A saga do ar condicionado na sala (sem quebra-quebra!)

O post de hoje é dedicado a pessoas que, assim como eu, não conseguem ficar sem uma das maiores invenções do homem: o ar condicionado. Nele, vou responder basicamente duas perguntas: a primeira, se de fato vale a pena investir num ar condicionado portátil como alternativa ao split; e a segunda, como instalar um split sem precisar quebrar parede (o que meio que já responde a primeira pergunta, né?). Também vou falar sobre minha experiência (complicada) comprando nas lojas virtuais PontoFrio.com e CompraCerta.

Vamos lá?

***

6 longos meses. Esse foi o tempo que demorou do momento em que fiz o (primeiro) pedido do ar condicionado para minha sala até a publicação desse post.

Sendo bem realista, parece que está cada vez mais complicado fazer obra no nosso país. É fazer o pedido e rezar para que ele seja entregue no prazo; é rezar também para que não dê nenhum problema, pra não precisar contar com a boa vontade da loja pra realizar a troca. Pagamos, e parece que estão nos fazendo um favor.

E eu, que tinha me programado para passar o verão com a casa climatizada, me vejo publicando esse post… no outono. Legal.

Ainda bem que existe A Saga do Apartamento, minha válvula de escape. Hora do show.

 

Parte I – A novela do ar condicionado portátil

Antes de decidir comprar o ar condicionado split, fiz a compra, através do site Ponto Frio, de um ar condicionado portátil da Olymplia Splendid. Aqui no condomínio, não é permitido quebrar as paredes nem para colocar ar condicionado split, pois ele é em alvenaria estrutural. Logo, descartei a ideia de colocar um split, mas fui atrás da alternativa, pois o calor no RJ já ultrapassou os limites do suportável. E aqui verão é quase o ano todo, afinal.

Então, comprei o ar, e quando chegou, percebi que de ‘portátil’ aquilo não tinha nada.

ar condicionado portatil olimpia splendid

 

Por  fotos promocionais como essa, somos levados a acreditar que o dito cujo não ocupa tanto espaço. Mas não só ele é enorme (tanto em altura quanto em profundidade), como também é muito pesado, o que dificulta demais ficar levando-o de um lado pro outro. Outra coisa: A foto aí de cima nem mostra o tubo enorme que você precisa acoplar no aparelho para fazer a saída de ar quente (a gente sabe que ele existe, mas não tem noção de quanto espaço ocupa). Algo assim:

ar condicionado portatil tubo

Ou seja, no fim, você ainda tem que contar com um espaço extra para poder deslocar o tubo extensor.

E, claro, sem falar que, muitas vezes, vai precisar fazer um furo no vidro (da porta, da janela) para poder fazer a passagem e fixação do tubo. Apesar dessas dificuldades, eu persisti e fiz mesmo assim (entendam que o calor dessa cidade amplamente conhecida como Hell de Janeiro chega aos 50 graus, tá bom pra você?).

Mandei fazer um furo no cantinho da porta da varanda, que fica escondido atrás do sofá:

abertura no vidro

E coloquei o ar condicionado, que tinha 13.000 BTUS, para funcionar. Resultado?

Meu ar condicionado do quarto, de 7.500 BTUS, gelava mais que esse trombolho de 13.000. Esse parecia mais um climatizador que um ar condicionado. Vamos lembrar que o ar condicionado portátil é um produto muito caro, chegando a ser mais caro que um split. Ou seja, se é pra pagar caro, que o produto pelo menos funcione como esperado. Não é o caso.

E, acreditem ou não, na segunda vez que liguei o ar, ele parou de funcionar. Simplesmente. Em retrospectiva, acho que foi melhor assim, caso contrário ainda estaria com aquilo aqui em casa.

Aí o problema seguinte foi lidar com a Ponto Frio, que demorou mais de 2 meses(!!!!!) para recolher o produto defeituoso. Agora você imagina, ficar com algo desse tamanho ocupando precioso espaço em um apartamento e sem funcionar? Liguei para a operadora do cartão, cancelei a compra (porque imagina, ficar esperando eles recolherem um produto para fazer o estorno? E se não recolhessem?) e, muitas semanas depois, o produto foi recolhido. Isso depois de marcarem várias vezes e não aparecerem. E quando finalmente apareceram…. não avisaram. Parabéns pela completa falta de organização e profissionalismo, PontoFrio.com,  perderam um cliente pra sempre.

E depois dessa palhaçada toda, fui atrás da outra alternativa.

*

Parte 2 – Como instalar ar condicionado split na sala, sem quebra-quebra

Como disse antes, só não optei direto pelo split pois o condomínio não permitia quebrar a parede. Entretanto, conversando com um vizinho, conseguimos pensar numa forma de contornar o problema, me aproveitando daquele furo na porta de vidro que fiz.

Comprei o split no Compra Certa. Já havia comprado na loja virtual antes, mas dessa vez eles extrapolaram o prazo significativamente (que já era longo, 25 dias úteis), o que me causou um pouco mais dor de cabeça. Enfim ele chegou, e o que fiz foi o seguinte:

Ao invés de quebrar a parede e esconder a fiação nela, a fiação ficaria, inicialmente, aparente, passando para fora pela abertura existente. Assim:

IMG_7740

 

IMG_7742

E agora ficava faltando pensar na parte estética, sobre como esconder a tubulação aparente.

