Passadeiras na Decoração

Até hoje, não tinha adotado tapetes decorativos na sala do apartamento por um simples motivo: não queria esconder meu piso. Afinal, ele foi escolhido após uma looonga e criteriosa seleção, foi um dos investimentos mais altos do apartamento, e continua me agradando demais. Sim, sou só elogios para ele! Foi uma das poucas coisas que não me deram dor de cabeça. Só que, 2 anos após ter me mudado de fato para cá, senti que estava na hora de dar uma cara nova para minha sala, e, ao pesquisar algumas ideias em ambientes decorados, cheguei a conclusão de que o tapete era exatamente o que estava procurando.

Antes de mais nada, vamos dar uma olhada no espaço exato a que estou me referindo:

IMG_9082

Esse espaço, como vocês podem ver, é composto por um estreito corredor de passagem entre o sofá e o rack, muito comum na configuração atual dos novos apartamentos. Assim, fica impraticável o uso da mesinha de centro, e, no caso de utilizar um tapete tradicional, provavelmente metade dele ficaria escondida debaixo do sofá. Não que isso fosse necessariamente um problema, mas, em muitos casos, dependendo da padronagem do tapete, você perderia o efeito estético ao esconder metade do mesmo.

Até que me veio uma ideia….

E aqueles “tapetes de corredor”? Aqueles bem estreitos e longos, sabem do que estou falando? Desses:

passadeira corredor  passadeira corredor 2

Pois então, foi aí que descobri que elas se chamam na verdade passadeiras (rs, nunca tinha ouvido serem chamadas por esse nome!), e sabia exatamente que estava chegando perto do que procurava. A primeira coisa que pensei foi, “mas será que alguém usa passadeira em algum lugar que não seja o corredor?”; mas logo depois me toquei da bobeira que tinha pensado. E daí se ninguém usa? Se me atende, é tudo que importa.

Pesquisando um pouco mais, acabei descobrindo usos diferenciados das passadeiras, como na foto a seguir.

passadeira sala

Ela pode vir delimitando espaços ou criando um corredor estético, caso da foto acima. E realmente adiciona personalidade ao ambiente.

Fui atrás então da minha passadeira em diversos sites, e vi umas padronagens muito interessantes no site da Leroy Merlin. Decidi ir a loja, para ver e sentir de perto alguns dos modelos que mais me agradaram, e lá pude confirmar que o modelo que havia visto no site era exatamente o que eu procurava para a sala.

Primeiro vou mostrar então, depois faço os comentários!

sala com passadeira

Se eu tivesse que pensar num tapete– oops, passadeira– ideal para esse espaço, eu teria pensado em algo exatamente assim. Primeiro, a passadeira o comprimento exato do sofá, o que é incrível; e coube também exatamente no espaço entre o sofá e o rack.

Em segundo lugar, observe as cores da passadeira – são exatamente as mesmas que estão presentes na sala; só que, ao mesmo tempo, devido à sua padronagem marcante, dão vida e deixam o lugar mais acolhedor.

Se você olhar na primeira foto do post, da sala sem a passadeira, poderá ver que o piso, um laminado com vincos laterais que lembram as tábuas de madeira corrida, conferem amplitude ao ambiente. Tinha medo de que esse efeito se perdesse com a passadeira, mas, como podemos ver, a passadeira também tem linhas que a cortam verticalmente, conferindo o mesmo efeito de amplitude estética.

Ou seja… estava escrito nas estrelas!!! ❤

passadeira belga tapete belga

Esse modelo específico foi importado da Bélgica, é da marca Abdalla. Novamente: comprei na Leroy Merlin, e lá tem muitos outros modelos lindos para explorar. Com certeza, você achará outros modelos em outras lojas de decoração. É muito divertido escolher; eu particularmente adoro. Tem passadeiras de diversas faixas de preço; essa em especial não foi barata, mas quando você se apaixona… você se apaixona. Era pra ser essa. E, afinal, ela será uma das primeiras coisas que alguém verá quando chegar aqui, então… vale o investimento!

Fiquei bastante satisfeito com o resultado final! Como sempre digo por aqui, às vezes um único item decorativo muda completamente a forma como o ambiente é percebido.

Bem pessoal, por hoje é só! Não se esqueçam de seguir a página da Saga no Instagram, @asagadoapartamento; lá mostro várias coisas que não mostro aqui no blog, como ambientes inspiradores e coisas úteis para o dia-a-dia.

Abraços e até a próxima!

Thiago S.

@thisardenberg

Se você gostou desse post, também poderá gostar de:

Anúncios

37 comentários em “Passadeiras na Decoração

  1. Como sempre, ótimas ideias! Adorei a solução, essa passadeira tá com muita cara de tapete! =)
    Vou dar uma olhada no site, tô precisando de algo assim para trazer mais aconchego.
    Beijos,
    Angélica

  2. Minha sala tem a mesma configuração. E eu estava pensando em comprar o tapete tradicional mesmo, mais o post renovou os meus conceitos. Quanto ao material, me parece mais fácil de limpar do que os tradicionais felpudos?

