago! Estou interessada em comprar essas pastilhas de espelho, mesmo lendo os seus contras, a beleza dela me encanta! rs. Gostaria de saber quantas placas você comprou para a sua parede do banheiro, a minha é praticamente do mesmo tamanho e eu gostaria de ter uma noção do quanto (aproximadamente) eu teria que comprar.

    Desde já agradeço!
    Aline Correa.

  24. Oi Thi !! Eu encontrei teu Blog quando pesquisava sobre pastilhas,no começo achei: HUMMM!!! Que cara chato ( cri cri ),rsrsrs,mas fui lendo e achando tudo muuuito interessante,é o melhor Blog de dicas que já encontrei,tudo rico em detalhes,do jeito que a gente precisa,com tuudo explicadinho e ADOREI,eu fiquei triste contigo,ri contigo,fiquei feliz contigo.
    Sabe, sobre as pastilhas espelhadas eu já tinha visto,o vendedor da loja,onde vi me disse que ia ficar lindas no banheiro,mas eu pensei..pensei..e perguntei à ele:
    Mas elas não vão embaciar ? Já que até o espelho que fica na parede fora do box embacia.E a limpeza com produtos com cloro para tirar o limo dos rejuntes ..Estraga o espelho?
    Aí ele disse: É, essas pastilhas não são indicadas para áreas molhadas,se é para por brilho no box,põe um espelho inteiro,aí não tem o problema dos rejuntes…Bom né???? Ele só falou porque eu me dei conta do trabalho para limpar,ele queria vender….
    Eu quase coloquei o mesmo porcelanato na minha cozinha,mas quando perguntei para o pessoal que ia reformar o meu apê,todos concordaram que não é indicado para cozinha ou banheiro,risca,marca,mancha com vinho,gordura,tem que limpar logo,ainda mais se a cozinha é muito usada e no banheiro ele escorrega.
    Então coloquei um específico para esse local, com PEI 5 ( grau de dureza ),é muito difícil arranhar ( não impossível,rsrsrsr) e muito fácil de limpar,usei rejunte EPÓXI ,que é impermeável,já faz 1 ano e meio e ela está perfeito.
    FICA A DICA PARA QUANDO E SE TROCARES O TEU,rsrsrs.O rejunte EPÓXI tem que ser colocado por especialista,ele seca rápido,se não limpar logo ele não sai mais do porcelanato.
    A minha cozinha tem as mesmas medidas da tua,daí que eu queria saber quanto pagaste nos móveis e quantas placas de pastilhas usaste na cozinha?
    Essas sim eu vou colocar.
    Bom,ufa!!!acho que é isso,vê se continua nos informando sobre tuas descobertas e mudanças no apê,hehehe
    Sou de Porto Alegre e estou lendo toda a tua saga do apartamento,parabéns pelas idéias fantásticas e simples que encontra para cada cantinho…Tu é o Genro que toda sogra sonha…Quer ser meu Genro?? hehehe…

    • Olá! Muito obrigado pela mensagem, que bom que consegui superar a imagem inicial de cri cri! hahaha
      Valeu pela dica do porcelanato na cozinha! Realmente esse aqui é muito chato limpar, mas ele, pelo menos, continua bonito rs.
      Vou te enviar um e-mail com os valores ok?
      P.S. quem sabe quando eu me mudar pro Sul, vc vira minha sogra? 😉

  25. Oi Thiago! Estou construindo desde 2012 e lá em casa eu e meu marido arriscamos fazer várias coisas. Uma delas é colocar as pastilhas. Havia lido seus comentários sobre essas lindas pastilhas espelhadas. Resolvi comprar para o banheiro das minhas filhas. Fui até o site que indicou, comprei e chegou com tudo certinho e dentro do prazo. Fomos colocar e elas ficaram parecendo arranhadas ou como se estivessem embaçadas. Não sei se foi o rejunte, se esfregamos demais para retirar o excesso ou se ainda tem solução, pois após a limpeza, continuou com esse aspecto. Estou tremendamente triste, pois o efeito delas é justamente o brilho. Como ainda falta uma parede, gostaria de saber se tem alguma dica, dentre tantas que já consegui no seu blog. Parabéns! Sua casa está linda e suas informações sempre valiosíssimas!!! Abraços!

