Se você está fazendo obras ou decorando, há uma enorme probabilidade de que, em algum momento, algo saia diferente do que você estava esperando. Enorme mesmo. Só que uma coisa que aprendi aqui, com o apartamento e com o blog, é que às vezes cabe a nós usar essas adversidades em nosso favor.
Por exemplo: há alguns anos, falei aqui no blog sobre o fato de que o pintor tinha deixado para fazer certos retoques na pintura das paredes para depois. E o que aconteceu? Todos esses retoques posteriores deram uma diferença significativa na pintura, que ficou super aparente em alguns lugares. Aí bate aquele momento de fúria inicial, e, em seguida, a gente tem que parar e pensar: tá. e agora?
Um dos lugares onde o retoque ficou bem aparente foi em volta da tomada da sala de estar – algo que, pela posição estratégica, estava me deixando louco, pois toda hora eu olhava para lá. Só que aí tive uma ideia – pensei que talvez, se eu emoldurasse o erro, talvez ele poderia simplesmente… desaparecer.
Vejam do que eu estou falando:
À esquerda, a diferença grosseira na pintura; à direita, uma moldura branca que, posicionada bem ali, fez tal diferença na pintura de fato sumir. E o interessante foi que todo mundo que veio aqui achou a ideia ‘divertida’, ‘charmosa’. No fim, é isso que faz a diferença na decoração: saber lidar com esses problemas que sempre aparecem, e, se precisar contornar um erro, fazer parecer que era tudo intencional, que essa era justamente sua ideia desde o princípio.
Acabou que eu me acostumei tanto com essa moldura ali que agora, na Redecoração da sala, eu achei estranho quando ela saiu. Como eu disse no post anterior, eu pintei essa parede de branco… e lá se foi a moldura.
Mas acabou ficando um vazio incômodo ali, e eu entendi que a moldura já era parte integrante do ambiente, e precisava retornar, adaptada: dessa vez, não poderia ser uma moldura branca, afinal, a parede já era branca. Fui buscar no quadro novo da sala a inspiração pelas cores, e, alguns dias depois, eis que tinha algumas novidades para finalizar a sala.
Lindezas, não? Todas elas foram produzidas em resina e são bem resistentes. Os detalhes são incríveis. A moldura que escolhi para substituir a branca foi a maior, que tem esse tom de azul bastante vivo e um estilo provençal, auxiliando o novo quadro da sala em sua função de conferir um pouco mais de vida à parede totalmente branca.
Como disse antes e vocês podem ver, tomei o cuidado de escolher uma cor que estava presente no quadro para que a composição ficasse esteticamente agradável. E o mesmo vale para as outras molduras:
Comprei essas outras pois resolvi ampliar a ideia das molduras na decoração, usando de outras formas. Isso não é nenhuma novidade: as molduras vazias ganharam espaço na decoração de quem está buscando algo diferente para conferir personalidade a algum espaço vazio ou dar destaque a algum detalhe específico.
As opções são inúmeras e o que impera, no fim das contas, é a sua criatividade. Aqui no apê, resolvi brincar com as molduras de duas outras formas.
Uma delas foi em cada porta branca do corredor- a do banheiro e a dos 2 quartos- , que ganhou uma moldura provençal em cor diferente. O resultado estético é interessante porque traz uma descontração e um ar despretensioso mas que, ao mesmo tempo, não deixa de ser elegante, pois as molduras são bem bonitas e bem trabalhadas.
E claro, como o corredor todo é branco e as portas são brancas, as molduras ali, sem causar muito, dão uma quebrada nessa brancura de uma forma interessante.
E por último usei uma outra moldura, feita sob medida, de uma forma que seeempre tive vontade: tomando como referência um dos meus seriados mais queridos…
… Friends, obviamente! A clássica moldura em volta do olho mágico. Eu simplesmente amei o resultado na porta. No original, a moldura era amarela, mas a porta era roxa, o que dava um belo contraste. Aqui, como a porta é branca, decidi optar por algo entre o laranja e o vermelho (adivinhem aonde a gente também encontra essas cores?) para enfatizar o contraste.
Como as molduras estão presentes de diversas formas, tomei cuidado para que em nenhum ambiente elas ficassem brigando entre si. Nada over. Assim, quando você vê uma delas, você provavelmente não está vendo outra. Quem entra no apartamento só vê a moldura perto do quadro; uma vez que esteja sentado na sala de estar, apenas a moldura da porta deve estar no seu campo de visão. E só quem vai em direção ao banheiro ou aos quartos verá as molduras do corredor.
Nesses 4 anos de blog (completados essa semana! ❤), também aprendi que são detalhes como esses que sempre fazem uma diferença significativa na decoração, especialmente quando pensamos um pouco sobre eles. Às vezes, por incrível que pareça, mais que aquela mesa de jantar belíssima que você tanto sonhou, o que vai ficar na lembrança da sua visita (ou do seu leitor rs) pode ser aquele detalhezinho tão simples mas que foi usado de forma original e inusitada. E acho isso simplesmente fantástico!
Espero que tenham gostado, pessoal.
Abraços e até…
Thiago S.
P.s.: Comprei todas as molduras desse post no Mercado Livre, você acha coisas super interessantes e criativas por lá.
