Redecorando a Sala – parte 3: Nova Bancada Americana

Quando introduzi essa série de posts sobre esse processo de redecoração da sala, disse que essa vontade de mudança pode ocorrer por diversos motivos – sejam eles relacionados à funcionalidade (“encontrei um uso melhor para isso”), à estética (“acho que isso traria mais destaque ao ambiente”), ou simplesmente pela nossa vontade inerente de mudar

Enquanto os dois primeiros posts da série estão mais relacionados à questão estética (pintura nova das paredes, molduras de teto), o assunto de hoje se encaixa principalmente dentro do âmbito da funcionalidade, mas, claro!, a gente pode sempre tentar unir o útil ao agradável (literalmente, nesse caso rs) e tentar aprimorar também a parte estética, no que pensamos em algo mais funcional.

Bem: gostava muito da minha bancada americana antiga, que funcionava como transição entre a sala e a cozinha. Pra quem não lembra, esse aqui é o ANTES:

bancada cozinha americana

Como vocês podem ver, a bancada era extremamente clean e discreta. Ficaria com ela por mais tempo, não fosse um pequeno grande porém: Eu. Preciso. Otimizar. Espaço (mantra dos apartamentos pequenos). Minha cozinha é pequena, e, ainda que meus móveis tenham sido planejados para tentar maximizar esse espaço,  mesmo assim… sinto falta de espaço.

Então resolvi que aproveitaria o espaço da bancada para incluir, embaixo dela, um armário. O espaço era precioso: Com 1 metro de comprimento, 1,20 de altura e 50 cm de profundidade, o armário teria espaço para guardar muita coisa. Já estava decidido, então só faltavam os detalhes de acabamento: queria algo que fugisse do tampo branco, pois já que era pra mudar, queria mudar mesmo.

Vou mostrar então algumas fotos e fazendo os comentários!

2

bancada cozinha americana madeira linheiro grigio

Como vocês podem ver – é linda! 😉 – o acabamento escolhido, chamado Linheiro Grigio (que é facilmente encontrada no catálogo de qualquer loja ou profissional que trabalha com madeira), é um tom acinzentado e todo riscado de madeira que remete muito ao piso laminado da sala (o Carvalho Dover). O fundo do armário, branco, faz com que a bancada continue em harmonia com a prateleira superior, que se manteve no lugar.

Note também, nas fotos acima, que o armário interno é 10 cm menos profundo que o tampo (o tampo da bancada tem 50cm, o armário 40cm), deixando mais confortável sentar ali.

passa prato linheiro grigio madeira

Como disse, sendo o tom bastante próximo ao do piso, a bancada funciona bem como transição entre os ambientes.

Outra coisa que podemos perceber pela foto é que a profundidade do tampo é maior que o da bancada branca original (que tinha apenas 30cm). Essa área de trabalho um pouco maior faz uma boa diferença!

bancada armario cozinha americana

A divisão interna dos armários foi pensada para maximizar todos os espaços. O armário tem portas de correr (fundamental para espaços pequenos) e, dentro dele, 1 prateleira que separa os 2 vãos de 1 metro de comprimento cada. A profundidade interna do armário é de 40 cm (o que dá pra organizar os itens em fileiras). Acima do armário, podem perceber que há outro vão, de apenas 15 cm de altura, bastante funcional: pode servir para armazenar temperos, panos de prato, garrafas de vinho, enfim, o que você quiser.

Opaaa, tem novidade no blog: Terceira parte da série "Redecorando a Sala"! 😁

A post shared by a saga do apartamento (@asagadoapartamento) on

Para finalizar, mandei fazer numa vidraçaria um vidro nas mesmas dimensões do tampo da bancada. Isso foi por experiência própria: ali, do lado da cozinha, acabamos sempre colocando algo molhado. Para proteger o tampo, quis colocar um vidro transparente, que valorizasse a beleza do padrão de madeira escolhido.