    • Oi Flávia! Como quem fez a aplicação das pastilhas foi o pastilheiro, eu não sei se saberia precisar o que pode ter acontecido. Lembro que quando ele terminou o serviço, ele tinha pedido para eu deixar secando muitas horas e só depois limpar com jornal o rejunte, para tirar aquele pó que fica em crostas. agarrado.
      Você já tentou usar limpa vidros com jornal? Costuma dar um aspecto bastante brilhoso! Abs e boa sorte!

  26. Oi Thiago, tudo bem?
    Assim como você, coloquei pastilhas de vidro cristal glass. Ocorre que no meu banheiro (que ainda nem estou efetivamente usando, pois não estou morando ainda no apartamento) notei que em alguns pontos está ocorrendo quebra do rejunte e ficando falhas. Isso ocorreu com você também?

    Tive que comprar mais pastifix na cor e estou aguardando chegar para fazer um pouco da massa e tampar novamente pra tudo perfeito. Suponho que nestes locais deve ter ficado ar preso, ou algo parecido para ter quebrado a casquinha e aparecido esses “buracos”.

  27. Oi Thiago. boa tarde! As suas pastilhas ainda estão direitinho? As minhas estão com gotas que parecem aguá que secou, mas tentei limpar e não estão saindo. Quais produtos você costuma usar para limpeza?

    • Oi Fernanda! Acontece mesmo por causa da superfície espelhada. De vez em quando é preciso esfregar mesmo, com sabão, removedor de gordura (específico para banheiro), e para dar o acabamento, limpa vidros.
      Há algum tempo alguém mencionou aqui nos comentários outra forma, dá uma olhadinha, mas é essa que funciona pra mim! Abs

  28. Thiago, levei cerca de 2 anos para reformar meu apê e estou morando nele desde julho. No dia a dia que passamos a ver as dificuldades de manter “tudo como nas fotos”. Notei que meu banheiro estava ficando escuro em alguns pontos, seja no porcelanato ou nas pastilhas. No caso das pastilhas, vendo de longe, parecia que estavam sempre molhadas, ai olhar de perto vi que o rejunte estava ficando preto. Ai lembrei desse post seu, depois de tentar esfregar com muita bucha e detergente e notar que dias depois já tinha voltado tudo. Esse produto que vc utiliza precisa esfregar ou sai fácil? Pois para limpar com detergente tenho que esfregar muitoooo e nem sai tudo

    • Oi Luciano! Com esse produto, eu costumo ficar umas 2 semanas sem precisar limpar novamente. De 15 em 15 dias não tem jeito: tem que esfregar mesmo (nada muuuuito forçado, pq o produto é removedor de limo, é a função dele). É o lado negativo das pastilhas: a manutenção não é das mais fáceis! abs.

  29. Ola Thiago, depois desse tempo todo com as pastilhas você ainda recomenda? Sem problemas de oxidação? Quero por na área molhada do meu banheiro, mas tenho meeedo.
    Adorei seu blog.
    Aguardo, obrigada!!

    • Oi Laís! Olha, não tive problemas com oxidação com as pastilhas!! Incrivelmente rs. Minhas ressalvas são as mesmas – em relação à limpeza que é um pouco complicada, eles ficam meio embaçados frequentemente. E o rejunte… pastilhas em lugar que dá limo é meio complicado! Fora isso, tudo ok. O efeito quando tá limpinho é beeem bonito 😉

  30. Encantada com deu blog. Achei pesquisando sobre pastilhas, amei suas dicas!!! Em poucos dias inicio minha saga de mudança, móveis e etc. Estou pensando em colocar as plastilhas de espelho na cozinha… Espero que fique bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s