Reavaliando a compra dos móveis planejados (Italinea)

Há muito tempo, recebo pedidos para escrever o post que os apresento agora, mas há uma boa razão pela “demora”: para realmente poder avaliar a durabilidade de móveis, a ação do tempo é necessária. Faz 2 anos e 3 meses que os móveis da cozinha e banheiro foram instalados aqui no apartamento, e, honestamente, eu ainda acho cedo para falar sobre a ‘qualidade’ e ‘durabilidade’ deles.

Afinal, acho que todos concordam que ao investir em móveis planejados (não só planejados, na verdade), que muitas vezes são investimentos bem altos, eles durem coisa de uma década.

Maaas, ainda assim, eu acho que já aconteceram alguns incidentes que são dignos de nota, e que acho que vale a pena levá-los em conta, se você está se decidindo pelo caminho a ser seguido com seus móveis. E quem sabe, mais pra frente, eu volte novamente para contar mais sobre o assunto? 😉

Vamos lá.

 

AVALIAÇÃO #11 : Móveis planejados em MDF/MDP da Cozinha Americana

EMPRESAS RESPONSÁVEIS: Italínea (Fabricante) / Bon Bini (Loja; já se encontra fechada).

TEMPO DE USO: 2 anos e 3 meses até o momento

 

Bem, a impressão geral é bem positiva: os móveis estão, esteticamente, muito bem conservados. O material (MDP) parece ser de boa qualidade, e não tive problemas maiores em relação à madeira utilizada.

pastilhas inox cozinha

Os problemas que tive de fato foram principalmente em relação às dobradiças e aos pistões à gás das portas. Quanto aos pistões, a troca foi bem fácil, eu mesmo tomei a liberdade de fazê-lo. Encontrei nesse site, o Casa do Marceneiro. Os pistões originais tinham força de 8 Kg (80N) cada, e o marceneiro recomendou que eu os substituísse por pistões de força 100kg (100N), que durariam mais. Não são caros: cada pistão desses custa por volta de R$4, e eu tive que substituir 5 deles.

pistão e dobradiça

Já as dobradiças (como dá para ver pela foto acima), deram mais trabalho. Duas dobradiças de porta arrebentaram, e as portas ficaram completamente inutilizadas. Para se ter ideia, eu tive que ficar 3 semanas com as portas desse jeito:

dobradiças quebradas

A porta da primeira foto, com pistão, inclusive arranhou o teto de gesso da cozinha. Como nesse caso a substituição requeria uma cautela maior e equipamento específico (e não manual como com os pistões), eu decidi entrar em contato com a Italínea, e expliquei a situação.

Normalmente, o correto seria entrar em contato com a própria loja onde você realizou a compra; mas, como a loja onde comprei fechou, eu recorri à fábrica. Felizmente, eles me atenderam bem e entraram em contato com o antigo dono da loja onde comprei, que atualmente tem uma loja em outra localidade. Esse também se mostrou bastante solícito (inclusive lembrou da crítica positiva que postei no blog sobre a loja – rs), e mandou um rapaz não só substituir todas as dobradiças com problemas, como também mandou regular algumas portas.

Ele me disse que isso é normal – que assim como um carro, certas peças necessitam de manutenção de vez em quando. Faz sentido. Mas, ao mesmo tempo, lembro dos antigos armários da minha mãe, que passavam anos e anos (décadas?), sem dar problema algum. Nossa realidade é diferente!

Tive uma experiência parecida com o Roupeiro do quarto, relatei essa reavaliação aqui. O roupeiro continua bonito, mas tive que trocar o trilho e o cabideiro, que eram de qualidade bem baixa. Ao contrário do que aconteceu com a Italínea, entretanto, no caso do Roupeiro eu mesmo tive que providenciar o material com um marceneiro, pois a loja Kasamix não se prontificou a prestar assistência (mesmo que o serviço fosse pago).

Móveis são bens duráveis – na teoria, pelo menos. Então é fundamental que você saiba que poderá contar com a empresa (a loja, a fábrica…) no caso de necessidade, mesmo depois do fim da garantia (e mesmo que tenha que arcar com um possível custo da visita do técnico, por exemplo). Isso vai da empresa e da relação que ela tem com o cliente. Então volto a salientar a importância de sempre se pesquisar por referências antes de fechar qualquer compra, em especial em relação à móveis planejados, com alguma loja. E não vale se guiar pela ‘marca’, tem que ser a própria LOJA, naquele endereço específico.

