Portas Coloridas na Decoração

Assim como eu não sou a mesma pessoa que era 4 anos atrás (quando comecei a decorar o apartamento), tampouco é meu apartamento. É possível que a vontade de redecorar a sala tenha surgido como um reflexo disso. Hoje me sinto muito mais confortável para experimentar coisas menos fora do lugar-comum e que, inevitavelmente, fazem do meu espaço algo mais próximo da minha personalidade.

A gente se inspira através da leitura e de inúmeras imagens que podemos encontrar por aí, filtra e pensa, “ok, e agora, como eu posso fazer isso funcionar para mim?”; e hoje eu sei que a parte do “para mim” é mais importante do que qualquer outra coisa.

Uma máxima: Nossa casa, nossas regras.

Então: uma coisa que eu quis trazer para a decoração esse ano, e que não estava presente de forma significativa anteriormente, era cor. De certa forma, quando comecei a decorar o apartamento, estava decidido a manter a decoração com tons neutros e mais frios – o que sempre funciona bem e é super indicado para ambientes menores pois dá uma sensação maior de amplitude.

E outra: é bem mais fácil acertar. Tons de cinza, branco e off-white, um bege aqui ou ali. Não tem como não dar certo! É mais seguro e fica sóbrio e contemporâneo.

Mas aí passaram-se alguns anos e eu decidi que estava na hora de experimentar algo um pouco mais vivo e dinâmico: eu estava sentindo falta de cor na minha casa. Isso foi mudando aos poucos; primeiro através de alguns detalhes que resolvi incorporar na decoração, como as almofadas do sofá, da bandeja porta-copos

Tem um cachorro punk de olho no meu vinho! 🐶👀🍷 Almofada Haus for Fun e Bandeja revestida em laca vermelha.

A post shared by a saga do apartamento (@asagadoapartamento) on

…das banquetas na sala….

splash de cor pra animar a decoração!

A post shared by a saga do apartamento (@asagadoapartamento) on

…das molduras nas portas

alguns dos detalhes finais da redecoração da sala… em breve tem novidade 😉

A post shared by a saga do apartamento (@asagadoapartamento) on

…e finalmente nas paredes; que saíram do branco e do cinza e ganharam tons mais terrosos (ainda que sóbrios, como vocês podem ver no encontro delas nesse cantinho da sala):

rodateto poliestireno k1

Na única parede branca da sala, o antigo quadro (que adivinhem, era preto-e-branco) deu lugar à outro quadro em que há uma explosão de cores:

tela com flores moderna sala

… e voilà: a dinâmica do apartamento mudou c-o-m-p-l-e-t-a-m-e-n-t-e.

Claro que precisamos notar também que houve uma preocupação em coordenar as cores que estavam sendo usadas: tons de vermelho se fazem presentes na bandeja, na almofada, na banqueta, e no quadro; todas as molduras foram escolhidas à partir das cores presentes no quadro, que vai de um azul mais intenso, passando pelo laranja e chegando… ao vermelho.

Assim, as salas de jantar e estar ganharam sua própria identidade visual.

Mas…

o mesmo não acontecia com o corredor que levava aos quartos – eles mantinham-se brancos, com as portas brancas e quadros em preto e branco – ou seja, ecoavam a decoração antiga.

Para atualizá-lo e deixá-lo um pouco mais coerente com a nova decoração, resolvi manter as paredes brancas – afinal, é bom manter um pouco de branco quando se tem espaços menores – e pintar somente as portas. Era algo que eu já tinha vontade de fazer porque portas brancas sujam muuuuuito! E ainda mais com acabamento fosco, dificulta a limpeza. Então resolvi sair do branco e trazer cor pro corredor também.

Procurei por algumas ideias sobre o uso das portas coloridas na decoração e descobri que elas podem ser usadas das maneiras mais diversas:

  • na porta de entrada, como as famosas portas da Irlanda, que quebram a monotonia da faixada e conferem forte personalidade à construção;

portas coloridas decoracao

  • em ambientes internos, acompanhando a cor da parede colorida;

porta colorida mesma cor parede

  • em ambientes internos, contrastando com a cor da parede e mantendo o caixonete/portal na mesma cor da porta;

porta colorida caixonete colorido amarelo

  • em ambientes internos, contrastando com a cor da parede e com caixonete de cor diferente da porta:

PORTAS coloridas

Dessas possibilidades, a que eu acabei escolhendo foi essa última: optei por deixar o caixonete – que havia sido recentemente repintado de branco – intacto, pelo menos no início, para observar o resultado.