A primeira coisa que pensei foi fazer uma coluna em gesso. Cheguei até a cotar com alguns gesseiros quanto cobrariam pelo serviço (cerca de R$200), mas eles mesmos me alertaram para o fato de que qualquer manutenção que precisasse ser feita no ar condicionado, a coluna teria que ser quebrada e o serviço refeito.

Decidi, então, conversar com um marceneiro sobre fazer uma coluna de madeira, removível, para esconder a tubulação do ar.

Melhor ideia ever.

split na sala sem quebrar parede

Não só o resultado ficou muito parecido com o de uma coluna de gesso, como também saiu significativamente mais barato, metade do preço cotado com o gesseiro. Podem perceber, também, que já havia uma coluna de gesso horizontal no teto, e essa nova coluna em madeira se assemelha muito a ela, formando meio que uma moldura na parede. Talvez, no futuro, isso possa servir para fazer algo decorativo, pintando essa “moldura” com uma cor diferente, algo do tipo. Quem sabe.

O split, da Consul, tem 18.000 BTUS, e gela muito bem a sala de estar e de jantar, assim como a área da cozinha e o corredor. Se eu deixar a porta do banheiro aberta, ele também fica geladinho. Ou seja, a potência foi suficiente para dar conta do apartamento inteiro, fora os quartos; uma área de 30m2.

Finalmente, preciso falar sobre a condensadora, a parte externa que fica na varanda.

Ela tomou um espacinho precioso na varanda, que não é enorme, mas já que ela ficou justamente embaixo da floreira, resolvi aproveitar a oportunidade pra integrar a condensadora ao ambiente.

disfarçar condensadora split varanda

Gostei muito de como ficou, “parte do jardim”. E mais uma vez a gente vai encarando essas pequenas dificuldades que aparecem, tentando torná-las favoráveis de algum jeito.

Pode parecer tão simples, mas é impressionante o quão complicado pode se tornar algo como instalar um ar condicionado na sala. Espero que com esse post eu possa facilitar de alguma forma a experiência de vocês.

Grande abraço e até a próxima,

Thiago S.

O blog no Instagram @asagadoapartamento

O blogueiro no Instagram @thisardenberg

 

Confira também:

 

 

 

Anúncios

173 comentários em “A saga do ar condicionado na sala (sem quebra-quebra!)

  1. Excelente post!!
    Também tivemos problema com a mesma marca de ar condicionado portátil.
    Compramos duas vezes, e as duas vezes o ar veio quebrado e faltando peças.
    A primeira compra, o estorno no cartão foi rápido, a segunda está sendo problemática.
    Desistimos de colocar o ar, pois aqui em SP, a energia elétrica comum é em 110v e o ar condicionado split é em 220v, e teríamos que refazer parte do sistema elétrico do AP.

  2. De fato uma verdadeira saga…rs. Havia pensado no ar portátil também para a sala, agora risquei essa possibilidade, apesar de conhecer gente que gosta. Thiago como foi a instalação elétrica do split? Se ap já veio adequado para receber esse aparelho? Bjooo

  3. Complicado.
    Como minha mulher (Sueli) disse, temos o problema da voltagem e não há espaço no disjuntor para ter um 220v para o ar condicionado e segundo os moradores, faria inclusive sobrecarga na rede do apartamento.

    No nosso caso, só vejo como saida os portateis como solução. Poderia nos dar uma dica Thiago?

    Obrigado!
    Edson

    • Oi Edson, tudo bom? se sua única saída é o portátil, recomendo pesquisar bem as opiniões de quem já comprou o modelo específico antes, e também comprar um com potência maior do que a que você compraria normalmente. Exemplo: um split de 12.000 btus = um portátil de 18.000 btus. Abs!

    • Meu amigo, use um transformador de voltagem de 110 para 220v . Fiz isso com um Split de 12000 BTU e funciona muito bem. Entretanto, quando o ar não estiver funcionando vc tem que desligar o transformador também.

  4. Muito bom seu post. Uma ideia ótima pra quem tem limitações de quebrar a parede.
    Eu tinha pensado em comprar um ar portátil.. mas fiquei com duvida deste tubo atras, e agora lendo seu post, desisti desta ideia uahaha
    bjos

    • Gabrielle, sempre é melhor fazer com uma autorizada, então procure no site da marca a mais próxima de você. Você fica mais seguro caso algo venha a acontecer, especialmente com split. Bj!!

  5. Oi Thiago! Td bem? Acho q agora sim, né? Meu Deus, q saga é essa?! Q falta de compromisso dessa lojas…bom saber…compra online nelas, never more!!!
    Agora a solução q vc arranjou, aff maria…parabéns com estrelinhas!!! Não conseguiria imaginar nada melhor e mais barato. Já tá ficando chato eu ver seus posts e lhe parabenizar, não é puxasaquismo não viu…é admiração mesmo….muito bom!!! Abraços!

  6. Nossaaaaaaaaaa Thiagooo ! Que saga né ???? kkkk Mto bom esse alerta sobre o ar portatil que td mundo pensa que é portatil mesmo kkk nao imaginava que era assim por tras com tubo !! Eu comprei pra sala e agora comprei um pro quarto quente e frio mas split mesmo, quase comprei um portatil quente e frio por achar ser pratico !
    Parabéns !!! bjs vou te acompanhar no instagram tb !

