Redecorando a sala – parte 2: Instalação das Molduras de Teto (ou ‘Roda-teto’)

Antes de mais nada: que alegria foi ler os comentários tão carinhosos aqui e no Instagram do blog sobre essa minha pequena aventura redecorando as salas de jantar e estar. Fico realmente feliz ao ver que ao lado de pessoas que estão chegando aqui pela primeira vez, há outros que estão por aqui há anos, sempre deixando uma palavra de incentivo (quando não um puxão de orelha, “posta mais, desgraça!” rs). Valeu, gente. ❤

Bem, ao assunto de hoje: Ao contrário da maioria das modificações que estou fazendo nesse momento, o tópico do dia é algo que de fato não havia antes no apartamento, mas que, aos meus olhos, fazia uma certa falta. Falo das molduras de teto, o tal do “roda-teto“.

Surgindo como uma alternativa extremamente prática e econômica às tradicionais sancas de gesso, esse tipo de moldura, que pode parecer um simples detalhe, acaba conferindo um resultado estético bem diferenciado ao ambiente; fazendo uma transição harmoniosa entre as paredes e o teto.

A vantagem das sancas de gesso, claro, é que podemos trabalhar com rebaixamento e iluminação embutida, fazendo diversos tipos de jogos de luz. Entretanto, além de ser um investimento significativamente maior, o gesso faz uma sujeira descomunal, algo que seria completamente fora de questão para mim nesse momento.

Quando conheci essas molduras em poliestireno – um material leve, que pode ganhar um acabamento super liso (sem aquelas bolinhas feias características do isopor) e que pode até ser pintado com a cor de sua preferência – fiquei encantado. O efeito estético é idêntico ao que seria uma moldura em gesso. Então, sabia que quando chegasse a hora de repensar a decoração do apartamento, iria incorporá-las.

Aqui, um detalhe de como tinham ficado as paredes novas das salas de jantar e estar, algo que falei no post anterior, sem o roda-teto:

delimitação de ambientes por cor (2)

E agora, com ele:

rodateto poliestireno k1

Como podem ver, a diferença faz uma diferença!

Agora, um detalhe mais de perto do modelo específico que escolhi:

detalhe roda-teto K1

Engraçado que eu achei que, nas paredes brancas, ele não fosse sobressair, iria praticamente desaparecer. Não foi o caso!

moldura teto decoflair

O roda-teto trouxe uma certa imponência ao ambiente que não havia antes; é um acabamento que realmente diz que prestaram atenção nos detalhes, sabe? E, como disse: sem gastar muito tempo ou dinheiro.

Toda a colocação do roda-teto (uma área de 20 metros lineares) demorou menos de 3 horas (sem sujeira! sem pó! ô glória!) e o investimento ficou por volta de R$300, já incluindo o material *e* a mão de obra. Por sinal, a instalação é tão prática que é fácil encontrar tutoriais para que você mesmo instale, como esse:

O modelo específico que usei é o K1 da Gart; gostei do fato de que ele não é muito ornamentado, são traços retos como os da minha sala; mas há também vários outros modelos interessantes, de outras marcas também.

Espero que tenham gostado 🙂

rodateto gart K1

Até breve, pessoal!

Thiago S.

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

37 comentários em “Redecorando a sala – parte 2: Instalação das Molduras de Teto (ou ‘Roda-teto’)

  1. Pingback: Redecorando a Sala – parte 1: Pintura das Paredes e Portas | a saga do apartamento

  2. só um esclarecimento: poliestireno e isopor são a mesma coisa, tanto que o nome técnico do isopor é EPS: (expanded polystirene, ou poliestireno expandido). Parabéns pelo seu blog, é muito bom! Abraço

    • Absolutamente correto! Minha oposição foi só em termos de dissociar o acabamento da moldura, que é super liso, daquela ideia de isopor como sendo aquele acabamento cheio de bolinhas, duvidoso para decoração. Valeu por reforçar, sim, é o mesmo material!
      Obrigado pela msg, abs!