Quis fazer um teste e pintar somente as portas; depois, se eu achasse que seria melhor pintar também o caixonete, eu o faria (sim, dessa vez eu mesmo coloquei a mão na massa e pintei a porta!)

Mas acabou que eu fiquei muito satisfeito com o resultado, que ficou assim:

DCIM152GOPRO

O corredor é outro!! Agora sim ele está de acordo com o resto da decoração da sala. Achei ótimo o efeito visual ao ter deixado os caixonetes brancos! Talvez a pintura do caixonete também deixaria o espaço, que é pequeno, mais pesado.

DCIM152GOPRO

Notem também que cada porta ganhou uma moldura colorida (aquelas molduras do início do post), o que deixa tudo um pouco mais divertido!

Especialmente gostei do contraste entre esse laranja e o azul profundo.

porta colorida banheiro azul coral

E no banheiro, o tapetinho já foi mudado para combinar com a porta nova!

Detalhes…

Isso para vocês verem o que uma ideia na cabeça e uma lata de tinta podem fazer! E ah, falando em tinta, a cor que usei foi a Turquesa Veneziana da Coral, com acabamento Acetinado.

Bem pessoal, por hoje é isso. Espero que tenham gostado! 🙂

 

Grande abraço, até a próxima… e um excelente, iluminado fim de ano para todos!

Thiago S.

 

Se você gostou desse post também vai gostar de:

Anúncios

15 comentários em “Portas Coloridas na Decoração

  1. Pingback: Redecorando a Sala – parte 1: Pintura das Paredes e Portas | a saga do apartamento

    • Bianca! Olha, eu não ouso fazer um DIY porque, ainda que eu tenha gostado do resultado, foi tudo muito instintivo! hahaha Só me certifiquei de usar o tipo de tinta e rolos certos, forrar bem o chão, colocar a fita crepe… e de resto, simplesmente copiei o que vi o pintor fazendo aqui recentemente – começando de baixo para cima. Dei 8 horas entre as demãos e torci para quando secar ficar bom: ficou! hahahaha Acho que as portas são bem menos complicadas que paredes. Não sei se faria as paredes não!
      (Ah, vc encontra muuuuitos DIY no Youtube, vale dar uma olhada!)bj

  2. Amei a ideia Thi e o resultado dos seus trabalhos manuais!

    Na verdade já estou há 3 meses o meu apartamento que continua completamente branco porque simplesmente não consigo decidir por cor nenhuma…
    Estava pensando justamente em por amarelo na parede e porta do banheiro, que ficam no final do longo corredor, justamente pra ter um ponto de luz quando abrir a porta, mas ainda não tenho certeza se é isso que ‘preciso’.

    • Obrigado, Naty! Olha, certeza mesmo a gente só tem quando vê o resultado– e aí a gente vê se gostou ou não. Nada é definitivo, se não gostou, você vai lá e muda de novo! Mas confie nos seus instintos… não há ninguém melhor que nós mesmos para dizer do que precisamos na nossa casa! Abs!

  3. Thi, adorei!
    As banquetas aqui do apê também são vermelhas, o que, por si só, já dá outra energia para o ambiente.
    Me identifiquei muito com a parte do “me sinto muito mais confortável para experimentar coisas menos fora do lugar-comum”, porque comigo também foi assim. No começo estava mais preocupada em ter um apartamento bem decorado, mas que no fim não tinha minha personalidade e nem a do marido. Por fim, hoje, temos um ambiente que não sairia em revistas de decoração, mas que, com certeza, tem a nossa cara. 🙂

    Obs: Estou de blog novo. O “Tudo ao meu amor” deu o que tinha que dar mesmo. Agora, fiz um mais “pra mim” do que “pros outros”, aproveitando o que você disse.. rsrsr.
    Passa lá, se der.

    Beijos
    Ma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s