(Ou você pode ser a próxima vítima, assim como eu já fui, assim como centenas de outros leitores já relataram aqui no blog).

Bem, agora, 2 anos e 3 meses após ter minha cozinha pronta, posso dizer que fico feliz de ter acertado na escolha da loja. Mas espero que possa dizer o mesmo daqui a alguns anos, quando de fato poderei atestar a experiência com os móveis da Italínea.

 

 

Se você gostou desse post, também poderá gostar de:

 

Anúncios

35 comentários em “Reavaliando a compra dos móveis planejados (Italinea)

  1. Oi Thiago! Tudo bem? Eu estou na fase de orçamentos, cada orçamento um susto!…rsrs…já fiz com a Valcenter e Italinea e pretendo orçar em mais uma loja para então escolher a empresa…espero não ter problemas!!..rs Abraços!!

  2. Oi, Thiago. Adoro o seu blog.. visito todo dia para ver se tem novidade! rs
    Estou que nem você há algum tempo atrás.. comprei meu apartamento, que veio zerado, zerado e estou um pouco perdida nas contas. rs
    Você poderia, por gentileza, me informar quanto gastou no armario da cozinha e do banheiro? E nos pisos que você trocou, quanto vc gastou, lembra?
    Poderia me encaminhar por e-mail, por favor: julianamcard@gmail.com
    Muito, muito obrigada.
    Parabéns pelo blog!

  3. Olá bom dia! Realmente, um abuso ao consumidor esse tipo de situação com os acabamentos. Acho que todas as lojas deveriam fazer uma especificação do material utilizado no ato da compra (esse pistão de 8kg é um absurdo!!!)… Tudo bem que Italínea é considerada terceira linha, mas acredito ser dever da loja fazer essa especificação! Às vezes pagar um pouco a mais numa marca de maior qualidade valha a pena para se evitar essa dor de cabeça… Modulados são investimentos ‘pesados’ para o orçamento, também estou tendo problemas seríssimos com outra marca. Sucesso.

    • Oi Ursula, concordo em relação à especificação dos materiais, muito importante. E às vezes a diferença para um acabamento de qualidade maior não seria tão significativa. Agora, não tenho o que reclamar da qualidade dos modulados em si, estão por enquanto de acordo com as expectativas. E alguns leitores tem me dito que voltam assustados com orçamentos que beiram os R$10 mil só para a cozinha da Italinea. Se isso é 3a linha, quero nem saber os preços da ‘1a linha’.

  4. Olá Thiago! Tb tenho armários Italinea, e o guarda roupa tb.
    Só tenho a recomendar pois são sempre atenciosos com os clientes e tenho uma história bem longa… que nem tem haver com esses que tenho.
    Meus armários da cozinha e o guarda-roupa do meu quarto tem 7 anos, realmente esses acabamentos de dobradiças eu tive alguns problemas mas resolvi, mas não chegou a soltar que nem o seu, pois sempre que noto um meio torto vou eu com a chave philips dar uma ajeitadinha, agora meu guarda roupa na porta de canto que é quebrou mesmo mas nos mesmos compramos e substituímos o que me atormenta é as corrediças das gavetas que por ser em mdp vive soltando os parafusos (naquela época não era muito popular a corrediça telescópica). A unica coisa que faz eu me arrepender é por causa do pé direito do meu ap que tem só 2,40 ai perdi 20cm de espaço pois os modulos deles que cabiam no meu ap tem 2,20m no quarto da minha filha conheci um marceneiro ótimo e o aproveitamento do espaço foi bem melhor e a qualidade do material maior já que o dela é de mdf.
    Pra quem não tem um marceneiro de confiança eu recomendo a italinea de olhos fechados pois o material da linha pode até não ser 100% mas o compromisso com o cliente é, pelo menos conosco foi.

  5. Olá Thiago, já finalizei a compra e pagamento com a Italínea, Estou na fase de projetos e montagem. Espero não me decepcionar mesmo sabendo que muitos móveis já não tem a durabilidade de antigamente. Espero que tenham um bom acabamento, vou aproveitar para esclarecer sobre estes matérias.
    muito obrigada!

