A nova porta de entrada: madeira sólida laqueada

Desde que me mudei para cá, sempre tive vontade de mudar a porta de entrada do apartamento. Assim como a maior parte dos acabamentos fornecidos pela construtora (oi MDL/Sinco, tudo bem?), a porta de entrada não só era de qualidade sofrível (do tipo mais barata possível), como também não adicionava nada ao ambiente. Não dizia absolutamente nada.

Assim:

porta antiga

O grande problema: Num condomínio, você não pode simplesmente ir na loja e escolher a porta mais bonita de todas; você é, muitas vezes, obrigado a seguir um padrão, de forma que as portas dos corredores não fiquem diferentes. Ou seja, se o condomínio disponibiliza portas de boa qualidade e bonitas para os apartamentos, maravilha. Caso contrário, você é obrigado a ficar com aquela portinha sem graça, certo?  Não exatamente.

Fui me informar com o síndico quais seriam as especificações exatas da porta. Ela precisava ser branca e lisa (sem frisos!), exatamente como todas as outras. A única coisa que poderia mudar é a maçaneta.

Ok – “vamos pensar e ver o que posso fazer com isso, então”.

Primeiro passo: fui atrás de uma porta sólida, totalmente preenchida por dentro, e não essas fraquinhas que eles colocam, que qualquer chute arrebenta.

Inicialmente, achei um modelo interessante na MadeiraMadeira.com, e cheguei a efetuar a compra. Grande erro: a logística deles é PÉSSIMA, atrasaram a entrega por mais de um mês, e toda vez que ligava para me informar sobre o problema, era a mesma ladainha (“estamos entrando em contato com a transportadora… assim que eles responderem entramos em contato…”). Nunca respondiam. Mostra desrespeito e amadorismo. Por fim cancelei a compra junto à operadora do meu cartão de crédito, pois para ser reembolsado pela loja, eu teria que *esperar* a porta voltar para a fábrica deles, sabe Deus quando. Só podem estar de brincadeira, né?!?

Se isso acontecesse nos EUA, por exemplo, a *empresa* me ligaria constantemente pra me atualizar sobre o processo, iria enviar outra porta por *outra* transportadora, ou faria o reembolso IMEDIATAMENTE. Mas vamos prosseguir porque essa nossa lógica me enfurece…

Compra cancelada com o cartão, fui atrás da porta, novamente. E eis que, durante uma aula, uma aluna menciona que trabalha com portas de madeira sólidas, no centro do Rio. Bem assim, por acaso. Depois da aula, conversamos, passei as especificações exatas de como queria a porta, e, uns 5 dias depois, a porta estava sendo entregue no meu apartamento.

Sim. Simples assim.

E vou passar o contato deles, lá no fim do post. Calma gente! rs

A porta em si não foi cara, mas gastei mais que o dobro do que paguei na porta com os acabamentos: pintura, puxador, fechadura, trava de segurança e olho mágico.

Vou mostrar pra vocês o resultado final, e logo em seguida falar mais detalhadamente sobre o processo.

Vamos lá?

porta madeira laca branca

Aaaaaah, bem diferente, não? A diferença sempre fica nos detalhes.

Pensei: se a porta não pode ter frisos por fora, então pelo menos ela pode ter os frisos por dentro. E pedi que eles fizessem justamente assim, com o lado de fora liso e o de dentro frisado.

IMG_7029

Do lado de fora, já que a porta seria totalmente lisa e branca, aproveitei para pensar num puxador bem vistoso, pois ele que iria, praticamente sozinho, ser responsável por dar um ‘up’ do lado de fora.

porta corredor

E por fim, tinha a opção de pintar a porta com tinta de madeira, ou… com laca branca. A diferença de preço é enorme. Na primeira opção, você pode ir comprar uma latinha de tinta e realizar o trabalho você mesmo, gastando bem menos que 50 reais. No caso da laca branca, o processo é realizado por um profissional com pistola, que retira a porta para trabalhar com ela e devolve pronta depois, assim:

porta sendo laqueada

O profissional que fez o acabamento em laca me disse algo compreensível: Quando ele pede 500 reais para fazer um painel em laca, para TV, por exemplo, as pessoas acham razoável. Mas quando pede o mesmo preço para porta, acham caro. É preciso entender que a porta tem dois lados, e se pensarmos nela ‘aberta’, você tem um grande painel para trabalhar!

E o resultado? Será que vale a pena o investimento?