  7. Oi Thiago! Que saga hein!? Meu Deusssss!! Mas ainda bem que no final deu tudo certo!! No meu ap também não será permitido a instalação…já consta no memorial descritivo então vou ter que optar por um portátil que de portátil não tem nada mesmo…kkkk Abraços!!! Diário do meu Ap152

    • hahaha se não tem outro jeito, é o jeito! Te digo o que disse pro Edson: recomendo pesquisar as opiniões de quem já comprou o modelo específico antes, e também comprar um com potência maior do que a que você compraria normalmente. Exemplo: um split de 12.000 btus = um portátil de 18.000 btus.
      Sucesso, abs!

  8. Gostei muito da ideia, mas não entendi como ficou embaixo. Para passar a tubulação pra varanda vc fez um buraco na porta de vidro? Queria colocar a caixa na parede da varanda e não no chão… alguma sugestão? Quanto ficou o serviço? Pode passar o contato da pessoa que fez pra vc? Desde já, obrigada! O blog é ótimo!!!

    • Oi Paola! Obrigado! O que acontece é que a coluna de madeira não vai até o chão, ela para antes, e aí o tubo faz a curva, e passa para a varanda. Só que isso não fica visível, fica bem escondido atrás do sofá!
      Quanto a colocação da condensadora, eles perguntam se você prefere no chão ou com suporte. Você escolhe.
      E quanto ao preço, a distância entre a parte interna e externa influencia muito; quanto mais distante, mais caro. A minha instalação teve uns 5 metros e ficou por volta de R$600. Abs!

      • Mas para o tubo passar para a varanda foi feito um furo no vidro da porta e assim desse lado vc não pode mais abri-la. E eu não queria “perder” nenhum dos lados de abertura da porta… vou ter de pensar num outro jeito (se é que existe)! De qq forma obrigada!

  9. Oie Thi! Tudo bem?!
    Que saga essa do ar, fala sério hein.
    Eu adorei a solução que você encontrou, e vou correndo compartilhar lá na fanpage do blog. 😉
    Beijos querido!

    Dicas do Novo Apê

  10. Thiago, parabéns pela resolução dessa saga!!
    Aqui também estou com uma certa dificuldade da instalação do split na suíte, pois o condomínio não permite condensadores externos, apenas na sacada.
    E o maior problema está sendo o tal do dreno. Como vc fez?

    Bjin

    reformadomeuap.blogspot.com.br

  11. Comprei uma TV no ponto frio e levei dois meses p receber, qd recebi veio com defeito. Solicitei a troca e a mesma levou mais 2 meses e mais 2 meses p receber outra.

  12. Thiago, há males que vem para o bem. Tenho um split da Consul e amo! Super econômico e gela demais!
    Adorei a ideia para esconder a tubulação! É mta criatividade para uma pessoa só rs.

    • Oi Paloma, acredito que sim. A não ser que seja ‘climatizador’, e não ar condicionado. O ar quente precisa ter uma saída, ficar para uma parte externa. No comercial eles não mostram isso, justamente como eu disse no post, por que se mostrassem as pessoas ficariam muito mais relutantes em comprar!

    • Eu vi esse do comercial da Polishop depois que já tinha comprado o meu ar portátil e achei um ABSURDO a maneira como eles escondem a existência do tubo pra fazer você pensar que é super fácil levar aquele trambolho de um lado para o outro. Propaganda enganosa!! Ele funciona sem o tubo, sim, mas somente no modo ventilação.

  13. Eu tenho um ar portátil da DeLongui e ele funciona bem. Compramos o primeiro, de uma outra marca que não me lembro, que não gelava nada, aí voltamos na loja e trocamos por esse da DeLongui. Realmente ele é um trambolho de grande e de portátil não tem nada, os 12.000 BTUs dele NÃO equivalem aos 12.000 BTUs de um ar de parede, e vc não pode encostá-lo na parede por causa do tubo, o que faz com que ele ocupe ainda mais espaço. Uma dica: quanto maior a extensão do tubo, maior é o consumo de energia e menos ele “gela”. Optamos por deixar o tubo do nosso fixo na parede (fizemos um furo na parte que já vem destinada ao ar condicionado de parede), de modo que o tubo ficou com uns 15cm de extensão e não deu outra: ele passou a funcionar muito melhor (“gelar” mais) e a conta de luz ficou muito mais barata.

  14. Adoro suas dicas e essa em especial me salvou …estava com essa super dúvida: “como instalar um split na sala sem quebrar a parede?” e vc me deu a luz rsrsrs
    Obrigado e continue sempre nos dando várias dicas de decoração com seu bom gosto de sempre.
    Bjs Amanda

  15. Bom dia Thiago, minha pergunta não tem haver com o tópico, pois procurei no seu blog e não encontrei nada a respeito. Meu apartamento é de alvenaria estrutural também e sabemos que, nestes casos, quanto menos furos melhor, até pela questão do piso laminado, que não quero furá-lo.

    Como você fez para as portas não ficarem batendo e estragando a parede? Você usou algum protetor? Seja daqueles que colamos uma borrachinha na parede ou algo do tipo? Estou pensando em um protetor que segura a porta por ímã, mas não sei se presta. Tipo este:

  16. Oi Thiago,

    Uma dúvida, essa “viga” de madeira é presa na parede como? Terei que ficar com um cano no teto, bem na lateral, e enquanto não sobra uma graninha para rebaixar o teto, pensei em usar sua técnica…

    Tenho amado sem blog, pena que o ap já tá bem legal e os post’s reduzindo!

