Redecorando a sala – parte 4: Sobre Peças Marcantes, Quadros e Telas Decorativas

Pode observar: quando a gente entra num ambiente pela primeira vez, nosso olhar costuma ser magneticamente atraído para a direção de um quadro ou tela decorativa, e não é por acaso.

Na composição do ambiente, o quadro geralmente tem um espaço privilegiado, bem no meio da sala de estar ou de jantar. Ele muitas vezes se encontra no que chamamos de ponto focal, e, justamente por isso, pode ser uma oportunidade fantástica para se mostrar um statement piece, termo comum usado na língua inglesa que descreve algo que deliberadamente chama a atenção, seja porque foge do lugar comum, pela beleza singular, ou pela mensagem que transmite. Vou identificá-lo aqui como Peça Marcante – uma peça que pode ser qualquer item decorativo: uma cadeira feita de retalhos, uma poltrona em estilo provençal, um simples centro de mesa exótico… que tem o poder de capturar o olhar e a atenção de quem a vê. Marcante.

Idealmente, ela se integra ao ambiente, complementando-o (seja ele consoante ao resto da decoração ou deliberadamente contrastante) e dizendo algo que tem a ver com o estilo que você quer imprimir ao ambiente ou sua personalidade.

Bem. Quando mudei as cores das paredes na redecoração da sala, me deparei com um problema: a cor nova de uma delas mostrou-se mais intensa do que eu previ:

parede sala de estar verde cinza Coral Pinheiro Inglês

… sim, gostei muito do resultado, mas achei que se eu trouxesse essa mesma cor – mais fechada – para a parede do sofá também, iria deixar o ambiente pesado. Então resolvi pintar a parede do sofá de branco, como forma de de neutralizar a cor mais forte e deixar o ambiente equilibrado.

Esse não era meu plano original, e não fiquei totalmente feliz com o branco: ainda por cima, achei que minha tela antiga (que era preto & branco) ficava muito apagada na parede. Era essa a tela:

tela com luzes LED

Depois que a parede tornou-se branca (na foto acima, a parede ainda estava cinza, como era antes da redecoração da sala), senti que precisava de mudar o quadro, pois faltava algo ali: vida. E para dar vida… nada melhor que cor.

Eu sabia que, o que quer que entrasse ali – fosse uma paisagem ou algo abstrato; uma pintura ou uma fotografia; fosse o que fosse – precisava ter muita cor. E foi assim que comecei a procurar, com esse filtro principal em mente.

Olha, há muitos quadros bonitos por aí, mas é difícil achar um que realmente capture alguma coisa além do “ah, gostei”. Procurei por lojas físicas de quadros e nada me encantou; resolvi então buscar algo na infinidade de possibilidades da internet. Vi muita coisa legal em sites diversificados como o Elo 7 (que inclui reproduções originais, por encomenda, de artistas interessantes), o All Posters (site em português, mas os pedidos vêm dos EUA e podem ser taxados; infinidade de possibilidades, há tudo o que você pode imaginar) e o AliExpress (o famoso site da China; sabendo procurar você acha coisa bem interessante com bons preços, também sujeitos a serem taxados pela Receita).

Durante essas buscas, fui salvando algumas imagens que me chamavam a atenção; mas uma em especial tinha algo que sempre capturava meu olhar: me fazia querer olhar para ela. Por algum motivo. A tal da peça marcante.

Resolvi arriscar e, 1 mês e meio depois da compra… aí está a tela dando a vida que eu procurava na sala:

tela com flores moderna sala

tela floral

A tela é pintada à mão e traz uma explosão de cores muito bem vinda ao ambiente. Eu sentia falta de algo assim, mais alegre, uma vez que meu apê é repleto de tons mais sóbrios (pois não cansam, ampliam ambientes, e claro, são elegantes). Entretanto, foi só agora, com a parede branca, que essa necessidade ‘gritou’.

Gostei muito do fato da tela ter essa textura:

tela colorida quadro sala

… que dá um ar meio caótico à pintura, meio despretensioso, e, ao mesmo tempo, um pouco mais ‘artístico’ do que seria uma pintura ‘perfeitinha’.

E outra coisa, sob o reflexo da luz do dia, a tela fica completamente diferente, quase que em 3-D, as flores ‘saltam’ aos olhos. Tentei capturar:

tela texturizada colorida

… e amei esse resultado inesperado.

