Festa de 30 anos | Planejamento, Decoração e Cardápio

Chegou o dia: 

friends why god why

…só que bem diferente do nosso querido friend Joey, eu estava super empolgado pra fazer 30 anos e resolvi  – ao contrário do que acontece geralmente nos meus aniversários – que era motivo suficiente para celebrar fazendo uma pequena reunião. Pô, são 30 anos, cara! A idade do sucesso! (ok, é filosofia de De Repente 30, então vamos torcer, né? 😉

Bem, a última vez que falei sobre decoração de festa aqui no blog foi há mais de 3 anos, quando abri as portas do apartamento para meus amigos pela 1a vez e escrevi as duas partes do meu Open House (parte 1 e parte 2). Ou seja, já faz bastante tempo, então tive que reler minhas próprias anotações e buscar outras fontes para elaborar a festa. Até porque uma festa de trinta anos é bem diferente de um open house!

Como muito já foi escrito em relação a isso em diversos blogs, o que vou fazer nesse post é falar sobre algumas ideias específicas que tive em relação à festa. Falarei principalmente sobre ideias que adaptei ou ideias personalizadas da minha comemoração a fim de expandir um pouco o que já foi escrito por aí. Todo o planejamento e decoração do salão ficou por minha conta, e algumas pessoas próximas me ajudaram com os comes e bebes, mas tudo foi feito sem ajuda profissional.

Vamos lá?

Em termos de decoração, eu tinha claramente em mente a imagem do que eu queria que fossem pontos focais no salão:

.

O Painel de fotos

Em primeiro lugar, eu sabia que precisava de um painel de fotos formado por momentos que foram divididos com cada um dos convidados da festa ao longo dessas 3 décadas.

Busquei algumas possibilidades de como executar essa ideia na internet e encontrei inspiração em fotos de festa de casamento; me inspirei nelas para fazer meu painel de fotos, adaptando para o contexto de uma festa de aniversário e, no fim, ficou assim:

Ao convidado chegar ao salão, foi provavelmente a primeira coisa que ele ou ela viu! Notem também que coloquei um pisca-pisca no cachepô com a pequena árvore de bambu ao lado do painel, o que ajuda a chamar ainda mais atenção para ele e confere um clima intimista.

O painel é artesanal, foi montado por mim: primeiro, fiz a seleção de fotos e mandei revelar no tamanho 15×21, em preto e branco, com margens. Em seguida, cada foto ganhou uma ‘moldura’ preta com papel cartão; por fim, a fita dourada foi colocada na parede como forma de unir as fotos esteticamente.

Uma outra coisa que resolvi fazer em relação ao painel, que foi adaptada para minha festa, veio em mente enquanto eu estava organizando as fotos:“Já que essas fotos foram feitas especialmente para a ocasião, não seria legal se no fim da festa eu desse para cada um dos convidados o cartão com a foto em que eles se encontram?”

Então eu montei o painel de forma que cada cartão pudesse ser facilmente destacado depois (eles foram colocados na parede com fita dupla face), e entreguei a cada um dos convidados. Posso lhes dizer que as pessoas ficaram super tocadas com a lembrança – simples, porém significativa.

.

O “Trintão”

A segunda coisa que tinha em mente como ponto focal era colocar, atrás da mesa do bolo, um número 30 enorme, com aqueles balões metalizados. Algo bem festivo, que acredito que transmite minha atitude ao chegar aos 30. Não é simplesmente um 30… é um trintão! (tanto que acabou virando a hashtag da festa, #TrintãodoThi, hahaha)

painel 30 anos números metalizados

Notem também que os números ficaram centralizados entre os balões e os arranjos,  que formaram uma espécie de moldura visual. Os balões, que também estavam presentes ao lado do painel de fotos e em alguns lugares estratégicos do salão, ganharam uma fita dourada decorativa.

Ah, e claro, esses números garantem uma sessão de fotos beeem divertida! 😉

30 anos baloes

(sim – esse sou eu! – depois de 4 anos lendo o blog, vocês finalmente podem dar um rosto à quem vos escreve aqui!)

Esses dois pontos focais foram importantes na decoração da festa, e foi à partir deles que fui montando o resto da decoração.