  6. Olá Thiago acabei de conhecer o seu blogue e achei super interessante esse post sobre os armários e estou passando pelo mesmos sustos com orçamentos e a indecisão por qual marca escolher, e gostaria de saber sobre as pastilhas da sua cozinha que por sinal são lindas.. Vc poderia me informar aonde encontro esse tipo de pastilhas ? Obrigada ..

    • Oi Gleici. A Italinea trabalha com os 2, e aqui alguns móveis foram modulados (como os da cozinha, por exemplo), outros montados para as minhas necessidades específicas (como os do quarto, por exemplo). Os valores não se aplicam mais, comprei há muito tempo e pelo que tenho ouvido os praticados são bem diferentes agora. sucesso!

  7. Olá,
    Eu e representantes Italínea:
    Há um ano e meio, estou tentando concluir o projeto da minha casa, com planejados Italínea.
    Vendo os vídeos e comentários na internet, desanimei.
    Não recomendo Italínea, vc terá muita dor de cabeça e desperdício do seu tempo, que pra mim é precioso. Detalhe: parece que todas as lojas representantes Italínea fecham, observem isso.
    Continuo com problemas e não sei o que fazer, já que as duas lojas onde negociei todos os móveis da casa, fecharam.

  8. Ganhamos um microondas igual ao seu(Philco), porém no manual está escrito que devemos deixar um espaço de 30cm em cima do microondas. O problema é que na divisão para microondas não sobra tudo isto de espaço, igual o que ocorre na sua cozinha. Gostaria de saber se você encontrou algum problema no seu microondas por causa disto, porque não quero colocar meu microondas em outro lugar(nem tem espaço para isto tbm, haha). Obrigada!

  9. Fiz uma compra na italinea de jaguariuna, faz 8 meses e até agora não terminaram de montar meu armário da cozinha e pra piorar a loja fechou e não estou tendo mais suporte, gostaria de saber quem poderia resolver meu problema . Estou muito insatisfeita! !! Fico no aguardo! !

    • Daniela, sugiro entrar em contato com a fabricante, a Italinea, pois eles tem responsabilidade solidária sobre as lojas que revendem seus produtos. Se não der certo, acione imediatamente a justiça e certifique-se de colocar a *fabricante* como ré, assim como a loja onde comprou. Foi o que eu fiz, mas com a New Móveis / Unicasa.

  10. Gostaria de esclarecer que italinea e Todeschini são mesma marca todos os acessórios que vem na Todeschini vem na italinea só que na Todeschini e muinto mais caro tem mais opções de cor e acessórios mais a fábrica ea mesma o material omesmo o processo o mesmo então fica a dica

    • Ótima dica Jandir! Fiz orçamento em ambas e a diferença do preço é enorme. A Todeschini tem um leque de cores maior, mas consegui uma ótima composição de cores na italinea que deixou o efeito visual ótimo. Compus Branco com uma que parece Madeira rústica.A dúvida ficou na qualidade pq parece q uma da 10 anos e outra 3 de garantia…
      Alguma diferença em material que eu deva solicitar na italinea ou é tudo igual? Me disseram que é tudo Mdf.

      Thiago, super blog! Aprendi a postar ak rs!
      Abs.

  11. Olá Thiago, sou montador e Marceneiro ja trabalhei com a linha italinea e tudo varia de acordo com a loja a qual é comercializado, onde trabalhei nunca tivemos reclamação por tratar o cliente com respeito.
    Hoje tento trabalhar por conta,(que por sinal está difícil pois tem muito picareta que se denomina marceneiro) mais está saturada esta área, mesmo quem trabalha bem perde clientes para os “marceneiros” de hoje em dia( não sei como faturam dinheiro se fazem a um preço extremamente baixo) que fazem móveis de qualidade baixa.
    Trabalho sempre com materiais de primeira linha oq garante um serviço de qualidade, mais com relação a durabilidade ai já é outra história, como dizia minha avó ja não se fazem móveis como antigamente.
    Justamente por não ter mais a mesma qualidade de antigamente que os materiais de hoje em dia não duram tanto mais com cuidados periódicos seu móvel vai durar ao menos uns 15 anos.
    Me chamo Danilo sou marceneiro em Mogi das Cruzes SP
    Meu telefone é 1196397-8196.
    Se alguém quiser um orçamento estou a disposição.
    Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s