Bem, vamos comparar a incidência de luz sobre a porta (em laca) e sobre o caixonete (em tinta de madeira)!

IMG_7027

Dá pra ver que o acabamento é completamente diferente, bastante diferenciado. Se você me perguntar, continuo achando caro, mas não me arrependo do investimento. A porta ficou linda!

E aqui, por fim, ela no ambiente:

sala de jantar porta laqueada

É isso, pessoal! Fiquei bem satisfeito com o resultado! Gostaram?

Finalmente,  o contato da loja onde comprei a porta sólida (sem o acabamento) é o 3023-5350. Ela fica na R. Frei Caneca, 29, Centro – Rio de Janeiro – RJ.

E o contato do responsável pela laca, no RJ, é o 7849-3665 (Fábio).

Abraços,

Thiago.

Anúncios

88 comentários em “A nova porta de entrada: madeira sólida laqueada

  1. Que lindaaaa!
    Amei Thiago! Ficou show de bola!
    E a sua idéia de fazer os frisos somente na parte interna foi massa!
    No meu apê ainda não sei como será exigido o padrão… mas essa sua é o meu sonho, ficou perfeita! E o investimento valeu sim a pena… fez toda a diferença, parabéns.

    Beeijos

  2. Thiago realmente é um acabamento super diferenciado. Ainda bem que você não fez esse post antes porque senão eu ia encasquetar de fazer igual na minha e dinheiro é o que me falta!! Pra uma porta até que vai, mas quando se tem que laquear várias rsrsrsrrs

    O puxador ficou lindão. Eu coloquei no meu um de 60 cm porque pensei que um maior iria ficar muito grande, mas você me mostrou que não . 2 a 0 pra você rsrsrsrsr

    A ideia do friso deu um ar mais chique pra porta, mesmo que só por dentro!!

    Mais uma vez parabéns. Suas dicas são super válidas!!!

  3. Show de bola! bem na hora em que no meu apê, nosso andar resolveu escolher uma porta, escolhemos todos com frisos, mas vamos pintar com tinta, vc recomenda portas que ja venham pintadas ?
    Da pra fazer em casa ou tem que lixar e fazer todo um trabalho específico?

    Se possível meu xará, diga o valor total gasto para que eu me prepare já rsrs
    abraços

    Thiago Alexandre

    • Oi Thiago, tudo bem? Olha, a porta do jeito que eu queria, eu só achei sem acabamento final. Algumas nem precisam lixar não, só pintura final mesmo (que foi o caso da minha), mas você encontra de todos os tipos. Se for tinta de madeira mesmo, dá pra fazer em casa tranquilo.
      A porta foi uns 250; os metais (incluindo o puxador grande) mais uns 250. E a pintura, pode variar aí de 50 a 500, dependendo do que vc decida! abraços!!!

      • Luciano, acho que o Thiago falou que a porta dele é sólida (ou me engano?), e não “maciça”. Há uma grande diferença. A porta maciça é sim muuuuito mais cara. A minha paguei em torno de R$900,00 (só a porta sem verniz) em Jatobá.

  4. Você precisou também trocar o portal para combinar com a porta laqueada? Qual a largura da porta? Ficou bem bacana. Aprendo muito com vocês!!!!!

    • Oi Milena, tudo bom? Era uma opção, mas uma opção também cara. Então pintei com tinta de madeira mesmo, e o resultado pode ser visto bem de perto na foto onde comparo os dois acabamentos sob incidência da luz. Abs!!

  5. Thiago, incrível como vc sempre surpreende!
    Meu ap aqui tem uma metragem considerável, mas os acabamentos meu amigo…vou te contar viu, meodeos!!!!
    E eu como vc, tenho uma vontade imensa de trocar pelo menos a porta da sala…a minha é cor de madeira mesmo, então acho q vou economizar no quesito laca, mas quero uma porta maciça, frisada e com o puxador!!! Pô…dá um destaque tão legal né? A sua ficou perfeita, parabéns!!! Vc é um danado!!! rsss
    bjão, fique com Deus e mais uma vez, parabéns!

    • Oi querida Katia, tudo bem contigo? :
      Olha, quando tiver a oportunidade, não deixe de fazer isso – afinal, se a primeira impressão é a que fica, a porta de entrada é muito importante! hehehe
      Obrigado pela msg. Bjao!