      • Olá, primeiro quero parabenizar vc pelo blog e pelo extremo bom gosto, sobre o rodateto eu vou usar Santa Luzia, que é poliestireno mas não é expandido como o isopor, eu também acho duvidosas aquelas molduras de isopor, pra mim vai quebrar na primeira limpeza que eu fizer rsrsrsrs.
        Sua sala ficou muito linda, meus parabéns!

    • hahaha sorry, Bianca!
      Essa é uma questão complexa, sabe. Acho que a gente nunca para. É uma questão cíclica… as vezes essa vontade adormece, mas de repente volta com tudo! rs.
      Mas essas molduras… recomendo, hein. Bom, bonito, barato e fácil de instalar. 😉

  3. Oi Thiago,
    Obrigada pelo retorno no post do porcelanato.
    Tudo bom?
    Minha dúvida é a seguinte: coloquei rodapé branco da duraflor e precisei pintar. O serviço do pintor já acabou aqui em casa. Eu posso mandar instalar essas molduras depois das paredes e do teto já pintados?
    Se sim , depois de instalado, eu preciso pintar ou o rodateto já vem acabado?
    Por fim, tem como vc indicar a loja e o profissional? Tb sou do Rio e esse preço me agradou bastante… ( ;

    P.S. : as molduras ficaram um arraso na sua sala. Amei!

  4. Olá Thiago,
    adoro suas dicas, o apê tá lindo!!!
    Estou apaixonada pelo quadro porta rolhas, mas não encontrei na amazon. Vc tem o link? Achei alguns parecidos no elo7 e mercado livre, porém o seu é o único q tem as uvinhas, garrafa e taça… é perfeito!
    bjs

  5. Olá Thiago!
    Acompanho teu blog faz um ano, encontrei enquanto procurava fotos do laminado que eu queria aplicado num apê de verdade e desde então sempre acompanhei!
    Vi em outro post que tens uma “mini-sanca” abaixo da janela (é para a tubulação de água, certo?) – tenho este mesmo relevo no meu apê e realmente queria saber como conciliastes o roda-teto com esta sanca, pois as fotos não mostram este lado do apê.
    Outra dúvida é, aplicastes algum acabamento (por ex massa corrida e/ou pintura) sobre o poliestireno?
    Abraço,
    Denise

    • Oi Denise! Como vai? Sobre aquela sanca de gesso, passei com o roda-teto por ela normalmente; achei que não iria ficar legal se parasse nela.
      E eu deixei o poliestireno exatamente como veio, não vi necessidade de pintura!

      Abs!

  6. Olá Thiago,

    Acompanho seu blog há bastante tempo. Sempre tive vontade de colocar estas molduras no meu apto. Mas sou o desastre em pessoa quando se trata de DIY. Poderia me indicar profissional que fez o trabalho no seu apto.

  7. Olá Thiago! Me ajude (se possível) em uma dúvida/problema que está me matando! Recebi meu apartamento e minha sala tem 2,40 m de largura. Comprei o sofá, mas ele ficou um tremendo “trambolho” bem no meio. Pergunta: No seu apartamento, qual a distância do sofá e o móvel da TV? Pergunto isso, pois pelas fotos deu pra perceber que sua sala, além de bem distribuída ficou linda! Desculpa fazer essa pergunta neste post…

  8. Pingback: Redecorando a Sala – parte 3: Nova Bancada Americana | a saga do apartamento

  9. Pingback: Redecorando a sala – parte 4: Sobre Peças Marcantes, Quadros e Telas Decorativas | a saga do apartamento

  10. Olá, Thiago. Seu cantinho está cada vez mais lindo e aconchegante.
    Eu adorei o roda-teto. Você pode dizer onde comprou e o profissional que instalou, por favor?
    Beijos e sucesso.

    • Oi Ariane! Obrigado. Eu comprei o Roda-teto na loja Chatuba, de materiais de construção. Acho que tem na C&C tb! A pessoa que instalou não é especialista nisso, ele fez este dentre outros serviços aqui. É bom que fique claro! Ele atende na área de N. Iguaçu. De onde você é?

  11. Pingback: Redecorando a Sala – parte 5: Molduras na Decoraçao | a saga do apartamento

  12. Pingback: Porcelanato Madeira de Demolição | a saga do apartamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s