E pela manhã cedinho…

luz da manhã invadindo o apê… 🙂

A post shared by a saga do apartamento (@asagadoapartamento) on

Comprar na internet tem disso: você nunca sabe exatamente o que vai receber, ainda mais quando são peças pintadas à mão, uma nunca vai ser igual à outra. Eu dei sorte dessa vez de ter ficado super contente com o resultado final na parede, ainda que a tela que eu comprei aparecesse no site bem diferente.

O link para a loja do vendedor está aqui.

Ah, outra coisa: comprando em sites, na maioria das vezes, as peças vem em tubos, enroladas; e aí cabe a você, depois, esticá-las colocando chassi (no caso das telas) ou emoldurá-las de acordo com sua preferência (caso dos quadros) – o que pode encarecer bastante a peça (Comprar em lojas tem essa vantagem, o preço já é final).

E aí, gostaram? Acho que encontrei minha peça marcante! Escolher algo a dedo, entre tantas opções, é quase que apostar; mas quando dá certo, é muito gostoso. Aquela peça específica está ali porque ela te disse algo.

Então, queridos e queridas, minha ‘redecoração’ está quaaase acabando… só faltam alguns pequenos- mas notórios- detalhes que quero acertar antes de dizer, “that’s all, folks!“. Tem sido maravilhoso voltar a escrever aqui e já estou quase ficando com saudade! 🙂

Até breve!

Thiago S.

Se você gostou desse post, também vai gostar de:

Anúncios

66 comentários em “Redecorando a sala – parte 4: Sobre Peças Marcantes, Quadros e Telas Decorativas

  1. Pingback: Quadro PRADA Marfa | a saga do apartamento

  2. Pingback: Quadros para o Corredor | a saga do apartamento

  3. Pingback: Tela com luzes LED | a saga do apartamento

  4. Pingback: Redecorando a Sala – parte 3: Nova Bancada Americana | a saga do apartamento

  5. Pingback: Redecorando a sala – parte 2: Instalação das Molduras de Teto (ou ‘Roda-teto’) | a saga do apartamento

  6. Pingback: Redecorando a Sala – parte 1: Pintura das Paredes e Portas | a saga do apartamento

  7. Eu sou suspeita né Thiago??!!
    Amei claro!!!
    Compraria uma igualzinha aqui pra mim…só não vou comprar pra não ficar tanto uma cara de cópia rssss…afinal, num é possível q eu não tenha um pingo de originalidade kkkk
    Sabe…acho q a gente nunca termina de decorar…principalmente qdo a gente gosta de fazer isso…
    Sempre vamos ter um olhar diferente pra uma mesma coisa e aí surge a vontade de mudar td de novo…
    Acho isso super motivador, adoro…fora q a gente aprende um pouco mais a cd mudança…e pq não dizer, às vezes, tb erramos…mas td isso faz parte do processo!
    Seu ap transmite algo muito gostoso…uma calma, serenidade, frescor, aconchego…é realmente muito acolhedor.
    Parabéns!!!
    Abraços e num demora pra postar pq vir aqui é tomar um cházinho de inspiração logo de manhã e ficar pronta para o dia q te espera! 😉

    • Oi Katia! Você sempre me deixa feliz com suas mensagens ❤
      É exatamente isso: a gente nunca termina de decorar. Em algum momento nós sentimos aquela sensação de "dever cumprido", mas logo aparece uma coisinha… rs
      E sinta-se livre para "copiar" hahaha, eu compartilho é para dar ideias mesmo, mas ao mesmo tempo eu te entendo: também acho legal encontrar algo "do nada" e testar para ver como vai ficar. De algum jeito, quando dá certo, a vitória é um pouco mais "nossa"!
      Obrigado pela mensagem e até breve. Boa semana!

  8. Olá, Thiago! Acompanho seu blog tem tempo e já peguei várias dicas nele! Penso em colocar cortina romana na minha sala e gostaria de saber sua opinião sobre a manutenção/limpeza dela. Abraços.

  9. Olá!!! Então, amei suas mudanças no apê, ficaram maravilhosas! TB sou do RJ e estou à procura de um marceneiro, preciso muito de um! Poderia me passar o contato do seu? Agradeço!

  10. Olá Thiago, sou nova por aqui e amei seu apartamento, tudo muito lindo e de muito bom gosto. Adorei como voce escreve, parabéns !!!
    Vou usar como inspiração no meu pequeno apartamento. Beijos

  11. Olá… eu sei que não é o tópico do post, mais eu queria te fazer uma pergunta, rsrsrs
    Quando vc mudou para o apartamento a maçaneta da porta da frente era daquelas comuns, e passado um tempo vc acabou trocando por um puxador. A pergunta é a seguinte: vc precisou trocar o sistema de dobradiças para instalar esse puxador? e a fechadura, é daquelas em rolete?