  6. Thiago, saudações. Comprei um apto, pronto, mas nunca habitado em julho/2013. Desde então, sou um leitor/seguidor da tua saga….aliás, o senhor me inspirou em muitas coisas, inclusive na escolha do cinza das paredes….
    Bem, quanto a tua porta, ela sobra em relação às outras, ficou show de bola, agora, falta você contratar alguém pra gritar: “open the gate!!!!” Teu apto virou o castelo do andar!!!!

    abrax

  7. Olha, vou te falar viu!!! Acompanho o blog a pouco tempo e virei tão fãaa rsrsrs, excelente bom gosto!!! Cheguei até o blog, pesquisando sobre camas box com baú! Confesso que me ajudou muito e realizei a compra, não é da mesma marca eu acho, mas a minha procura era se compensava o baú ou não! Realmente a porta foi o diferencial! amei! Estou totalmente in love pelo quadro do quarto!!!! Quero muito um para minha sala! Ficaria bom em cima do sofa, ne não???? Daqueles beeem largos! Meu maior sonho é comprar um ape, mas por enquanto só no aluguel mesmo! Tomara que agora que o seu ape esta pronto vc nao abandone o blog! Quem sabe posts sobre decor? abraços

  8. Eu e garanto que muita gente aqui gostaria de ver um vídeo de tour pelo seu apartamento.
    Acompanhamos sempre com posts e fotos, gostaríamos muito de ver em vídeo (como se fosse uma visita em sua casa)

  9. Thiago, vc deveria dar aulas para homens de como ter tanto bom gosto e olho clínico pra escolher coisas tão legais.rsrs..Nunca vi um homem com tanto bom gosto!!! Amei a porta e todo resto!!! Seu apê é lindo, parabéns!!!

  10. Boa tarde, ficou lindo, aliás, todo o blog é lindo, li e reli tudo, ganhei um apartamento e vou pegar as chaves em agosto, vou morar sozinha e não tenho a menor ideia do que fazer, como decorar etc e seu blog tem me ajudado tanto que não vivo mais sem isso aqui. Parabéns !!!

    • oi Camila, tudo bem?! Ah, eu fico muito feliz em ler isso. de verdade. é uma das melhores coisas em escrever o blog: poder ajudar pessoas que – assim como eu há 3 anos atrás – não são iniciadas em decoração, mas tem toda a vontade e interesse em fazer o melhor possível em seu paraíso particular. bjs

  11. Olá Thiago! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e pelo seu apartamento que é lindo, lindooo! fFiz a última vistoria do meu hoje, pegarei as chaves na próxima semana e começarei a saga da decoração.

    Por isso mesmo se não for muita cara-de-pau, você poderia mandar pro meu email o valor da sua cozinha e quarto pra eu ter uma base pra mim. Desculpa o incômodo!!!!

    Abração, Renata (natasousa23@yahoo.com.br

    Salvador – Bahia

  12. Thiago, para colocar o piso laminado no AP vc precisou fazer o contrapiso? A sua construtora entregou o imóvel sem piso apenas nos quartos como no meu caso.

    Tô querendo colocar o piso laminado, mas eles entregam o contrapiso no ponto de colocar porcelanato, por isso, vai ficar uma diferença bem visível entre os ambientes já que o vinílico é muito fininho.

    Obrigada, Renata

    • oi Renata! não acho que a diferença vá ser sentida tanto assim, há os acabamentos de mudança de nível que servem para amenizar isso. e fazer uma grande obra para nivelar talvez seja caro demais… vc pode até orçar, mas lembro que cobraram caro pra fazer o contrapiso. pense bem se vale a pena!

  13. Olá Thiago, td bem? Parabéns pelo blog, vc nem imagina o quanto vc tem me inspirado! Gostaria de saber se seria muito incômodo pra vc me enviar por email o quanto vc gastou no planejados da cozinha.

    Muito obrigada, Renata (natasousa23@yahoo.com.br)

  14. Boa noite Thiago, como sempre seu apartamento impecável.

    Estou em fase final de reforma e justo agora no finalzinho parece que a coisa desandou. Faltava apenas fazer novos pontos de tomada, para no dia que fosse instalar os planejados não ficar nenhum fio de nada aparente, mas ai o pedreiro não conseguiu cortar a parede de jeito nenhum, disse que é concreto puro e não teria jeito, exceto se eu assumir a responsabilidade se vier a causar algum dano no vizinho, pois, segundo ele, poderia comprometer a estrutura da parede

    Confesso que isso me deu uma desanimada, pois agora não tenho outra escolha e não terei como esconder a fiação na parede.