    Grande beijo

  17. Olá Thiago!!
    Eu tenho um ar condicionado idêntico a esse seu, mas com 12.000 btus. Meu quarto é um ovo ( de codorna) e pra mim funcionou maravilhosamente bem. Demora mais a gelar, mas tem a vantagem da saída de ar ficar bem próxima a cama. A tubulação é feia e seria mais bonito e eficiente um Split, mas no meu caso precisaria acrescentar 2 disjuntores de 220 no quadro de energia. Fiquei com medo!!! Sei que não daria conta e teria que mexer em toda parte elétrica pra instalar em 2 quartos. Tenho uma dica para quem só pode usar portátil: Em casa tenho um desse modelo seu e outro (no quarto das crianças) da marca Tec Home 10.000 btus. Ele é melhor! O quarto é maior que o meu e ele mesmo com menos potência gela mais e mais rápido. Além disso , a saída do ar é ajustável para várias direções o que no modelo como o seu não é possível. Para mim valeu a pena..Quando eu mudar dessa casa pretendo fazer toda a elétrica e instalação de ar condicionados antes. Daí sim acho que valerá os splits. Bjão!!

  18. oi Thiago..não tem a ver com este post..rs é sobre aquela sua sapateira..vi que no site ainda tem, mas fiquei na dúvida a respeito da altura dela..dá pra colocar um saltão nela sem problema?rs obrigada!!

  19. ola boa noite, nossa seu depoimento caiu como uma solução para mim. Na verdade gostaria de saber se tem como usar esse tubo extensor para o ventilador do ar split, pois o projeto do meu apartamento o ventilador fica na varanda , mas era quero ampliar meu apartamento. Sabe me responder se esse tudo eu consigo usar no split?

  20. Oie! Que super solução, ficou perfeito! Tive problemas com o ar da Consul e estou esperando (há quase 1 ano) a solução e depois que tudo se resolver farei um post sobre isso. Tive que recorrer ao Procon e estou aguardando. Por isso use mto antes que vença a garantia pra não ter problemas. Bj!

  21. Olá Thiago, ficou sensacional!
    Estou com o mesmo problema no meu apto, preciso esconder a tubulação, mas também não quero colocar gesso por causa da manutenção.
    Você precisou pintar essa coluna de madeira?
    Abraço

    • Oi Axel! Não precisei pintar não, esse já é o acabamento final. Tudo que precisei fazer foi passar um pouco de massa corrida entre a parede e a madeira, para dar um acabamento mais perfeito.
      Abs!

  22. Oi Thiago! Muito bacana seu blog,parabéns!!!! Virou minha leitura noturna, rsrs. Estou comprando uma casa e vou fazer reforma, então estou adorando suas idéias. Valeu!!!!!

  23. Obrigada por compartilhar, parabéns. Ri muito, por estou há um ano esperando pela entrega do meu e suas narrativas são luzes para meus futuros perrengues. Continue com essa escrita leve, bem humorada para problemas que no geral nos deixam beeeem irritados.

  24. Olá, Thiago
    Estou com este mesmo problema em relação a esconder a tubulação do ar condicionado split. Gostaria de saber qual foi o valor que você gastou para esconder a tubulação com a coluna de madeira e se você me indicaria seu marceneiro no Rio de Janeiro. Obrigado e um grande abraço.

  25. Ter um ar condicionado na sala é uma saga para todos nós pois os apartamentos vem preparados para receber apenas nos quartos, o que dificulta demais nossa vida. No entanto, sua ideia foi ótima! Vou tentar adapta-la no meu! Obrigada pela dica!

  26. Olá Thiago,
    Adorei seu post sobre como esconder essa tubulação..nem tinha me ligado numa possível manutenção no futuro, a tubulação no meu apto sai do quarto do casal passa por dentro do teto de gesso do banheiro e então aparece cortando todo quarto de solteiro, sala e passando pela área de serviço. Me tira uma dúvida, qto foi o serviço e como é essa madeira? Já veio pintada?
    Adoreeeei seu blog! 😉

    • Oi Taynah, tudo bem? Obrigado. Olha, esse é o mesmo tipo de madeira usada pra fazer armários de cozinha, por exemplo, então já veio assim, branquinha. O marceneiro cobrou 80 reais pelo serviço já com o material, achei super em conta! abs

  27. NOSSA! TUDO o que eu precisava para resolver o problema do ar condicionado na sala do AP….Parabéns!
    só uma dúvida a minha porta é de vidro temperado. A sua é também?CoComo você fez o furo? Obrigado.

    • Oi Nadia! Eu fui numa vidraçaria, e pedi para virem aqui em casa fazer o furo. Eles retiraram o vidro, fizeram o serviço e colocaram no lugar. N sei te dizer se ele é temperado, entretanto…. abs!!!

  28. Oi Thiago! Cara, vou precisar fazer algo parecido no meu apartamento, colocar a condensadora na caixa do ar de janela, e passar a tubulação por dentro do apto por uma coluna de madeira. Sabe me dizer quais são as medidas da coluna que você fez pra passar o tubo? Abs!