Há outras coisas que também quero destacar.

.

Mesas e Lembranças para os convidados

mesa festa aniversário

Cada mesa no salão ganhou um forro amarelo – como vocês já podem ter percebido, a festa teve tons de amarelo, dourado e prateado como referência – e toalha de renda branca para compor a decoração do salão.

No centro da mesa, um vasinho com uma palmeirinha e uma mensagem:

lembrança para convidados

Obrigado por estar aqui e por ter feito parte desses 30 anos. Celebremos os próximos 30! Aproveite!” .

Algo simples, novamente, mas sincero. Em conjunto com o cartão com a foto, escolhi a palmeirinha para presentear os convidados pois é algo que não só pode ser incorporado na decoração deles, como também é uma coisa viva e que, se bem cuidada, pode durar bastante tempo… assim como uma boa amizade. E deixa o salão mais bonito também 🙂

.

Entradas, Pratos e Sobremesas

Como entrada, uma seleção de pães de diferentes tipos – a clássica baguette, o pão australiano, a ciabatta, e o pão de mandioquinha – estavam presentes na mesa para que os próprios convidados se servissem, acompanhados de uma seleção de antepastos.

paes

As opções eram: pasta de cream cheese com geleira de amora (já tentaram essa combinação? fica uma delícia e é extremamente prático!), antepasto de berinjela e bruschetta.

paes com pastas e pates

 

Os pratos principais foram uma seleção de massas – gnocchi, penne, farfalle – onde o convidado também poderia se servir, escolhendo sua massa de preferência e também as opções de molho: molho de camarão, molho branco e molho bolognese.

gnocchi

E, na minha condição de fã de doces, meu coração se derreteu com as sobremesas!

Ao invés dos tradicionais docinhos, preferi que estivessem na mesa vários copinhos de ganache de chocolate com o fruto da linda physalis. Além de gostoso, é extremamente belo e decorativo.

ganache chocolate physalis

A ganache ficou por conta da Calda de Amora (contatos no fim do post!), que a fez sob medida com muito carinho para a festa;

Outro que fez sucesso foi o brownie calibrado:

brownie calibrado com amarula whisky

Que coisa maravilhosa: Você morde o brownie e, ao mesmo tempo, aperta a ampola para que a bedida – nesse caso, whisky ou amarula – componha o doce. Adorei! Foi um presente super personalizado (dá pra ver pela embalagem, né? hahaha. faz até referência ao poster do De Repente 30) de uma amiga querida!

E, depois desses doces fantásticos, o já tradicional bolo de kit kat no centro da mesa, pra não perder o costume!

bolo_kitkat_

Mas no fim, o que fica mesmo na memória é poder comemorar ao lado de pessoas queridas. Por exemplo, meus dois casais de afilhados de casamento se conheceram pela 1a vez nessa pequena festinha; vê-los se dando super bem é o tipo de coisa que faz valer a pena toda a preparação e tempo despendido para fazer algo legal para todos.

Espero que alguma coisa também sirva pra vocês, seja em sua comemoração dos 30, ou 20, ou 40, ou 80! O que importa é celebrar e olhar pras próximas comemorações! 🙂

Abraços desse novo trintão que vos escreve.

Thiago.

 

***

Contatos:

Ganache com Physalis – Calda de Amora (tleici@hotmail.com)

Brownie Calibrado – palomacoll@yahoo.com.br

 

*podem dar o blog como referência; e lembrando que todas são do Rio de Janeiro.

 

Anúncios

14 comentários em “Festa de 30 anos | Planejamento, Decoração e Cardápio

  1. Thiago, vc é lindo por fora rsrsrs! E incrivelmente sensacional por dentro!
    Que graça poder te “conhecer” e ver essa festa linda!
    Parabéns pelo Blog! Por ser essa pessoa incrível!
    Muito Sucesso a você! Feliz aniversário! Feliz ano novo! Feliz ciclo novo!
    Super beijo!

  2. Olá, Thiago. Estou visitando seu blog pela primeira vez, estou adorando. Gostaria de saber pra quantas pessoas foi sua festa, pelo que vi, você fez no próprio apartamento não é? Vou fazer trinta anos em junho e adorei essas dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s