    • Luciano, infelizmente, coisas assim acontecem. Nós temos que lidar com o imprevisível! Eu terei uma tubulação de ar condicionado em breve passando pelo meio da sala, e já estou aqui pensando no que fazer para esconder… Faça o mesmo, será que não há outra solução, ou pelo menos algo que disfarce? Abs

      • Oi Thiago, infelizmente não, acabei de ficar sabendo que o meu prédio é construído em alvenaria estrutural. Então nem poderia ter feito corte nenhum, muito menos horizontal. O que me deixou preocupado agora é que a síndica diz que não tem problema nenhum, que só não pode cortar fundo, mas não é o que os engenheiros que li na internet dizem. Essa síndica do meu condomínio é no mínimo incompetente, são 192 apartamentos e milhares de vidas que ela está pondo em risco com essa ignorância sobre o assunto.

  15. Thiago, tem algum e-mail que eu possa entrar em contato com vc??? Vou instalar papel de parede aqui em casa e se vc não se incomodar queria mandar a foto pra vc opinar sobre a estampa que eu escolhi.rsrs..Quem mandou ter tanto bom gosto!!Obrigada

  16. OIee!! Nossa… vi o primeiro post da porta e adorei!!! Depois vi o segundo, e os porcelanatos….adorei os posts!!
    Nunca tinha pensado em fazer frisos no lado de dentro..e como ficou bonita ein!! E essa maçaneta tb!! Ainda nao sei se poderei fazer no meu…queria trocar a maçaneta… mas acredito que não possa =(

    nossos85metros.blogspot.com

  17. Olá!
    Tiago e Luciano: Já ouviram falar sobre Eletrofitas?
    Peguei esse dica em outro blog que tbm sempre acompanho. Acho que pode ajudar vcs. O valor é meio salgadinho, mas acho que pode ser uma possível solução.

    O site deles é esse: http://www.eletrofitas.com.br/

    Foi indicação de uma arquiteta que postou no blog que comentei.

    Espero ter ajudado.
    Bjoo

  18. Oi Thiago, boa tarde! Achei seu blog pela palavra chave que eu tô procurando a muito tempo: laquear porta! Estou reformando minha casa, e optamos por colocar uma porta pivotante, mas compramos na madeira crua, e estamos procurando um local para fazer o serviço de laca… Você poderia indicar o profissional q fez?? E foi vc que escolheu a tinta ou eles indicaram? Como minha porta será de entrada, a parte de fora ela poderá pegar um pouco de chuva e sol, por isso acho q a tinta seria diferente… Enfim, aguardo sua resposta! E a sua ficou linda!

  19. Oi Thiago, boa tarde! Achei seu blog pela palavra chave que eu tô procurando a muito tempo: laquear porta! Estou reformando minha casa, e optamos por colocar uma porta pivotante, mas compramos na madeira crua, e estamos procurando um local para fazer o serviço de laca… Você poderia indicar o profissional q fez?? E foi vc que escolheu a tinta ou eles indicaram? Como minha porta será de entrada, a parte de fora ela poderá pegar um pouco de chuva e sol, por isso acho q a tinta seria diferente… Enfim, aguardo sua resposta! E a sua ficou linda!

  20. Olá Thiago, estou apaixonada pelo seu blog, e aproveitando muitas idéias suas, achei o seu blog ao procurar porcelanato para banheiro e você simplesmente me deixou determinada a seguir com a idéia, já que já tinha visto várias idéias com relação ao porcelanato em banheiro, mas não tinha nenhum retorno do depois, como foi após o uso, na rotina do dia a dia, muito obrigada, você me ajudou muito.

  21. Olá, Thiago! Seu blog é excelente, sempre com informações importantes e dicas úteis. A porta ficou linda e realmente agregou mais beleza ao ambiente, como sou do Rio, você poderia me indicar o serviço de laqueamento?

  22. Olá, Thiago! Acabei de achar seu blog pesquisando sobre porcelanato no google. Eu adorei suas postagem e imagens! Estou fechando a compra de um apto de três quartos, o apartamento é bem antigo, mas o tamanho é excelente. Daí já estou aqui sonhando, antes mesmo de comprá-lo, nas reparações que tenho que fazer. Uma das minhas ideias era trocar o piso, que é de cerâmica marrom em todo o apto, por porcelanato. Gostei muito das suas dicas. A cozinha e banheiros também serão objetos de reforma do meu futuro apto, ambos tem azulejos antigos… aqueles desenhadinhos sabe? Da cozinha eu até que não acho tão ruim, mas o banheiro eu com certeza irei trocar. Entretanto, como não disponho de capital suficiente para reformar tudo, vou fazendo um cômodo de cada vez… aos poucos! Obrigada por compartilhar suas experiências…. me servirá como inspiração. Você tem muito bom gosto!