  29. Thiago!Parabéns ótima postagem.Devido ao alto custo de instalação(ficaria o dobro do valor que a compra de treis split )em todo meu ap,e que não é permitido o de parede estou na odisseia para compra do portátil mas esta dificil,caso tenha algum de seus “seguidores “que possa me orientar do menos pior ,ou que não devo comprar,agradeceria

  30. Thiago, estamos mudando pra um apartamento com uma planta parecida, também de alvenaria estrutural. Caçando alternativas para o ar no Google, encontrei esta publicação no seu blog e… menino, já li tudo o que você escreveu. Sua casinha está um chuchu; amei os quadros, armários, iluminação, papel de parede… Parabéns! Me inspirou muito, muito. Obrigada pela contribuição valiosa. Beijos!

  31. Olá Thiago! Quero fazer semelhante no meu apartamento. Só que tenho uma dúvida. O tubo de gás e o cano pra água saem na lateral do ar condicionado ao invés de sair atrás (qdo se fura a parede)?

  32. Boa noite Thiago, seu post caiu como uma luva para o problema que enfrento, não posso furar a parede do apartamento. Pensei em fazer um prolongados na vertical da porta em alumínio branco como a original e realizar o furo da tubulação no alumínio, talvez possibilite continuar usando a porta. O meu problema é que não tenho ralo na varanda. Vc tem alguma idéia para resolver este impasse?

    • Oi Alexandra! Não saberia te responder nesse caso… mas com certeza o pessoal que faz instalação sabe como proceder nesses casos – ou pelo menos te orientar de forma mais clara. Boa sorte! abs

  33. Thiago, passeando pela internet encontrei sua matéria e se não interpretei errado, você comenta que tem um aparelho que refresca a sala, corredor, etc. Tenho este problema, apesar de ser casa mas com espaços reduzidos o que me obrigará a ter apenas um aparelho para manter uma sala, 1 quarto e uma cozinha (não são tão grandes) frescos. Para você este de 18000 BTUs atende bem?

  34. ola thiago , preciso instalar o meu ar condicionado portatil ,não quero fazer furo na parede , e vejo em algumas janelas uma madeira .gostaria de saber se posso fazer de MDF e qual a medida ? ´e a do vao da janela ? compro isso pronto em alguma loja ou so na marcenaria?. por favor me ajude , pois ainda nem testei o
    ar . obrigada . abço

  35. Oi Thiago bom dia. Adorei seu passo a passo para a saga do ar condicionado. Chego a pensar que você mora no mesmo condomínio que eu. Amanha vou procurar madeireiro, eletricista (por causa da voltagem de 220Volts) e uma loja decente para comprar o ar condicionado (esta e mais dificil, se bem que considero a fast shop a loja que mais respeita o consumidor). Obrigada pela preciosa dica.

  36. Estou precisando de um auxilio

    Tenho um ar condicionado PORTÁTIL da Springer 12 mil Btu,utilizo na sala e quarto
    Meu grande problema é fixar sempre o tubo que acopla no aparelho ,em uma ponta, e na outra na régua para fazer a saída de ar quente .Não sei se é característica desta marca
    mas não se consegue “enroscar”, difícil Alguém tem uma solução ?? Pode-se colar ?
    grato

    Paulo

    • Oi Gisele, um eletricista fez isso. O pessoal que instala o ar não faz esse tipo de conversão, então precisa ser pago à parte. Não se preocupe, não foi muito caro, mas não sei precisar ao certo porque o eletricista cobrou um preço único para alguns serviços que precisam ser feitos por aqui! Abs!

  37. Olá Thiago, parabéns pelo post. Mas, gostaria de destacar que o ar condicionado portátil não é tão vilão quanto parece. O que ocorre é que antes de comprarmos precisamos ser menos impulsivos e pesquisar mais detalhes do produto, funcionalidades e aplicabilidades.
    Como a Danielle postou, eu tenho um Olímpia HP, 12.000 Btus, comprei na fast shop pelo menor preço, após pesquisa, retirei na hora e foi a melhor coisa que comprei nos últimos anos. Pq? Pq antes de comprar li as indicações da fabricante, cruzei com minha estrutura atual e necessidade e estou super feliz. Utilizo no quarto, que tem menos de 20m2, minha janela é de correr e de 1,20m, portanto a regua que vem para acoplar o tubo de ar quente, cabe perfeitamente e não precisei fazer adaptação elétrica alguma. Fato que ele não é pequeno e fácil de carregar? Fato, mas ele tem rodinhas e volta e meia levo para a sala, tornando o ambiente bem mais agradável. A sala parece o polo norte? Não, pois como salienta o manual, minha sala tem mais de 20m2, mas reduz consideravelmente a temperatura tornando o ambiente realmente agradável. abs

    • Oi Bernardo tudo bom? Que bom que o portátil satisfez suas necessidades. Eu tb li bastante a respeito antes de comprar, até pq é um investimento alto; até comprei um com potência um pouco maior do que parecia recomendado, pra garantir… mas tive uma experiência bem diferente da sua, infelizmente! Abs e obrigado pelo depoimento.

  38. E o barulho de bate bate no chão não tem?
    A condensadora não samba?
    Os vizinhos não reclamam?
    Eu pensei em colocar um tapete de borracha grosso embaixo.
    VocÊ furou o vidro da porta,foi fácil?

    • Oi Marcello; a condensadora não fica direto no chão, ela é apoiada em pés de borracha fixos que impedem quaisquer trepidações.
      Quanto ao vidro da porta, um vidraceiro fez o serviço e foi relativamente simples, mas ele não garantiu que o vidro não fosse quebrar.

