Dividindo ambientes com luz

O post de hoje é diferente dos demais pois está sendo publicado no mesmo dia em que comecei a escrevê-lo: quis logo compartilhar com vocês o que aconteceu quando resolvi trocar a lâmpada do pendente da sala de jantar.

Quando me mudei, não pensei duas vezes antes de comprar somente as lâmpadas fluorescentes para o apartamento, por uma série de vantagens que já estamos cansados de saber (menos gasto de energia e maior vida útil, por exemplo). Só que essas lâmpadas tem uma simples desvantagem: deixam o ambiente menos acolhedor que as tradicionais lâmpadas incandescentes.

Daí que, um belo dia, ao sair da casa de um vizinho que usa as lâmpadas tradicionais e ser surpreendido com o contraste de luminosidade entre nossos apartamentos, resolvi ir atrás de outras lâmpadas, para, pelo menos, testar o efeito que causariam aqui.

Testei a luz incandescente em cada ambiente, mas, por fim, resolvi manter as fluorescentes em seus devidos lugares. Acabou que achei que a luz não estava de acordo com o estilo do apartamento. Isso é, exceto em um lugar: na sala de jantar.

Assim que eu troquei a lâmpada e a acendi, o ambiente se transformou com.ple.ta.men.te. Foi como se eu estivesse vendo aquela sala do jeito que era pra ser vista, pela primeira vez. Fiquei, literalmente, boquiaberto.

Bem, a sala antes, como já mostrei aqui algumas vezes, ficava assim…

pendente sala de jantar lampada fluorescente

… e eu realmente acho que ela tinha seu charme exatamente assim, desse jeito.

Mas vamos ver a sala agora?

sala de jantar nova

Não sei se consegui captar exatamente o “feel” do lugar (a câmera deixa a luz mais ‘branca’ do que é, também). Mas ficou completamente diferente, muito mais intimista que antes. Claro que esse efeito foi causado, em grande parte, pela luminária. O pendente craquelado agora projeta sombras por toda a sala de jantar, criando um clima único. Antes, com a luz fluorescente, o mesmo não acontecia, era uma luz bem difusa.

Como disse, essa foi a única lâmpada que troquei, e resolvi deixar as outras fluorescentes. Imaginei que pudesse ficar estranho, mas até gostei do resultado, pois a luz da sala de jantar demarca exatamente o que é a sala de jantar e o que não é. O ambiente ganhou uma interessante divisão natural, vejam:

divisao sala de jantar sala de estar

É interessante lembrar que há diferentes formas de delimitar ambientes, sem separá-los com barreiras físicas (divisórias, paredes, biombos etc.). Pisos diferentes, tapetes, tetos e até a iluminação podem setorizar cada ambiente, mostrando o que é o que, dividindo por função. E claro, isso é bom pois evita que os espaços pareçam menores do que são, coisa que acontece com as barreiras físicas.

Por fim, também é preciso mencionar o fato de que há lâmpadas fluorescentes que produzem uma luz branca “quente, remetendo às lâmpadas incandescentes tradicionais. Não é difícil encontrá-las em lojas de decoração. Cheguei a testar a luz amarela fluorescente no pendente da sala de jantar, e, realmente, o ambiente ficou mais aquecido, só que sem o efeito de sombras que tanto gostei com a luz incandescente. Mas para a varanda, por exemplo, resolvi trocar para a fluorescente amarela, pois dá um acolhimento maior e é mais econômica.

Mas enfim, o que vale é conhecer as opções, testar, e analisar o que mais tem a ver com o que você quer para o ambiente. Recomendo mudar: você pode se surpreender com o que vai acontecer!

Abraços,

Thiago S.

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

25 comentários em “Dividindo ambientes com luz

  1. Pingback: Escolhendo o Centro de Mesa: Vaso com Flores | a saga do apartamento

  2. Pingback: Sala de jantar tomando forma: Mesa e Papel de Parede!!! | a saga do apartamento

  3. Pingback: Iluminação do apartamento | a saga do apartamento

  4. Oi, Thiago!
    Gostei de encontrar seu blog. Também tenho preocupação com a luz e o que ela pode causar. Na minha sala de jantar, usaremos uma luz cálida da Philips. Como ainda estou no processo de entrega do apartamento, então não sabemos se o ambiente integrado vai ficar charmoso. Enfim, estou louca para testar essas coisinhas…

    Parabéns por tantas ideias boas por aqui.
    Beijos.

    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

  5. Fiz exatamente isso aqui em casa, assim como vc no inicio tinha colocado todas lâmpadas fluorescentes brancas, mais no lustre da sala de jantar a luz branca não me agradava, ficava tudo muito frio, penso que o ambiente de sala de jantar deve ser aquecido com uma luz quente, então comprei lâmpadas fluorescentes “mornas”, na verdade elas são amarelas e troquei apenas as da sala de jantar e tive a mesma sensação que vc, parecia outra sala, muito mais acolhedora, e na sala de estar permanece ventilador de teto com a luz branca, realmente dividiu o ambiente e ficou lindo. Experimenta colocar a lâmpada fluorescente amarela pq assim vc também economiza; antigamente era difícil achá-la mais agora qualquer grande supermercado tem, costumo comprá-las na loja “Chatuba” e no “Extra” , ambos em Nova Iguaçu. Abraços!

    • Lorena, fui atrás da lâmpada fluorescente com luz amarela e encontrei! Comprei uma para testar, aqueceu bastante o ambiente, mas não deixou com aquelas sombras que tanto gostei e que a luz incandescente proporcionou. Então, levei a luz fluorescente amarela para a varanda e gostei muito do resultado, acho que vou trocar no meu quarto também. Valeu pela dica, abs!

  6. Gostaria de saber em média quanto gastou nos móveis Planejados da cozinha ?se puder me responder inbox via e-mail ficarei grata. Adorei a sua flor Bjos

  7. Oii! Que bom que encontrou, agora é mais uma opção né? aqui as externas todas são dessa amarela; as dos abajures e do lustre da sala também, porém são de 6 w que é mais fraquinha, já que só o meu lustre leva três lâmpadas dessa,essa de 6w Twist amarela é mais difícil de encontrar, quando encontro compro várias, acredita que até no meu depurador da cozinha eu coloquei dessas? rs,rs,rs.

  8. oi,é impressão minha ou tu mudou a cor da parede atrás do sofá,não era cinza??optou por continuar com a moldura na tomada.Achei esse azul lindooo,e a parede onde está o rack ficou branca? e as portas brancas também??se puder postar fotinhos ….agradeço.
    abraço.

  9. Oi Thiago!!
    Amei seu pendente craquelado.
    Vc poderia me dizer onde comprou? Também estou reformando meu AP e sempre entro no seu blog. Amo suas idéias!!
    Abraço,
    Michele

  10. Conheci o blog agora estou adorando.. Estou começando com o acabamento do meu apartamento, então toda informação é mais que bem vinda hehee.. Gostaria de saber onde vc comprou esse pendente, adorei o efeito com a segunda lâmpada. Obrigada!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s