  23. Thiago, bom dia! Ontem li o site do começo ao fim. Estou comprando meu primeiro apê e achei ótimas dicas por aqui. As pastilhas de vidro, são um espetáculo a parte!! Parabéns pela iniciativa e boa vontade! 😉 Sucesso. Abraços. Sabrina

  24. Oi Thiago, preciso trocar minha porta de entrada e gostaria de saber de você se houve algum problema com a troca dos batentes, se estragou muito a parede a soleira, enfim, aquelas coisas que costumam acontecer durante a reforma. A pintura foi feita onde? No seu apto mesmo? A porta ficou linda!

  25. Pingback: Novidades do Apê no Instagram | a saga do apartamento

  26. Olá Thiago. Parabéns,você tem muito bom gosto! Estou reformando minha cozinha e toda área de serviço, por isso estou precisando de uma nova porta de entrada. Gostei muito que você colocou na entrada principal. Você pode passar o valor sem a pintura? Demoram muito para entregar? Muito obrigada,
    Marcia

  27. Thiago, Minha saga com a loja MadeiraMadeira, foi igual a sua. Agora estou com o dinheiro no bolso novamente depois de meses e confesso que estou um pouco traumatizada. Procurando alguma loja me deparei com seu Blog e achei fantástico. Você está de parabéns sua porta ficou linda, pena que moro em SP e não posso usar de seus contatos, mais vou procurar.
    Abraço
    Adriane

  28. Tiago,

    poderia me dar um retorno sobre alguma desvantagem de instalar porta laqueada. É linda, mas já ouvi vários comentários que ela é muito frágil, no sentindo de que qualquer encostadinha, danifica a porta. Ouvi também que ela amarela facilmente. Podes me dar um retorno da sua experiencia… É que pretendo trocar todas as portas do apartamento para porta laqueada e estou com muito receio, pois o investimento é muito alto

    • Oi Gina! Olha, não tive problemas com danificação da porta não (e olha que uma garrafa já quebrou do lado dela e ela ficou intacta rs). Ela é inclusiva muito fácil de limpar, qualquer sujeira sai fácil. Quanto a amarelar, bem, acredito que seja um processo natural, pra tintas em geral e inclusive acabamento em laca. Mas nada muito óbvio. Eu acabei de repintar de branco o caixonete da porta de entrada, então, agora, é possível ver uma leve diferença de tom- a laca está ‘menos branca’ que o caixonete. Realmente é um acabamento caro, por isso fiz só na porta de entrada, mas se me perguntar se me arrependi, NÃO! Acho a porta lindíssima, o acabamento é muito diferenciado e com certeza faria/farei novamente no futuro. Abs!

  29. Oi! É muito caro para laquear uma porta? Você poderia me dar uma idéia de preço? Quanto custou essas sua? Se você não quiser me responder por aqui pode ser no meu email mesmo (debora4ever@gmail.com)! Obrigada!

  30. Já tive a ideia de ‘laquear’ minhas portas (aqui em casa são 13, mas vou começar por alguma que eu possa, tipo esconder… Como vc pensou em frisos, pensei em ‘apliques’ de madeira, mdf talvez, criando ‘almofadas’ para as portas…

  31. Depois de tanto tempo com a porta laqueada o que pode dizer sobre ela? Estou pensando em laquear todas as minhas portas, mas como nao posso pagar 3500 reais por elas, vou fazer o processo eu mesmo que não é dificil mesmo sem pistola. Mas me falaram que existem vantagens e desvantagens como tudo na vida. Poderia comentar algumas para mim? Minhas portas já são brancas mas com tinta a base de agua. Acho linda a laqueada com alto brilho mas nao teria com fazer sem uma politriz. Entao pensei nesta parecida com a sua. O que me diz?

    • Oi Andre! Olha, até agora, eu não posso apontar nenhuma desvantagem não! Estou bem satisfeito com ela, que é super prática de limpar e continua bonita. O branco só não está mais tão intenso como antes, mas é natural. Faria o serviço novamente com certeza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s