    • Verdade, Marcello. Eu até pensei em alguma trava para a porta também, mas, depois de instalado o ar, vi que o cano impedia completamente a porta de se mexer, então mesmo que alguém tentasse movê-la, não conseguiria! Pelo menos no meu caso, não houve necessidade.

  39. E o meu caso ainda é pior pois vou ter que fazer um móvel de madeira para esconder a condensadora,mas vale tudo para fugir deste calor dos infernos,

  40. Olá amigo , obrigado pelo post , bem to numa dúvida achas que se eu instalar um ar de 18 mil btus ele consegue esfriar um ap de 48 mts ? fico na dúvida devido as portas, ou se é melhor comprar separado um pra sala outro para o quarto !

      • Olá Thiago.
        Primeiramente preciso dizer q seu blog é tudo. Não achei nada igual pelo google. Estou comprando um ape aconchegante (leia-se pequeno rs) e vou viver aqui agora. rs
        Primeira coisa q vou fazer é o piso e gesso então já quero fazer tudo do ar condicionado.
        Minha dúvida é quanto os btus. Li q 18000 te atendeu super bem.
        Mas queria saber se seu apê é sol da manhã. Pq o meu é da tarde … No hell de janeiro RS
        Vou fazer cozinha americana idêntica a sua rsrs com aquele armário RS sonho com ele RS
        Então fui na loja pesquisar e me indicaram 24000 btus …. 😮
        E eu achando q de 10000 daria total vazão por ser uma sala pequena RS
        Não sei a metragem da sua sala… A minha tem 5.97 x 2.70. E a cozinha 4.46 x 1.72. Fora o corredor.
        Então… Sendo cozinha americana e sendo sol da tarde acha q 18000 dá vazão igual o seu??
        O rapaz da loja explicou q teria q ser 24000 para não sobrecarregar o ar… Q ele precisa descansar… Dar aquela reduzida no trabalho e bla bla blá…
        Mto na dúvida de papo de vendedor…
        Desde já agradeço a atenção e obrigada por dividir tudo isso com a gente.
        Sucesso.
        Bjao

      • Oi Ianne, tudo bem? Muito obrigado, fico feliz em saber que gostou do blog! :)))
        Bem, sobre o ar condicionado: aqui é sol da manhã, realmente, e atende bem; acredito que não seria exagero imaginar que para o sol da tarde, no nosso querido Hell de Janeiro, teria que ser algo acima de 20000 btus…
        Recomendo ver com outras lojas para ficar sem consciência pesada, mas não acho que esses 24000 estejam fora da realidade não, considerando o sol da tarde no verão!

        Grande bjo e boa sorte! 🙂
        Thiago

  41. Boa tarde!
    Muito boa as sugestões propostas.
    No meu caso ocorre o seguinte: comprei um apartamento e ele já vem com espera para 1 ar condicionado no quarto de casal (tubulação, filtro água, elétrica), porém por ser de alvenaria estrutural não posso colocar na sala, e com esse calor que anda fazendo é impossível não ter um ar condicionado na sala. me sugeriram o Bi-Split, porém como posso fazer com a tubulação, visto que não posso mexer nas paredes? Reclamei (em vão é claro) do porque não colocarem na sala e onde normalmente é o mais comum de se ter, mas nem eles sabem. Bom conto com a ajuda de vocês para que eu consiga adaptar algo na sala também.
    Abraço.

      • Infelizmente não da, pq a espera eh no quarto, além de fazer um buraco na janela teria que levar ate o quarto pelo lado de fora, o que esteticamente não permitiram. Minha intenção era fazer algo por dentro, nem que tivesse que diminuir a porta do quarto, mas não sei se da.

  42. Olá Thiago, tudo bem?
    Cheguei ao seu blog procurando uma solução pra instalar split em alvenaria estrutural e fiquei bastante satisfeita com a sua ideia. Queria saber como ficou em relação ao vidro hoje, se trincou ou continua intacto. Obrigada.

      • Thiago, tive uma solução bacana para não imobilizar a porta e não precisar furar o vidro. Como faço para enviar as fotos??

      • Thiago, você, praticamente, salvou a minha vida com esse post !! Sou muito grata ! Vi que a Alexandra fez um comentário sobre enviar fotos de uma outra solução que não precisa cortar o vidro, tampouco imobiliza a porta. Caso ela tenha te enviado as fotos, você poderia, por gentileza, compartilhar qual foi a solução que ela adotou ? Não precisa compartilhar as fotos, somente explicar o que ela fez. Mais uma vez, MUITO OBRIGADA !!

      • Comprei no ano passado um Portátil,12 mil Btus resfria um pouco.O compressor é barulhento pois tem que fazer força a mais para levar o vento frio para cima,Questão de fisica.Em tempos de valor de energia alto consome muito.Até aqui é melhor que o calor,mas o pior deles é o duto,tanto de entrada como de saída,eles são soltos e todas as vezes eles soltam em ambas extremidades.As fabricantes deveriam estar atentas a este pequeno e muito incômodo detalhe.Preferi vendê-lo

      • Ana, tudo bem? Que bom que o post lhe foi útil 🙂 A Alexandra pediu que um serralheiro fizesse uma régua para adaptar a tubulação (nesta régua, o instalador fez um furo com uma serra copo, o que diminuiu a abertura da porta, mas não impediu que se movesse).