Na verdade, se repararem bem, o vidro é um pouquinho de nada menor que o tampo:

11

… o que foi pensado para prevenir qualquer tipo de acidente. A aderência do vidro à madeira se dá pelos silicones que você também pode ver na foto acima. E, claro, vidro é bem prático de limpar, o que o torna não só esteticamente agradável como também funcional.

Bem, pessoal, é isso! Fiquei super feliz com minha bancada nova, principalmente por sua funcionalidade, mas acabei amando o visual novo que ela conferiu à sala/cozinha.

cozinha americana moderna bancada madeira e vidro

Abraços e até breve!

Thiago S.

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

45 comentários em “Redecorando a Sala – parte 3: Nova Bancada Americana

  1. Pingback: Redecorando a Sala – parte 1: Pintura das Paredes e Portas | a saga do apartamento

  2. Pingback: Redecorando a sala – parte 2: Instalação das Molduras de Teto (ou ‘Roda-teto’) | a saga do apartamento

  3. Pingback: Bancada da Cozinha Americana | a saga do apartamento

  4. Thiago, acho que ficaria lindo e sofisticado tbm se na prateleira superior vc colocasse 3 luzes de led, iluminando a bancada 🙂

  5. Adorei a nova bancada. Confesso que ja estava super inspirada a fazer no meu algo parecido com a antiga (vazada, dando a impressão de amplitude), mas pensando em otimizar espaço, criar um armário é uma excelente ideia!

  6. Oi Thiago!
    Nos íltimos dias tenho vindo muito aqui sabia?
    Adoro suas idéias!
    Desde seu postb da Porta de entrada, eu encafifei q precisava tb trocar a minha…
    E seu post foi crucial pra convencer um ser chamado marido rsss
    Troquei minha porta no sábado…tb comprei um puxador lienduuuuu…agora só falta envernizar…qdo estiver pronta eu faço um post e passa lá, pq vou lhe citar, óbvio! rssss…obrigada Thiago…tenha certeza q nos seus posts, cd palavra é importante!
    Amei a nova bancada!
    Trouxe mais aconchego, além de espaço, claro…lindo esse tom de amadeirado.
    Viu Thiago…vi q seu rodapé é da mesma cor do piso…o meu tb é…e ando pensando muito seriamente em trocar por um branco e alto, vc nunca pensou nisso? Acho q no seu piso o branco traria um baita destaque hein?! Olha eu dando idéia $$$$ rssss
    Amo seu ap….na blogsfera, acho um dos mais bonitos e personalizados…prova q ao contrário do que muita blogueira prega….não é pq uma casa tem móveis planejados, q necessariamente tenha cara de showroom, taí o seu q não deixa mentir…cd detalhe diz muito sobre você…
    Parabéns e por favor continue nos estimulando com “A Saga do Apartamento”

    Abraços!!!

    • Oi Katia, que bom ver que você continua por aqui! :))
      Com certeza vou querer ver sim, fiquei curioso agora. Está satisfeita com o resultado? É o mais importante!
      Sobre o rodapé: sim, pensei nisso desde o início, na época da instalação do piso, mas a diferença de preço era muito significativa entre um e o outro, e como na época eu estava tendo muitos gastos, preferi o rodapé acompanhando o padrão do piso. Realmente o branco é lindo e dá bastante destaque, e hoje tem até soluções mas em conta como os rodapés em poliestireno… é algo pra se pensar no futuro, quem sabe? 😉
      Muito obrigado pelas palavras carinhosas,fico muito feliz de ter leitoras como você por aqui.
      E sucesso com seu blog tb sempre!

      abs!!

  7. Ficou muito melhor mesmo!!! Eu só tenho uma sugestão, que eu acho que poderia ficar mais bonito, que é fazer o bisotê no vidro, pois iria dar um acabamento melhor…mas mesmo assim ficou lindo! Espaço é realmente muito precioso pra gente que mora em apartamento!
    bjuss

  8. Ficou show, isso ai ap pequeno cada buraquinho tem que ser aproveitado. 😉
    vem conhecer meu blog comecei agora. Abraços
    tbhttp://wp.me/p67LEo-h

  9. Estava pensando em fazer o mesmo na minha cozinha e agora decidi 🙂 Vou colocar armários onde era bancada inspirados nos seus! rs Ficou lindo e funcional. Você pode dizer em qual loja fez a bancada?
    Obrigada!