Se você gostou desse post, também vai gostar de:
- Redecorando a Sala 1: Pintura das Paredes
- Redecorando a Sala 2: Roda-Teto
- Redecorando a Sala 3: Nova Bancada Americana
- Redecorando a Sala 4: Peças Marcantes, Quadros e Telas
Pingback: Redecorando a sala – parte 4: Sobre Peças Marcantes, Quadros e Telas Decorativas | a saga do apartamento
Pingback: Redecorando a Sala – parte 3: Nova Bancada Americana | a saga do apartamento
Pingback: Redecorando a sala – parte 2: Instalação das Molduras de Teto (ou ‘Roda-teto’) | a saga do apartamento
Pingback: Redecorando a Sala – parte 1: Pintura das Paredes e Portas | a saga do apartamento
Pingback: Retoques na Pintura das Paredes: Erros e Acertos | a saga do apartamento
Às vezes são os pequenos pormenores que fazem a maior diferença nas nossas casas.
As molduras são todas lindas. 🙂
Beijos.
Ana Silva.
Com certeza, Ana. Obrigado, bj!
Sempre observando os mínimos detalhes… sempre dedicado a tornar o espaço bonito e funcional… você é sem dúvidas uma imensa inspiração! Adoro visitar seu blog. Simplesmente ADORO! P.S: Por favor… fale um pouco mais sobre o porcelanato.
Oi Samanta, tudo bem? Obrigado! Fico muito feliz. O que você queria saber sobre o porcelanato?
Tem algum loja on line que encontro esse tipo de moldura para comprar? Adorei a ideia.
Oi Cléa, comprei todas online! O link está no finzinho do post. Abs!! 🙂
Obrigada Thiago. Não tinha observado…Achei!!
Q criatividade…. adorei…
Eu comecei a obra agora e ja conteceu de tudo kkk
abs
http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/
hahaha é assim mesmo, Stella! Força, que no final tudo dá certo! abs!
Ficaram lindas Thiago, todas elas…a q eu mais curtí foi a maior, azul turquesa! A composição quadro, moldura, sofá e almofadas, ficou td de bom!!!
Parabéns pelos quatro anos de blog…o niver é seu, mas o presente é nosso !!!
E é verdade qdo vc diz q as visitas ou mesmo os leitores, observam os detalhes…já aconteceu muito de eu fazer uma postagem de um determinado produto e o comentário ser voltado pra outro q num tem nada a ver com o post e q tb nem me preocupei deste sair bem na foto…mas foi justamente o q a pessoa reparou…engraçado isso né?!
Mas o q acontece é q alí o leitor ou mesmo o convidado, não está só lendo a sua postagem ou te visitando…está alí, descobrindo um pouco mais de ti através das suas coisas…é a decoração falando por vc…
Pra variar, adorei td…obrigada pela enxurrada de inspiração! Bjks!!!
Oi, Katia, obrigado pelas palavras carinhosas! Isso que você falou é fundamental, “a decoração falando por vc”: acho que quando a gente consegue imprimir nossa personalidade de fato na decoração, acho que isso é um super bom sinal. Foi algo quem sempre tentei fazer, e que você também faz super bem.
Obrigado novamente e bjo grande!
Olá Thiago!
Super bacana a sua ideia.
É preciso ter criatividade para decorar um lar, e isso você tem de sobra!
Bjos, até mais!
Obrigado, Aline! :)) Até mais!
Amei a sua ideia de colocar as molduras em volta das tomadas, ficou mega legal, dando um ar super diferente na decoração, aquela moldura azul ficou perfeita para a decoração da sala. Parabéns.
Beijinhos
http://www.quemcasaquercasaouap.com.br/
Obrigado, Monique! Também fiquei feliz com o resultado! :)) Bjos!
Parabéns Thiago, muito bom seu blog e lindo seu apartamento, principalmente a sala de jantar e a entrada, de muito bom gosto. Li todo seu blog. Sucesso!
http://reformaeleituranoape.blogspot.com.br
Muito obrigado, Simone! Bj e sucesso pra vc também!
Thiago, primeiro de tudo, parabéns! Sei que já deve ter recebido milhares de elogios pelo blog, mas depois de passar horas e horas lendo praticamente todos os posts, não podia passar sem comentar (até procurei um e-mail pra te mandar, pq o comentário vai ser meio longo hehe).
Encontrei o blog pois estava procurando informações sobre ar condicionado portátil e o seu post sobre esse assunto me chamou atenção pra ler o blog desde o início, me surpreendendo a cada novo post.
Hj eu moro no interior de SP, mas estou de mudança pro RJ e fiquei me imaginando passando por muitas situações que vc passou (com MUITO menos criatividade e bom gosto com certeza…)
Já anotei várias dicas e com certeza vou utilizá-las quando precisar! Parabéns novamente, boa sorte e felicidades!
Oi Renato! Muito obrigado pela mensagem! Te respondi por e-mail… 🙂
Gente…! Vc simplesmente arrebenta! Escreve muitíssimo bem, de uma forma clara, coesa, concisa e mega inteligente. Poucos, digo pouquíssimos (haja superlativos p t elogiar rs) conseguem ter esse contato tão próximo, fazendo que o leitor se sinta dentro do contexto. Simplesmente um luxo o seu ap, de um bom gosto incrível… Lindo… Realmente parabéns. Bjs e mais bjs😉
Oi Ana Paula! Puxa, super obrigado por sua mensagem, fico feliz mesmo que se sinta assim. Bjos! 😀
Ah… Esqueci: Parabéns pelo niver do blog! Vc merece, não só pelo carinho e preocupação em querer passar sempre o seu bom gosto e sofisticação, como também como pessoa e Design.
Bjs!
\o/ Obrigado!!! :)))
Como faço para achar uma tela assim? Obrigada
Oi Sandra! Dá uma olhada nesse post, tem o link da loja onde eu comprei! abs
Pingback: Porcelanato Madeira de Demolição | a saga do apartamento