  43. O mercado de ar condicionado no Brasil, pra mim, simplesmente, é um roubo. As dores de cabeça, desde a compra, instalação, pós-vendas e manutenção é de irritar qualquer Buda (rsrs). As fábricas entregam, muitas vezes, ao consumidor produtos defeituosos e cheio de vícios. A via sacra com as assistências técnicas leva qualquer cidadão pro hospital. A instalação custa um absurdo e muitos técnicos nem sabem o que é uma bomba de vácuo ou, pelo menos, não a utilizam. Tem que quebrar paredes, fazer fiação e criar tomadas novas, contratar Eletricista que, muitas vezes, te cobram um absurdo, etc.,Quando, finalmente, você consegue utilizar o aparelho depois de tantos desafios, aí o danado resolve parar de funcionar. Outra dor de cabeça! Tira Gás, põe Gás, troca capacitor, troca motor, etc., Mais uma facada na hora do orçamento. A estimativa, no meu parecer, é que você só consegue usar completamente o aparelho, após passar por todos esses desafios, após um ano de uso. Antes disso, é só gastar e ter dor de cabeça. Eu acho também que os fabricantes deveriam ter mais responsabilidades e incluir no processo de compra já o valor de instalação e se responsabilizar TOTALMENTE pelo equipamento e não deixar nas mãos do consumidor as “buchas” que, fatalmente, surgirão. Enfim! ar condicionado é ARTIGO DE LUXO e LUXO CARO. Acho que o velho VENTILADOR ainda é o melhor CUSTO-BENEFÍCIO.PRONTO! FALEI!

    • Infelizmente sou obrigado a concordar contigo, falta muito respeito ao consumidor! Mas felizmente, depois dos vários problemas que tive inicialmente, o ar condicionado tem funcionado mto bem. Devo solicitar visita para revisão, como precaução. Realmente são serviços caros, mas no RJ acho q são essenciais… talvez abusem justamente por isso!

  44. INSTALEI DOIS AR CONDICIONADO, UM EM CADA QUARTO, O QUE ME DEIXARAM NA PARTE EXTERNA DA CASA É PARA CHORAR, DEIXARAM OS TUBOS BEM APARENTES EM CIMA DAS JANELAS. GESSO NÃO POSSO COLOCAR. GOSTARIA DE SABER SE O MEU CASO TEM SOLUÇÃO .

    GRATA
    VERA

  45. Ola boa tarde! Thiago , por favor pode me passar como você fez o furo na porta da sacada , teve que chamar um vidraceiro ? Existe alguma tecnica especial ? Gostei muito do seu post

    • Oi Leila, obrigado! sim, chamei um vidraceiro e ele fez o serviço aqui em casa; não requer técnica especial mas precisa de muito cuidado, pois o vidro pode quebrar, e esse foi um risco que ele me apontou de antemão.

  46. Oi Thiago, parabéns pelo blog!
    Duas perguntas:
    1) A unidade externa do ar (condensadora) joga um ar muito quente na sua varanda? A ponto de ficar desconfortável para alguém ficar nela enquanto o split estiver ligado (mesmo que ninguém fique, mas só pra eu ter uma ideia). Pelo que eu percebi na foto ela está virada para a outra parede da varanda, certo?
    2) O seu dreno está solto sobre o ralo ou está colocado com a ponta dentro do ralo? Quando o split está desligado, algum cheiro ruim fica no ambiente interno?
    Muito obrigada!

    Abs
    Laura

    • Oi Laura, td bem? Obrigado. Sobre suas perguntas:
      1 – Sim! Em dias muito quentes de verão por exemplo, é impraticável estar na varanda por mais de alguns instantes. Em dias ‘normais’, fica quente, mas não insuportável. Mas esquenta sim!
      2 – Ele fica sobre o ralo; e sobre o cheiro, nunca senti qualquer tipo de cheiro desagradável por causa do sistema de ar condicionado!

      Abs!!!

  47. Thiago , quando li , pensei ele viveu tudo que vivi, com um ar portátil. O buraco no vidro esta´aqui olhando para mim. Agora vou quebrar todo o apartamento para colocar um ar decente. Acho que na sala posso fazer como você. O dreno é meu maior problema.Será que tem a resposta?

  48. Olá, boa tarde!!! vc tb salvou minha vida….rsrsrsr….eu já tinha pensado em furar o vidro mas não sabia se ia dar certo…..agora vi que dá!! Thiago me diz uma coisa: sua porta é de correr e agora não abre mais ou só não corre até o final? adorei o blog!!!

  49. E como você fez com o dreno, estou com um problema mais fácil de resolver mas meu apartamento só possui dreno em um dos quartos o que criou essa dificuldade na instalação.

  50. Olá, queria muito colocar um split no meu apê mas tbm não poderemos quebrar parede e achei a ideia da coluna de madeira genial…
    Porém, meu apto não terá sacada, onde mais eu poderia colocar a condensadora?

    • Oi Sabrina! A parte externa pode até ser colocada do lado de fora com suportes, mas muitos prédios não permitem tal instalação pois configura modificação de fachada. Se der para os fundos, entretanto, talvez seja permitido.. boa sorte!

  51. Primeiro quero agradecer a você, Thiago. Estava tentando ver um jeito de colocar o ar na sala, fui pra internet e achei sua maravilhosa dica. Eu e meu marido fizemos exatamente assim. A diferença é colocamos na parede em cima da porta, mas a tubulação ficou no mesmo canto de parede, o buraco do vidro ficou menor, mas deu super certo. Agora estamos com um problema: depois de tudo instalado, quando o pessoal da instalação foi ligar o ar, o ventilador do condensador não funcionou, agora estamos tentando resolver com a loja que compramos, vamos ver quando minha saga do ar terminará. Abraço!