  10. Olá Thiago! Parabéns pela nova bancada!
    Estou escolhendo o piso do apartamento e cheguei ao seu blog procurando sobre laminados… Você mantém a mesma opinião sobre o piso desde o ultimo post a respeito dele (2013)?

  11. Oi Thiago, tudo bem ??
    Minha cozinha é super parecida com a sua e achei muito legal essa ideia, porem tenho um espaço de um metro e quarenta e não sei se conseguiria colocar essa bancada… Qual o tamanho do do seu espaço? Fica quanto espaço livre para passagem ??
    Muito obrigada!! bjs

    • Oi Thalita, tudo bem? Olha, aqui, a bancada tem 1,00 metro e sobram 0,80 cm de passagem. Com 0,40, dá pra passar, mas ficaria estreito e não sei como ficaria esteticamente. Talvez a solução seja reduzir a bancada? Colocar com 0,90, para que sobrem no mínimo 0,50… Talvez seja uma ideia. Abs.

  12. Pingback: Redecorando a sala – parte 4: Sobre Peças Marcantes, Quadros e Telas Decorativas | a saga do apartamento

  13. Pingback: Redecorando a Sala – parte 5: Molduras na Decoraçao | a saga do apartamento

  14. Oi Thiago, tudo bem ?
    Ficou bem legal a bancada, qual material foi utilizado (mdf, mdp, madeira pura), e como ela foi fixada (parafuso direto na parede/chão ou algo com cimento/massa) ?

    Um abraço

  15. Estou para fazer uma com 40 cm de profundidade voce acha QUE fica bom ??? Depois Irei fazer um armario parecido com o Seu,mas Menor ins 30 de profundidade,

  16. Estou fazendo uma bancada com 40 cm e no futuro quero fazer um armario de 30 cm, voce acha QUE ficaria boa a bancada com 40 cm, a SuA tem 50 pelo o que eu li, certo.

  17. Adorei a idéia, Thiago. Sua cozinha é muito parecida com a minha e tb quero aproveitar esse espaço com um armário.
    Vc mandou fazer esse armário? Qual seria o valor, mais ou menos?
    Se estiver em São Paulo, poderia nos passar o contato?

    • Oi Anne! Obrigado. Sou do RJ. Mandei fazer com um marceneiro, e ele ficou por volta de 1000. Acredito que vc tb consiga algo nessa faixa de preço, mostre as fotos para um marceneiro como referência. Abs e boa sorte!

  18. Como sempre vc arrasa…. sou apaixonada por seu ap, vou copiar muitas ideias, o meu futuro ap e bem parecido com o seu, e nao imaginava quamta coisa legal da p fazer… Parabéns seu cafofo é lindo.

  19. Comprei uma mesa de madeira e tive a mesma idéia que você pra fixar o vidro: as tais bolinhas! Mas ainda assim o tampo “anda” mesmo que pouco e isso me incomoda muito! Será que as que comprei são de qualidade inferior? Seu tampo corre, mesmo que pouco? Tive que colocar várias na mesa toda em volta e no meio, porque o tampo envergava se colocássemos peso no meio da mesa enquanto as bolinhas estavam apenas nas bordas, ficou feio no final das contas 😦

    • Olá, tudo bem? Olha, por aqui, o tampo não fica ‘sambando’ não, mas ele também não fica completamente imóvel. Só que como o vidro fica encostado numa paredinha, dá uma segurada extra! Tem dessas bolinhas em diversos tamanhos, por que não tenta uma com circunferência maior ao invés de várias? Abs, boa sorte!

  20. Pingback: Porcelanato Madeira de Demolição | a saga do apartamento

  21. Olá, parabéns pelas escolhas, ficou tudo lindo! Qual a milimetragem do vidro escolhido p tampo? Me sugeriram de 6mm para minha mesa mas achei grosso demais, pensei no de 4mm, qual o de vocês?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s