  3. Oi Thiago! Gostei da Ideia!
    Minha mãe sempre usou passadeiras em casa, hoje como ela já tem mais idade, já não usa mais por medo de cair, mas sempre conheci pessoas que fazem artesanais. Se você olhar no mercado livre vai ver várias.
    Na minha cozinha, tem um azulejo com o tema de pimenta e estou procurando uma passadeira elegante pra colocar embaixo do gabinete, assim evita respingos e orna com o azulejo. Já havia visto que a Leroy vende por metro também.
    Seu sofá é retrátil? Se sim, não embola a passadeira?
    Um beijo!
    Sueli

    • Olá Sueli! Obg pela mensagem, fica a dica para os leitores.
      Meu sofá é retrátil sim, mas a passadeira é tão fininha que dá pra puxar o sofá numa boa. Ainda assim, nas poucas ocasiões em que eu de fato uso o sofá com a chaise aberta, eu prefiro dar uma puxadinha na passadeira tirando-a da área do sofá, pra evitar que o atrito ,com o tempo, cause algum tipo de desgaste desnecessário.
      Bjs!!!
      Thiago

  4. Adorei Thiago! Você sempre traz as melhores ideias, e como estou ainda na fase da correria (a tal correria que motivou você a começar o blog, reformas, estresses, vontade de sair correndo gritando, etc :O) adoro cada detalhe que você nos mostra! Nunca comentei aqui, mas você já me inspirou muito, reformei minha varanda adivinha com qual porcelanato? Sim, o que você indicou! Espero que isso te motive a manter o blog sempre ativo compartilhando sempre suas ótimas ideias! E parabéns pelo apartamento está cada vez mais bonito, sempre renovado com um detalhe aqui outro ali. Um beijo e sucesso!

  5. O piso é bonito mesmo, não tem que ser escondido mesmo não. Mas um tapetinho só pra dar uma graça é sempre uma boa, né? Quer dizer, quase sempre… Eu bem que queria ter um tapete mas na minha casa não rola, meu marido é tão alérgico mas tão alérgico que tapete é proibido, a menos é claro que a gente queira limpar todo dia (o que definitivamente NÃO é uma opção! rs).

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br/

  6. Ficou lindão, Thiago! Lá no apê eu penso em colocar tapete, mas como vai acabar ficar grande parte debaixo do sofá, acho q poderia pensar numa passadeira tb. Na casa dos meus pais costumava ter no corredor, mas depois tiraram até hj não colocaram de novo.
    Sua sala tá linda ❤ Adoro o blog ❤

    Beijos =*
    Aline,
    morandocomele.com

  7. Realmente o piso é maravilhoso !!! Mas estamos sempre querendo mudar o visual do ambiente nao é mesmo…. O bom que depois de algum tempo é so tirar o tapete novamente…. as vezes tenho vontade de colocar tapete na sala tb, daqueles bem peludosss !!! Mas a sala é pequena ! E com gato na casa… rsrs sem chance kkk
    bjs
    Laura

  8. Nossa! A passadeira estava esperando por você. Perfeito. Seu lar, como sempre, ficando cada dia mais lindo, e dando inspirações.

    Thiago, me responda se puder por favor.
    O seu ventilador de teto, venta bem? é silencioso? é o Spirit?
    É muito difícil decidir qual comprar.
    Bjs

  9. Nossa adorei seu Blog… estava procurando uma imagem e cai na sua pagina… e me interessei pela sua saga… daqui a tres dias vou pegar as chaves do meu primeiro ape… e estou totalmente perdida… nao sei por onde começar… vou explorar sempre seu blog agora… rs Parabéns!!! acho que vou ate montar um!! bjs

  10. Olá Thiago, hoje ao fazer uma busca no google sobre instalação de ar condicionado split encontrei seu blog, e, nossa, como estou gostando!!!! Estou lendo os posts e estão sendo muito úteis! Parabéns!

  11. Oi Ti !!! sou a Iolanda de Porto Alegre,lembra? ainda estou te seguindo hehhehe,eu descobri um site bem legal,não sei tu conhece : http://www.lightinthebox.com,tem muuitas coisas beem legais,algumas são a tua cara.
    Dá uma olhada e depois me diz se gostaste.
    Bjs!!!
    Ah! e sobre a passadeira..eu tbm já uso uma assim,é ótima idéia.

  12. Oie Thiago, eu sempre acompanho o seu Blog, o seu Ap é lindo e você com suas decorações e dicas me inspira muito… Parabéns viu… bjos

  13. Bom dia Thiago! Adorei o blog! Gostaria de saber qual é a largura da sala, pra saber se dá para aplicar na minha, que é pequena també,!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s