  52. Parabéns pelas dicas!

    No meu caso eu já pensei de tudo para colocar um split. Mas não achei solução, pois meu ap não tem varanda para colocar a condessadora. Acho que a minha única opção será um portátil. Sem varanda, sem chances. Correto?

    • Oi Junio, obrigado! Olha, o problema do não ter varanda é que alguns condomínios caracterizam a condensadora, quando está visível, como alteração de fachada. Se esse for o caso, infelizmente acredito não ter outro jeito msm. Abs e boa sorte!

  53. Pingback: Dando Vida ao Jardim Vertical: Plantas Naturais na Decoração | a saga do apartamento

  54. Olá Tiago!
    Fiquei com uma dúvida sobre a instalação de seu ar, porque já veio um excelente técnico aqui em casa(ele instalou dois splits pra mim) e não achamos uma solução para instalar um 18000 de parede. O seu ficou de lado ou de frente na sua sala??? A pergunta se deve ao fato de minha sala não ter muito espaço para instalar de frente e o técnico disse que gastaria mais energia se fosse instalado de lado. Como ficou o seu, porque não dá para ver na foto do blog.

  55. Olá, como é ter a parte externa na varanda, muitos dizem que o calor é insuportável e quando usa o ar na sala é impossível ficar na varanda. Isso se confirma?

    • Oi Aline! Bem, fica quente sim. Mas, quando eu ligo o ar, eu pretendo ficar realmente dentro de casa, e não na varanda, então não é algo que particularmente me incomoda. Abraços!

  56. Thiago você continua satisfeito com o seu aparelho da Consul? Um instalador de ar condicionados me desaconselhou e disse que demora a refrigerar o ambiente.

  57. Estou lendo daqui na suíça sobre os problemas quando gente se quer proteger de um calor como faz no Rio.
    No meu pais faz no Inverno as vezes -20°C. Então todos os apartamentos e casas precisam ter um sistema de esquentar a casa se não morre de frio.
    Se no Rio ou no Nordeste faz 40 a 50°C ai a situação vira ao inverso quer dizer eu não compreendo os arquitetos de não respeitar isto nos projetos.
    Se a ética não funciona então tem que ter lei.

    O bom e que o Brasileiro sempre tem um jeito alias ele e campeão do mundo nesta disciplina.Graças a Deus.
    O exemplo elegante do Sr. Tiago e um ótimo exemplo de dar uma volta elegante por cima sem inferir os regulamentos sindicais.

    Eu tem uma caixa de fósforo (Apto) no Nordeste com a mesma restrição sindical e vou replicar esta ótima Ideia.
    Parabéns e um grande abraço daqui da suíça. (desculpe meu portalemão)

    • Obrigado pela mensagem vinda de tão longe, Remo. Concordo contigo, na Europa e nos EUA é impensável não ter aquecimento nas casas, e aqui, por algum motivo, tratam como “luxo”. Não é!!
      Abraços pra vc!

  58. Bom dia Thiago, estou seriamente pensando em instalar um split em meu apartamento, so que queria somente instalar na sala, e la e proibido instalar, mas sei de moradores que instalou, se eu instalar na sala vou conseguir refrescar meu quarto? o apartamento e pequeno 69 metros.?

    • Oi Luiz, olha, meu apartamento é menor que o seu, e eu acho difícil que o split dê conta do seu quarto também. O de 18000 daqui dá conta das salas e cozinha (que é aberta/americana). Os quartos precisam de refrigeração própria!

  59. Olá,sua experiência me deu uma luz para resolver também o meu problema. Também moro em um prédio de alvenaria estrutural. Moro em Fortaleza. Infelizmente meu ap não tem varanda. A suíte tem uma caixa para janeleiro. Mas ele agora está com defeito e o conserto vai sair muito caro. Vendo seu blog,resolvi fazer igual,mas vou comprar um split com condensador compacto para ficar na caixa do janeleiro. Agora o maior problema é o quarto do meu filho. Ele nãotem nem varanda e nem caixa de ar condicionado. Está com ventilador. . Como tem uma parede do quarto dele que não é estrutural e faz contato com o banheiro social,já pensei em colocar o condensador no banheiro. . Não sei se isso é possível.

    • Oi Mônica, imagino que a condensadora num banheiro vá deixa-lo completamente inutilizável, vai ficar muito quente num espaço fechado. Isso é, se ele puder de fato ser instalado num ambiente fechado…!! Imagino que não seja uma boa saída!

  60. Fala cara! Passando para deixar os parabéns pelas idéias e pelo texto! 🙂
    Aproveitando: moro numa casa pequena, tendo sala, quarto, cozinha, banheiro e área(os três últimos minúsculos para favorecer os primeiros). O quarto já possui buraco para o ar convencional e a passagem para a sala não possui porta. Você acha que posso instalar um ar e deixar a passagem aberta?
    Abraços!
    Felipe

    • Oi Felipe! Obrigado! Olha, acho que infelizmente não seria uma boa ideia, pois iria não só forçar muito o ar como também não daria vazão para o resto da casa de qq jeito, mesmo sendo pequeno! Abraço!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s