  12. Oi! Eu aqui de novo, desculpe incomodá-lo, mas é que estou precisando urgentemente de um marceneiro aqui no RJ e só me aparece pérola pela frente, profissional está cada vez mais escasso. Por favor, poderia me enviar o contato do seu? Meu e-mail é danielle_tuti@yahoo.com.br. Aguardo seu contato o quanto antes e já agradeço pela gentileza.

  13. Prezado Thiago,
    Parabéns pelo post.
    Li em outro ponto do blog que a estrutura do seu edifício é do tipo de alvenaria estrutural e não permite modificações, furos em paredes.
    Mas fixar objetos na parede com bucha e parafuso é permitido? Existe alguma restrição ? Por exemplo, os armários da cozinha e banheiro foram fixados na parede com parafusos?
    Vc aplicou as pastilhas sobre o azulejo original ou removeu primeiro para depois assentar as novas pastilhas?
    Quais são as limitações em um prédio com alvenaria estrutural ?
    Agradeço sua atenção.

    • Oi Guilherme, tudo bem? Obrigado!
      As restrições que nos informaram foi em relação à abertura de vãos e buracos nas paredes, mas as mesmas não se aplicam à parafusos e pregos. Imagina não poder pregar um quadro ou armários?!
      As pastilhas, assim como todos os revestimentos, foram aplicadas sobre o original.

  14. Pingback: Redecorando a Sala – parte 5: Molduras na Decoraçao | a saga do apartamento

  15. Eu simplesmente amo esse blog! Me deu tantas ideias inspiradoras, tem tanta magia, tanta coisa legal. Sigo há algum tempo mas nunca comentei. Simplesmente amei a loja de quadros, coisa maravilhosa, muito obrigada por compartilhar conosco!

  16. Olá Thiago, boa tarde! você tem muito bom gosto! Amei o quadro :-), só uma dúvida… você comprou só a tela? como fez para transformar em quadro? comprou alguma madeira e a cobriu com a tela?

    • Oi Lucilene, isso mesmo; compra-se a tela, e depois eu levei numa loja de quadros para que fosse esticada e colocada no chassi de madeira. Recomendo pesquisar preços, pois fui em lojas que me cobraram de R$80 até R$250 pelo mesmo serviço. Abs!

  17. Olá, adoro o seu blog.
    Ficou maravilhosa a sua sala. Visitei o site da tela hoje e fiquei muito tentada a comprar, mas tenho uma dúvida: vem só a lona pintada? Qual o custo para deixar como um quadro? O preço da tela está bom, mas fiquei com medo de ficar muito caro o produto final. Bjsss, aguardo a sua resposta. Parabéns

  18. Olá Thiago. Parabéns pelo bom gosto e gentileza em suas respostas. Estou me aventurando em mudar o tom das paredes da casa da minha irmã que está em viagem. Pensei em pintar tudo de branco, usar a cor pinheiro inglês como vc usou e a vale do deserto em outra parede. Assim daria um contraste bem bacana, bem harmonioso. Vc está falando bastt do quadro (lindíssimo), mas fiquei encantada com as caixinhas em cima da TV. Simplesmente, o máximo. Vc poderia indicar-me onde as comprou? Desde já mto grata pela sua atenção. Um abraço. Claudia (Sâo Paulo, aprendiz de decoração).

  19. Pingback: Inspiração em Papel de Parede | a saga do apartamento

  20. Olá, Thiago! Estou terminando a reforma do meu apartamento, e suas dicas foram essenciais! Estava muito perdida no começo: pouco espaço, acabamento da construtora muito ruim, sem saber por onde começar…afff
    Mas encontrei seu blog e fui me acalmando e vendo que todos passam pelas mesmas aflições, rsrs. Obrigada por compartilhar conosco suas ideias, não imagina como me ajudou! Abraços 😀

    • Oi Luciana! Que bom que me escreveu, de verdade: eu realmente escrevo para compartilhar esse tipo de conhecimento, pois lembro bem do quão difícil é esse processo Às vezes! Mas tb pode ser muito gostoso, pode acreditar. Sucesso, viu? abs

  21. oi Thiago, amei esse quadro e há tempos estou ensaiando em comprá-lo, agora decidi (pena que só fiz isso após o aumento do dólar). Queria saber qual foi a medida que vc comprou pois estou em duvida de qual seria melhor tamanho. Obrigada

  22. Pingback: Portas Coloridas na Decoração | a saga do apartamento

  23. Pingback: Porcelanato Madeira de Demolição | a saga do apartamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s